Buscar

Avaliando de Fundamentos das Ciências Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Simulado: CCJ0001_SM_201709050081 V.1 
	Aluno(a): ANA JÚLIA DA SILVA ARAÚJO
	Matrícula: 201709050081
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 21/09/2017 23:30:19 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201709717925)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Estudo realizado por Weber sobre a dominação salientou a importância da formação de grupos e das crenças, uma vez que a crença na legitimidade de um sistema de dominação pode contribuir para a estabilidade de uma relação de autoridade e indica diferenças bastante reais entre os sistemas de dominação. Com base no exposto, analise o trecho abaixo e marque a única resposta que associa de forma CORRETA os três tipos puros de dominação propostos pelo autor. "Não temas a grandeza: alguns nasceram grandes, outros atingiram a grandeza e outros com ela foram ungidos..." (William Shakespeare, Noite de Reis II, v. 159)
		
	
	Dominação Carismática, Dominação Tradicional e Dominação Racional legal
	
	Dominação Racional legal,Dominação Tradicional e Dominação Carimática
	
	Dominação Carismática, Dominação Racional legal e Dominação Tradicional,
	 
	Dominação Tradicional, Dominação Racional legal e Dominação Carismática
	
	Dominação Tradicional, Dominação Carismática e Dominação Racional legal
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201709655980)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para que serve a cultura organizacional? ¿No fundo é a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização¿ (CHIAVENATO, 2005). A Cultura precisa ser alinhada a outros aspectos das decisões e ações da organização como: liderança, planejamento, organização, direção e controle para que se possa conhecer e agir melhor nas empresas. Sobre o conceito de CULTURA é correto afirmar que: I. Cultura é um sistema desordenado de significados e símbolos II. A partir da sua cultura, os indivíduos definem seu mundo, revelam seus achados e fazem seus julgamentos. III. Cultura é um padrão de significados, transmitidos historicamente, incorporados em formas simbólicas. IV. Através da sua cultura, os homens comunicam-se, perpetuam-se, desenvolvem conhecimentos sobre a vida. V. Cultura é um conjunto de dispositivos genéticos que atua no controle do comportamento do homem. Estão corretas:
		
	
	Somente as alternativas IV e V .
	
	Somente as alternativas II, IV e V .
	 
	Somente as alternativas II, III e IV.
	
	Somente as alternativas I, II e III.
	
	Somente as alternativas III e IV .
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201709782486)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As Ciências Sociais são um conjunto de disciplinas científicas que estudam os aspectos sociais das diversas realidades humanas. Elas têm como objeto de estudo
		
	
	Tudo o que diz respeito às mentes humanas.
	 
	Tudo o que diz respeito às culturas humanas.
	
	Tudo o que diz respeito às criações humanas.
	
	Tudo o que diz respeito às naturezas humanas.
	
	Tudo o que diz respeito aos conhecimentos humanos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201709653534)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Unioeste 2011) Os discursos ou as teorias científicas são desenvolvidos através de um conjunto de técnicas e de experimentos no intuito de compreender ou resolver um problema anteriormente apresentado. As Ciências Sociais, por exemplo, possuem entre as suas diferentes missões o objetivo de investigar os problemas sociais que vivenciamos durante o nosso cotidiano. Levando isso em consideração, qual das respostas abaixo é a correta?
		
	 
	O senso comum corresponde a um conhecimento não científico utilizado como solução para os problemas cotidianos, geralmente ele é pouco elaborado e sem um conhecimento profundo.
	
	O senso comum corresponde aos conhecimentos produzidos individualmente e que ainda não passaram por uma validação científica.
	
	O senso comum pode ser considerado um sinônimo da ignorância da população e uma justificativa para o atraso econômico.
	
	O senso comum e o conhecimento científico correspondem a duas formas de entendimento excludentes e possuidoras de fronteiras intransponíveis
	
	O senso comum corresponde à popularização e à massificação das descobertas científicas após uma ampla divulgação.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201709655975)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Podemos dizer que o aparecimento das Ciências Sociais foi o RESULTADO DE PROBLEMAS PRÓPRIOS DA SOCIEDADE em determinado momento do desenvolvimento do capitalismo: EXODO RURAL, URBANIZAÇÃO, MOVIMENTOS REIVINDICATÓRIOS, VIOLENCIA, POBREZA... Para os quais os saberes já instituídos (na Ciência Natural, Filosofia e Religião) não eram suficientes e nem adequados para uma explicação convincente. Analise as proposições afirmativas abaixo: I. Por Ciências Sociais, entende-se o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, Sociologia e Ciência Política. II. O objeto de estudo das Ciências Sociais é a sociedade em suas dimensões sociológicas, antropológicas e políticas. III. A Sociologia estuda o homem e o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais. IV. Na Antropologia, privilegiam-se os aspectos culturais do comportamento do homem, que é, por excelência, o seu objeto de estudo. V. Na Ciência Política, analisam-se as questões ligadas às instituições do poder, ao Estado, sistema de governo, forma de governo, regimes de governo. VI. Ao contrário de outras ciências, as Ciências Sociais lidam, não apenas com o que se chama de realidade, com fatos exteriores aos homens, mas igualmente com as interpretações que são feitas sobre a realidade. Estão corretas:
		
	
	Somente as alternativas II, III e IV.
	
	Somente as alternativas IV, V e VI.
	
	Somente as alternativas I, II e III.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Somente as alternativas III, IV e V.

Outros materiais