Buscar

ED psicologia social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)CaroAluno,
Nesta questão, além de assinalar a resposta que você considerou correta, você deve justificar seu assinalamento, explicando porque a alternativa assinalada é a correta.
 
(ST2010) A Psicologia Social Latino-americana fundamenta-se no materialismo histórico e dialético. A respeito da concepção dialética, é somente INCORRETO afirmar que:
 
B-Embora as formas aparentes do existente sejam sempre mutáveis ou “metamorfoseantes”, a subjetividade e os afetos humanos são universais. 
Afirmação está incorreta pois , psicologia social, cujo objeto, em vez de relações interpessoais e influências sociais seria o homem como ser histórico, a dialética entre indivíduo e sociedade, o movimento de transformação da realidade, o mundo psicológico é um mundo em relação dialética com o mundo social . 
2-Ao propor uma visão conjunta da história e do homem, do indivíduo e da sociedade, da natureza e de Deus, Marxe Engels abrem uma síntese geral, ao mesmo tempo teórica e prática, sobre a concepção de um sistema totalitário (ex. capitalista), e, portanto, uma concepção de mundo. Neste sentido:
 
I - Recusam uma hierarquia que seja exterior aos indivíduos (metafísica); consideram que há falta de consciência individual nos aspectos relacionados às práticas (trabalho e ação), sociais e históricas (estrutura econômica da sociedade, classes sociais etc.)
  
 
A-I
As pessoas estão inseridas em grupos a onde é estabelecida uma hierarquia , normas , lideranças , eles tem uma postura submissa perante ao grupo e também ao contexto onde estão operando como indivíduos seja nas praticas sócias ou hisroicas.Sendo assim uma falsa consciência de participação afastando da realidade .
3-Assinale a alternativa CORRETA. Marilena Chauí (O que é Ideologia, 2001), ao discutir a abordagem materialista-histórica, inicia sua discussão a partir da teoria das causas da permanência e da mudança proposta pelos filósofos gregos e termina nas ideias filosóficas da modernidade. O objetivo da autora ao fazer este percurso é:
 
D-mostrar que as ideias filosóficas, ao longo do tempo, buscam a legitimar a divisão social do trabalho
Propõem uma analise aprofundada de um objeto como a vida econômica, desvela elementos contraditórios, contradição essa que é motor da realidade, e que legitima a divisão social. Ela é velada e serve para manter as relações de produção.
4-D
É uma construção histórica que se estabelece a partir das relações , sendo uma relação dialética pois precisa ser legitimada por um outro. 
5)Caro Aluno,Nesta questão, além de assinalar a resposta que você considerou correta, você deve justificar seu assinalamento, explicando porque a alternativa assinalada é a correta.
Chauí (2001), ao discutir Ideologia nos afirma que em sociedades divididas em classes nas quais uma classe explora e domina as outras, as ideias e representações produzidas e difundidas pela classe 
 
III. Ocultar a realidade social de forma a não explicitar suas contradições e nem demonstrar as formas de exploração de uma classe sobre a outra.
 
B-III
sendo assim a função da ideologia é apagar as diferenças como de classes e fornecer aos membros da sociedade o sentimento de identidade social mascarando a realidade. A classe dominante mantém para produzir as relações de produção.
6-“O nível social da criança tem sido objeto de muitas considerações, que estudaremos em outros lugares deste livro. Vários autores mostraram que havia um atraso geral nas crianças de meios pobres. Pesquisas fundamentais demonstraram que esse atraso era conseqüência de um complexo de inferioridade do proletário...” (trecho adaptado de Ramos, A. A criança problema: a higiene mental na escola primária, Editora da Casa do Estudante do Brasil, s.d., p. 38)
A)O trecho em questão é representativo da Psicologia Social brasileira, pois manifesta a preocupação em buscar a origem sócio-econômica e histórica dos problemas psicológicos.
A Psicologia Social ou sócio -histórica surgiu nesse processo de revisão e crítica com vistas à produção de um conhecimento comprometido com a transformação social com intuito de trazer transformação e uma analise critica.
7- B afirmação incorreta , pois o objeto de estudo da psicologia social tradidional aborda o comportamento social através das pesquisas laboratoriais ,e psicologia social critica busca questionar os sistemas sócias determinantes que o homem está inserido.
8-Na perspectiva epistemológica histórico-crítica, a epistemologia positivista
D - identifica o objeto e o método de estudo das Ciências Humanas com o objeto e o método das Ciências Naturais.  
O positivismo, na procura da objetividade dos fatos, perdera o ser humano. A Psicologia Social recupera o indivíduo na encontro de sua história com a história de sua sociedade, apenas este conhecimento nos permitiria compreender o homem como produtor da história.
9- As representações sociais são formas de conhecimento prático que circulam no dia-a-dia e são orientadas para a comunicação, a compreensão e o domínio do ambiente social, material e simbólico. Tendo em vista essa definição, pode-se afirmar que representação social é 
conceito fundamental para a compreensão dos modos de significar os saberes psicológicos pelo indivíduo comum.
É um conceito de grande importância , as representações sociais manifestam o pensamento do senso comum uma vez que apresentam as mudanças que os diversos grupos sociais manifestam , são uma combinação de diferentes questões, norteado por uma linguagem própria, onde há informações e julgamentos valorativos colhidos nas mais variadas fontes e experiências pessoais e grupais, auxiliando a compreensão sobre diversas questões.
10-Sobre a identidade, assim como ela é apreendida no âmbito da psicologia social brasileira, analise as seguintes afirmações e responda a seguir:
I. A percepção da própria identidade depende do reconhecimento dos outros. Logo, é dada por nossas objetivações e assimilada com o processo de subjetivação da realidade externa.
II. O conceito de identidade, como categoria psico-social da PSO brasileira, deve ser compreendido paradoxalmente como transformação.
Quanto a elas pode-se dizer
C-Apenas as afirmativas I e II estão corretas
A uma combinação de fatores para configurar uma identidade como uma totalidade , está constituída antes de assumirmos o papel. Uma totalidade contraditória, múltipla e mutável, no entanto uma unidade de contrários, multiplicidade que se transforma.
11- C - É mais correto o termo processo grupal ao invés de grupo porque o grupo se constitui no tempo e não se institui de imediato.
A partir dessa perspectiva, o fato de o próprio grupo ser uma experiência histórica, que se constrói num determinado espaço e tempo dentro das relações que se estabelecem, ao mesmo tempo, que traz para a experiência presente vários aspectos gerais da sociedade.
12- )E- Os grupos existem independentemente das instituições que os produzem, de forma que a análise do processo grupal deve ocorrer em separado da análise do processo institucional. 
Essa afirmação é incorreta, pois desde o nascimento o individuo está inserido em uma instituição social faz parte da formação como ser humano, que se inicia dentro de uma família e vai até outros lugares como trabalho, e a analise do processo grupal deve compreender em todos os contextos que este esteja inserido. 
13-A psicologia social comunitária vem crescendo muito no Brasil e em outros países da América Latina cujas histórias e condições sócio-econômicas têm gerado populações carentes e excluídas. A psicologia social comunitária possui hoje muitas influências marxistas por ter feito parte dos movimentos de resistência às ditaduras militares instaladas nestes países ao longo das décadas de 60 e 70. Considerando-se sua raiz marxista, assinale abaixo a alternativa que não representa uma característica da psicologia social comunitária.
.
b) Administração científica dos recursos da comunidade. 
Incorreto não é uma característicada psicologia social pois é essa trabalha para a conscientização para que os grupos e indivíduos a identifiquem as características históricas e sociais de seus problemas para se conscientizarem e através disso poder criar estratégias para a solução coletiva.
14-A partir de uma perspectiva crítica na tradição latino-americana, leia as afirmativas abaixo sobre a Psicologia na Comunidade ou Psicologia Comunitária e responda a seguir:
 I. Um dos objetivos da inserção da Psicologia em comunidades é contribuir para a melhoria na qualidade de vida de pessoas e grupos sociais. 
III. A orientação predominante da psicologia comunitária deve ser no sentido da promoção da saúde, educação, conscientização popular e facilitação das reformas sociais.
B- A Psicologia Comunitária se distingue por trabalhar com sujeitos sociais em condições ambientais específicas, atento às suas respectivas psiques ou individualidades. Seus objetivos se referem a melhoria das relações entre os sujeitos e entre estes e a natureza e instituições sociais através do empoderamento. A Psicologia Comunitária busca a mobilização das comunidades para melhores condições de vida.
15- D
O postura do psicólogo deve ser questionadora no contexto da saúde. Ele deve ser um agente de mudança com compromisso social com seus os usuários considerando aspectos históricos , econômicos e políticos . O psicólogo deve fazer com que indivíduo reflita acerca de sua posição naquele lugar, sendo capaz de agir e refletir, fazendo-o se transformar, comprometer-se, ser uma PRÁXIS.

Outros materiais