Buscar

Abordagem Tradicional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Abordagem Tradicional.
Sociedade-Cultura: A reprovação do aluno passa a ser necessária quando o mínimo cultural para aquela faixa não foi atingido, e as provas e exames são necessários a constatação de que este mínimo exigido para cada série foi adquirido pelo aluno. Felipe questiona o modo das escolas tradicionais medirem o conhecimento dos alunos, pois como um número podia dizer o quanto uma pessoa sabe? (pag. 22). Por que se ele tirasse nota 4 repetiria o ano, mas se tirasse nota 5 passaria? A diferença de um ponto na nota pode ter o mesmo valor de um ano de vida? (pag. 24). O diploma pode ser tomado como um instrumento de hierarquização. Dessa forma, o diploma iria desempenhar um papel mediador entre a formação 
cultural e o exercício de funções sociais determinadas. 
Conhecimento: Parte-se do pressuposto de que a inteligência, ou qualquer outro nome dado à atividade mental, seja uma faculdade capaz de acumular e armazenar informações. Ao indivíduo que está "adquirindo" conhecimento compete memorizar definições, anunciando leis, sínteses e resumos que lhes são oferecidos no processo de educação formal. A educação é entendida como instrução, caracterizada como transmissão de conhecimentos e restrita à ação da escola. Às vezes, coloca-se que, para que o aluno possa chegar, e em condições favoráveis, há uma confrontação com o modelo, é indispensável uma intervenção do professor, uma orientação do mestre. Trata-se, pois, da transmissão de ideias selecionadas e organizadas logicamente. O professor é um representante do meio social e ensina ao aluno que é a tábula rasa um conteúdo novo. O professor jamais aprenderá e o aluno jamais ensinará.
Educação: A abordagem tradicional é caracterizada pela concepção de educação como um produto, já que os modelos a serem alcançados são pré-estabelecidos. Trata-se, da transmissão de idéias selecionadas e organizadas lógicamente. O ensino será centrado no professor. O aluno apenas executa prescrições que lhe são fixadas por autoridades exteriores. No livro, a professora diz à Felipe: "A escola não é para você aprender aquilo que quer. A escola é para você aprender aquilo que você deve aprender. O que você deve aprender é aquilo que disseram os homens inteligentes do governo." (pag. 30). O conhecimento (conteúdo) e a capacidade de conhecer (estrutura) vem do meio físico e social.
Ensino-aprendizagem: A ênfase é dada às situações de sala de aula, onde os alunos são "instruídos" e "ensinados" pelo professor. Os conteúdos e as informações têm de ser adquiridos, os modelos imitados. Seus elementos fundamentais são imagens estáticas que progressivamente serão "impressas" nos alunos, cópias de modelos do exterior que serão gravadas nas mentes individuais. Uma das decorrências do ensino tradicional. O aluno que adquiriu o hábito ou que "aprendeu" apresenta, com frequência, compreensão apenas parcial. Como no livro, Felipe disse: "Na escola os conhecimentos não valem por serem úteis. Valem porque vão cair na prova..." (pag. 36), posteriormente a prova as informações aprendidas em aula são esquecidas já que permanecem na memória rasa. Ignoram-se as diferenças individuais. É um ensino que se preocupa mais com a variedade e quantidade de noções/conceitos/informações que com a formação do pensamento reflexivo.
Professor-aluno: O professor-aluno é vertical, sendo que o professor detém o poder decisório quanto a metodologia, conteúdo, avaliação, forma de interação na aula etc. O professor detém os meios coletivos de expressão. "Temos de pensar e falar sobre aquilo que o programa manda." disse a professora para Felipe. (pag. 29). O papel do professor é basicamente o de transmitir certos conteúdos que são predefinidos e constituem o próprio fim da existência escolar. Pede-se ao aluno a repetição automática dos dados que a escola forneceu ou a exploração intelectual dos mesmos. 
Metodologia: Se baseia na aula expositiva e nas demonstrações do professor a classe, tomada quase como auditório. O professor já traz o conteúdo pronto e o aluno se limita passivamente à escutá-lo, a didática profissional quase que poderia ser resumida em dar a lição e tomar a lição. No método expositivo como atividade normal , está implícito o relacionamento professor - aluno, o professor é o agente e o aluno é o ouvinte. Por este motivo, os professores se incomodavam com as perguntas de Felipe, os alunos devem apenas ouvir, aprender e aceitar o que é imposto como conteúdo pelo programa. 
Avaliação: A avaliação visa a exatidão da reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula, pode ser feita através de chamadas, exames, provas orais, exercícios, entre outros. As notas obtidas funcionam na sociedade como níveis de aquisição do patrimônio cultural. Como é dito no livro as notas são números que dizem o quanto você aprendeu, porém Felipe não entendia como que um número podia dizer o quanto uma pessoa sabe, ele sabia tantas coisas, assim como, nome de passarinhos, montar quebra cabeças, entre outros, e para saber não precisava que lhe dessem números. (pag. 22). Felipe não conseguia entender como o conhecimento que ele possuiu fora da escola não vale nada lá, e se ele fizesse uma pergunta a um professor e ele não soubesse a resposta? Poderia lhe dar uma nota? (pag. 23)
Referências: 
*https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/39032744/ensino_as_abordagens_do_processo.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1505584202&Signature=g%2F5RW2Z%2FqWZGJ36OAADc2WkZtAQ%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DEnsino_as_abordagens_do_processo.pdf
*http://educacaocontemporaneidade.blogspot.com.br/2009/06/o-empirismo-pedagogia-diretiva.html
*https://pedagogiaaopedaletra.com/abordagem-tradicional/

Outros materiais