Buscar

Introdução nasf

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução
 
O mundo está envelhecendo, estima-se para o ano de 2050 que existam cerca de dois bilhões de pessoas com sessenta anos e mais no mundo, a maioria delas vivendo em países em desenvolvimento. Segundo portal da saúde dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE aponto que atualmente a população idosa brasileira é constituída por 23 milhões de pessoas, totalizando 11,8% da população total do país. A expectativa de vida, para ambos os sexos, aumentou para 74 anos, sendo 77,7 anos para a mulher e 70,6 para o homem. O Ministério da Saúde propõe um conjunto de ações que podem contribuir de maneira considerável para o bem-estar da população de idosos no Brasil. Entre as propostas da pasta estão o estímulo à prática de exercícios físicos e alimentação saudável, oferta de vacinas, caderneta do idoso e identificação precoce de doenças como hipertensão e diabetes.
O envelhecimento é um triunfo do desenvolvimento. O aumento da longevidade é uma das maiores conquistas da humanidade. As pessoas vivem mais em razão de melhoras na nutrição, nas condições sanitárias, nos avanços da medicina, nos cuidados com a saúde, no ensino e no bem-estar econômico.
 (PUBLICADO PELO FUNDO DE POPULAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (UNFPA). Envelhecimento no Século XXI: Celebração e Desafio. Nova York: Helpage International, 2012).
Os núcleos de apoio à saúde da família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de priorização e a ampliação da atenção da saúde básica. 
O (NASF) foi criado pra fortalecer a atenção primaria como um formada de entrada pro Sistema Único de Saúde (SUS), a ampliação do acesso da população às ações de promoção e prevenção, bem como melhoria na qualidade da assistência prestada pelos profissionais de saúde, pressupõem que algumas estratégias devem ser utilizadas para garantir a formação básica, o aperfeiçoamento e aumento da resolutividade por parte dos profissionais que trabalham diretamente no atendimento às famílias, como por exemplo as equipes de Saúde da Família. (REIS, 2015).
O NASF tem como principal diretriz a integralidade, compreendida em três vertentes: o indivíduo, as práticas de saúde e a organização do sistema de saúde. Além disso, outros princípios orientam as ações desenvolvidas pelo NASF como: território, educação popular em saúde, interdisciplinaridade, participação social, intersetorialidade, educação permanente em saúde, humanização e promoção da saúde, REIS (2015).
O atendimento multiprofissional enriquece a oferta dos serviços em atenção primária, composto por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que atuam interdisciplinarmente, buscando a humanização, educação permanente, promoção da integridade e da organização territorial dos serviços de saúde. São: profissional de educação física; assistente social; farmacêutico; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; profissional com formação em arte e educação; nutricionista; psicólogo; terapeuta ocupacional; médico ginecologista/obstetra; médico homeopata; médico pediatra; médico veterinário; médico psiquiatra; médico geriatra; médico internista (clínica médica); médico do trabalho; médico acupunturista.
O Ministério da Saúde, junto com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, tem procurado capacita a atenção à saúde das pessoas idosas, contribuindo para que não só tenhamos maior expectativa de vida em nosso país como também complementando mais qualidade aos anos a mais vividos. Afinal, envelhecer com saúde é um direito de cidadania.

Outros materiais