Buscar

Resenha A escuta terapeutica último texto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ DE MACAÉ – RJ
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUP. BÁSICO I EM PSICOLOGIA
Professora Aline Guarany Ignácio Lima
RESENHA DE ARTIGO
INFORMAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
MESQUITA, Ana Cláudia; CARVALHO, Emília Campos de. A Escuta Terapêutica como estratégia de intervenção em saúde: uma revisão integrativa. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 48, n. 6, p. 1127-1136, dec. 2014.
DADOS SOBRE OS AUTORES:
MESQUITA, A.C. Enfermeira. Doutorada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Brasil.
CARVALHO, E.C. Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Brasil.
DADOS SOBRE A OBRA: 
O resenhado fala sobre investigar e avaliar as evidencias na literatura a respeito da Escuta Terapêutica como estratégia de Intervenção em saúde.
 Os estudiosos se basearam para revisão dessa pesquisa em 15 publicações sobre a Escuta Terapêutica,33% abordaram o efeito de treinamentos sobre as habilidades de escuta,27% estudaram a eficácia da escuta como intervenção,20% abordaram aspectos diversos da escuta.
A maior parte dos estudos tem nível evidencia de forte a moderada, apesar de abordarem diferentes aspectos relacionados à Escuta Terapeutica, apresentam em comum o reconhecimento da necessidade e habilidades, por parte do profissional de saúde, para o desenvolvimento de um processo de escuta eficaz.
DADOS SOBRE A ESTRUTURA:
As autoras do artigo em questão, subdividiram em 3 (três) seções, as quais foram: Método; Resultados e Discussão. O método utilizado fora Revisão Integrativa, totalizando 10 laudas. 
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO:
 Os descritores foram combinados de diferentes formas para garantir uma busca ampla de estudos primários.
A maior parte dos estudos tem nível de evidencia de forte a moderado, mesmo com abordagens de diferentes aspectos relacionados a Escuta Terapêutica que apresentam em comum o reconhecimento da necessidade de habilidades, por parte do profissional.
A pesar do reconhecimento valoroso na Escuta Terapêutica os estudos primários sobre essa temática ainda são bem escassos, foram encontradas apenas 15 publicações na literatura cientifica relacionadas ao objetivo desta revisão.
Mais vale ressaltar que mesmo com a escassez de estudos nessa área, os estudos apresentam níveis de evidencia que os possibilitam confiança no uso de seus resultados.
REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A OBRA E SUAS IMPLICAÇÕES:
O presente artigo e de fácil entendimento e compreensão dos seus dados apresentados em pesquisas.
De acordo com aulas ministrada pela professora Aline Guarany Lima , nas matérias TP1 e Psicologia da saúde do trabalhador, o ato de saber ouvir sem julgar, é uma forma de acolher o que o sujeito tem a revelar sobre si, e de ajudá-lo a compreender-se melhor, a parti desse passo ter uma conexão melhor entre paciente e Terapeuta. E a Escuta Terapêutica está interligada a essa estratégia de saúde.
ALUNOS:
Adriana de Oliveira, graduanda em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá de Macaé –RJ. 
Jéssica Martins Marcelino, graduanda em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá de Macaé – RJ.

Outros materiais