Buscar

RESUMO DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

RESUMO DE NECESSIDADES ESPECIAIS
Deficiência "Toda e qualquer perda, falta ou alteração de estrutura ou de função (do corpo, de um membro, órgão ou tecido) qualquer que seja sua causa".	
São exemplos de fatores pré-natais: Anomalias no número de cromossomos, Fatores genéticos, Fatores imunológicos.
Doenças que podem provocar deficiências no período pós-natal. Rubéola, Sífilis, Toxoplasmose
Eclampsia está diretamente relacionada à pressão arterial da gestante. 	Poliomielite é uma causa pós-natal.	Contaminação por sarampo é uma causa pré-natal. Exposição do feto a raios-x é uma causa pré-natal. 	Eclampsia é um fator perinatal.
Doença mental - Uma condição médica geral. doença mental abrange problemas emocionais, comportamentais, cognitivos e sociais.
PREVENÇÃO: Primária - Implantação de medidas da gestação ao parto; Secundária - Ações que minimizem os problemas apresentados; Terciária - Consiste na reabilitação e na busca de melhorias.
VERDADEIRO E FALSO
A contextualização da deficiência se refere á conceitos lógicos e positivos e uma análise dos sinais e sintomas é necessária para um diagnóstico diferencial. Considerando a contextualização da deficiência é correto afirmar que: I-A Contextualização visa restringir os casos mais graves. II- A contextualização visa um diagnóstico diferencial. III-A contextualização visa traçar estratégias adequadas. IV- A contextualização visa desenvolver as potencialidades. V- A contextualização visa a superação das limitações. É correto apenas afirmar que:	
Certo	II, III, IV,V
Aula 5 
"São considerados de risco todos os bebês susceptíveis a qualquer desvio de desenvolvimento decorrente de determinantes genéticos e fatores de risco pré, peri e pós-natais. Entretanto, não são apenas os fatores somáticos que determinam o risco, mas, também, os fatores ambientais nos períodos de desenvolvimento da criança,que podem provocar déficits nos aspectos motores, sensoriais, mentais e emocionais." (PEREZ-RAMOS & PEREZ-RAMOS, 1992; PEDROMÔNICO, 2003). As causas que levam uma criança a ter deficiência são multideterminados porque o conhecimento e a identificação de fatores de proteção são de grande importância na implementação de medidas preventivas dentro da área de intervenção precoce com bebê de risco. Acerca destas afirmações, assinale a resposta correta:	
Certo	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira]
As definições sobre o desvio e a deficiência não diferenciavam as características destes dois estados. Atualmente, a deficiência mental é uma categoria especial 
porque pode se apresentar de diversas formas.
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Outros materiais