Buscar

Vigilância e unidade de controle

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1- EPIZOOTIOLOGIA
A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) realiza um trabalho voltado a vigilância e controle da Leishmaniose visceral, doença que afeta cães e humanos, sendo transmitida por um flebotomíneo, conhecido como mosquito palha.
A epizootiologia é a junção da epidemiologia (estuda populações humanas) com o estudo da população de animais, porém a (UVZ) focaliza pesquisas com vetores transmissores da Leishmaniose Visceral(LV).
Na década de 1993, não se ouvia falar muito sobre o “calazar”, porém em 1913 foi registrado o primeiro caso da doença em humano no Brasil e devido a estudos de diagnósticos e distribuição da febre amarela encontraram-se 41 casos positivos para Leishmania. Tempos depois, o Lutzomyia longipalpis foi responsabilizado como espécie vetora e foram descobertos os primeiros casos da infecção em cães. 
Até então, a transmissão da doença vem sendo relatada em vários municípios do país, onde a mesma tem se aprimorado de acordo com o ambiente rural e urbano, e desde então, estratégias de controle eram centralizadas e impostas na forma vertical ao reservatório o cão, como investigações sorológica e eutanásia.
No entanto, as medidas adotadas pelo ministério da saúde, não estavam dando resultados, pois a incidência de casos só aumentava, ocasionando a imposição de uma recapitulação das ações propostas pelo Programa de Controle da Leishmaniose Visceral (PCLV). Visando os impasses que as medidas anteriores vinham enfrentando, o ministério da saúde adotou novas táticas que incorpore os estados e municípios silenciosos, ou seja, sem ocorrência de casos humanos ou caninos acometidos, com ações de vigilância, planejando evitar ou minimizar as dificuldades referentes ao agravo em áreas sem transmissão e nas áreas com contágio da LV, após as divisões epidemiológicas, as medidas de controle serão diferentes e ideais para cada região trabalhada, sendo de indispensável importância que essas estratégias empregues no controle da doença sejam efetuadas de forma íntegra, para que possam ser eficientes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais