Buscar

LEITURA DE CONSTITUIÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os constitucionalismos ou movimentos constitucionais representam os movimentos históricos e sociais específicos de cada país e que deram origem às suas Constituições; - O Constitucionalismo representa a teoria (ou ideologia) que ergue o princípio do governo limitado indispensável à garantia de direitos fundamentais.
Em sentido histórico-descritivo, o constitucionalismo moderno constitui o movimento que a partir do séc. XVIII passa a questionar, nos planos filosófico, político e jurídico, os esquemas tradicionais de domínio político, sugerindo, ao mesmo tempo, a invenção de uma nova forma de ordenação e fundamentação do poder político.
a) Movimento Constitucional Britânico (Idade Média): - Inicia por volta de 1215, com a Magna Carta, que resulta da insatisfação dos barões ingleses com os fracassos do Rei João Sem Terra, e com as violações de leis e costumes antigos da Inglaterra. Entre as disposições da carta, estava o direito da igreja de estar livre da interferência do monarca, o direito de todos os cidadãos livres possuírem e herdarem propriedade, e o direito contra a taxação excessiva.
- Prossegue, em fase posterior (início do século XVII), com a Petitio of Rights de 1628. Com a rejeição do Parlamento em financiar a política exterior impopular do Rei Carlos I, a monarquia passou a exigir empréstimos forçados e a aquartelar tropas nas casas dos súditos como uma medida económica
- Principais Contributos: Monarquia Constitucional, Regime Parlamentar, as garantias de liberdade e propriedade, devido processo legal, etc. - Características: criar um governo moderado com equilíbrio de poderes entre a monarquia e o parlamento.
Movimento Constitucional Americano (Modernidade): - Inscreve-se no contexto da guerra pela independência dos Estados Unidos. O Parlamento britânico taxava de forma exagerada as colônias para fins de defesa militar. Os colonos alegavam que esta taxação era ilegal porque, além de serem cidadão britânicos, não tinham representação legal no Parlamento.
Em junho de 1776, promulgaram então a Declaração de Direitos do Bom Povo da Virgínia para proclamar os direitos naturais do ser humano, dentre eles o de desobediência contra um governo inadequado, e promulgaram a seguir a sua independência ainda em 1776.
- O ponto culminante do constitucionalismo americano é a promulgação da Constituição dos Estados Unidos da América em 1787, em que se estabelece a organização do Estado, dos seus Poderes e os direitos e liberdades individuais dos cidadãos.
Principais Contributos: Primeira Constituição escrita, Federalismo, Supremacia da Constituição, Controle de Constitucionalidade, etc.
- Características: registrar em um documento escrito um conjunto de regras invioláveis onde se afirmasse: a ideia de povo como poder político supremo; a subordinação do legislador e das leis às normas da constituição; e um conjunto de direitos e garantias fundamentais.
Movimento Constitucional Francês (Modernidade) Havia uma insatisfação generalizada do terceiro estado com os privilégios do primeiro e segundo estado, e uma insatisfação com a incapacidade da monarquia absoluta em recuperar a economia francesa em crise.
o terceiro estado proclama-se Assembleia Nacional Constituinte, no que passam então a editar um conjunto de leis que aboliam direitos feudais e privilégios como as isenções tributárias. Em 1789 promulga-se, então, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, e em 1791 a Constituição Francesa, com a instituição de uma monarquia constitucional.
- Principais Contributos: Declaração dos Direitos Humanos, nova forma de legitimação/fundação do poder político. - Características: criar uma nova ordem política e social (em rompimento com o antigo regime) fundada em direitos naturais dos indivíduos e em novas regras de legitimação do poder político
a) Constituição em Sentido Material: conjunto de normas, escritas ou costumeiras, que organizam aspectos básicos da estrutura do Estado,
a) Constituição em Sentido Material: conjunto de normas, escritas ou costumeiras, que organizam aspectos básicos da estrutura do Estado,
c) Constituição em Sentido Histórico: conjunto de regras escritas ou consuetudinárias e de estruturas institucionais conformadoras de uma determinada comunidade política num determinado contexto histórico e social;
5. Classificação das Constituições 5.1 Quanto Ao Conteúdo: formal e material 5.2 Quanto à Forma: escrita ou não escrita. 5.3 Quanto ao Modo de Elaboração: dogmática (sempre escrita e elaborada por um órgão constituinte que sistematiza as ideias jurídicas dominantes no momento) ou histórica (sempre não escrita). 5.4 Quanto à Origem: democráticas (ou populares) e outorgadas (ou cesarista). 5.5 Quanto à Estabilidade: rígida, semi-rígida e flexível. 5.6 Quanto à Extensão: sintética (ou concisa) e analítica. 5.7 Quanto à Função: dirigente (contém um projeto político) e garantia (restringe-se a estabelecer os direitos fundamentais e limites ao poder do Estado).
6.2 Elementos (ou Conjuntos de Normas): a) Orgânicos: conjunto de normas que regulam a estrutura do Estado
b) Limitativos: conjunto de normas que estabelecem e regulam os direitos e garantias fundamentais – são limitativos porque limitam a ação do Estado.
d) De Estabilização Constitucional: conjunto de normas que estabelecem e regulam os mecanismos de resolução de conflitos constitucionais, de defesa da constituição, do Estado e das instituições democráticas.
e) Sócio-ideológicos: conjunto de normas que revelam os compromissos sociais e as finalidades socioeconômicas atribuídas pelo Constituinte ao Estado
- Posição do STF: O Preâmbulo da CF 1988 não possui relevância jurídica, isto é, não é norma constitucional. não constitui limitação ao poder de reforma da CF; não é parâmetro para o Controle de Constitucionalidade.

Outros materiais