Buscar

teste de conhecimento

Prévia do material em texto

Durante a Guerra Fria, o Brasil...
		
	
	
	
	 
	Alinhou-se aos EUA, interessado no mercado externo, o que acabou criando certa dependência econômica brasileira.
	
	
	Assumiu a postura de não alinhamento para manter sua neutralidade no cenário internacional e boas relações com os dois lados.
	
	
	Embora não tenha se alinhado a nenhum dos dois lados, mantinha simpatia por Cuba pela proximidade e irmandade latino-americana.
	
	
	Embora tenha mantido sua postura de neutralidade, o Brasil procurava demonstrar simpatia pelos Estados Unidos por ser um país capitalista.
	
	
	Alinhou-se à URSS, interessado em promover reformas sociais e econômicas, especialmente, durante os governos de Jânio Quadros e João Goulart.
	
	
	
		2.
		Os ¿50 anos em 5¿ de JK visavam o cumprimento de um ¿plano de metas¿ de investimento em 5 setores básicos, eram eles energia, transporte, indústria de base, alimentação e educação, à coordenação do plano e a execução destes investimentos ficou a cabo de um Conselho de Desenvolvimento, criado especialmente para este fim. Para JK todos estes investimentos poderiam ser resumidos naquilo que chamava de ¿meta síntese¿, um projeto ambicioso que, apesar de antigo, uma vez que o projeto que representava a ¿meta síntese¿ vinha sendo discutido desde o período da colônia, pelo famoso Marquês de Pombal, só viria a ser concluído devido a insistência, perseverança e loucura, segundo alguns, de Juscelino. O que caracteriza a famosa ¿meta síntese¿?
		
	
	
	
	
	Reforma do palácio do Catete
	
	 
	Construção de Brasília e interiorização da capital nacional
	
	
	Fundação da Petrobrás e Companhia Siderúrgica Nacional
	
	
	Priorização do transporte rodoviário.
	
	
	Fundação da Companhia Vale do Rio Doce
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Brasília foi construída em um período extremamente curto, o que mostrava o comprometimento do governo com a sua realização. Desde a sua fundação, Brasília sempre esteve envolta em polêmica, se dividindo entre apoiadores apaixonados e detratores impiedosos, mas nunca indiferentes. A última grande polêmica traria ao centro da discussão a própria definição do que é patrimônio e o que deve e como deve ser preservado. Que reconhecimento foi este conseguido por Brasília em 1987?
		
	
	
	
	
	Patrimônio Arquitetônico nacional
	
	
	Patrimônio modernista nacional
	
	 
	Patrimônio Cultural da Humanidade
	
	
	Capital ambiental nacional
	
	
	Capital nacional da engenharia
	
	
	
		4.
		Após a deposição de Getúlio Vargas em 1945, suas políticas sociais não foram abandonadas, muito pelo contrário tiveram continuidade e foram aprimoradas durante o período de 19 anos seguintes, encerrando-se apenas em 1964 quando, novamente através de um golpe militar a ordem institucional seria interrompida e, o período conhecido como Ditadura Militar se iniciaria. Como ficaria conhecido este modelo de desenvolvimento e aprimoramento nacional caracterizado por um projeto de transformação social profunda, orientada e idealizada pelo estado?
		
	
	
	
	
	Mercantilismo
	
	
	Nacional populismo
	
	 
	Nacional-desenvolvimentismo
	
	
	Neoliberalismo
	
	
	Neopopulismo
	
	
	
		5.
		¿Brasília nascia, brotada de uma nave mágica, em meio do deserto, onde os índios não conheciam nem a existência da roda; estendiam-se estradas e criavam-se grandes represas; das fábricas de automóveis surgia um auto novo a cada dois minutos. A indústria acelerava-se a grande ritmo. Abriam-se as portas, de par a par, à inversão estrangeira, aplaudia-se a invasão de dólares, sentia-se vibrar o dinamismo do progresso.¿ (GALEANO, Eduardo. As Veias Abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978, p.233). No texto acima, Eduardo Galeano comenta sobre o Plano de Metas de Juscelino Kubitschek (1956-1960). Sobre esse plano, podemos afirmar:
		
	
	
	
	 
	O Plano de Metas, consistia na entrada de capital estrangeiro, através da instalação de indústrias multinacionais.
	
	
	Esse conjunto de medidas, também, conhecido como "50 anos em 5", conseguiu colocar o Brasil entre as maiores nações industrializadas do mundo.
	
	
	Juscelino Kubistchek, representava o rompimento com as ideias getulistas.
	
	
	O Plano de Metas conseguiu o efeito esperado, ou seja, um intenso crescimento industrial no país com uma crescente redução da pobreza.
	
	
	Apesar dos enorme gastos, a principal característica desse período, foi a ausência de dívidas.
	
	
	
		6.
		Em seu segundo governo, Getúlio enfrentaria grande oposição à suas políticas. Esta oposição somada à elevada dívida externa e interna, o crescente isolamento político e perda de apoio popular o levariam ao suicídio em agosto de 1954. Dentre seus opositores existem muitos que podemos destacar, mas, sem dúvida, um dos mais ferrenhos e virulentos, foi aquele que ficaria conhecido como ¿o corvo¿. Quem foi ele?
		
	
	
	
	
	Luis Carlos Prestes ¿ ex-militar, político e líder comunista
	
	
	General Dutra ¿ ex-ministro da Guerra no primeiro governo Vargas e presidente do Brasil
	
	 
	Carlos Lacerda ¿ jornalista e político brasileiro
	
	
	Samuel Weiner ¿ jornalista gaúcho
	
	
	General Humberto Castelo Branco ¿ militar e presidente do Brasil
	
	
	
		7.
		Sobre o Plano de Metras projetado no governo de Juscelino Kubitschek:
		
	
	
	
	
	pode ser considerado o maior plano de reformas dos centros urbanos do país, a exemplo de Brasília
	
	
	resultou na autonomia econômica nacional com relação ao capital externo.
	
	
	foi um projeto de aceleração do crescimento econômico do país a partir do campo.
	
	 
	Consistiu em um conjunto de medidas com o objetivo de acelerar a industrialização brasileira.
	
	
	constituiu o principal projeto de governo do presidente JK com o objetivo de aquecer o comércio do café no sentido de se recuperar da crise.
	
	
	
		8.
		A cidade de Brasília foi tombada pela UNESCO, em 1987, como Patrimônio Cultural da Humanidade. Sobre essa cidade e o seu tombamento como patrimônio da humanidade, podemos afirmar que:
I) O plano piloto foi traçado por Lúcio Costa, mentor da arquitetura moderna do país, e seus principais edifícios públicos projetados por Oscar Niemeyer, o maior expoente da arquitetura brasileira do Século XX.
II) Brasília representou um evento estético, cultural e político único na história do Brasil e um capítulo marcante na história contemporânea ocidental.
III) Brasília atraiu milhares de migrantes nordestinos para a região.
Estão corretas as afirmações:
		
	
	
	
	
	Apenas a I, II
	
	
	Apenas a II, III
	
	
	Apenas a II.
	
	
	Apenas a I, III
	
	 
	Apenas a I, II, III

Outros materiais