Buscar

Exercìcios Ciencias Sociais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
1. Considere as afirmativas a seguir: I - A "matéria prima" da Ciência Natural não pode ser isolada em laboratório. II - O cientista social desenvolve hipóteses e as testa em laboratório. III - Nas ciências naturais, a prova ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos que chegarão a resultados iguais. IV - As ciências sociais lidam com realidades e "verdades" dinâmicas em diferentes contextos temporais e regionais. São corretas as seguintes afirmativas:	
 Errado	I e II
 Certo	III e IV
	I e IV
	I, III e IV
	I, II e IV
 Gabarito Comentado	 Gabarito Comentado	 Gabarito Comentado
2.
Dentre as áreas das Ciências Sociais, qual se ocupa em específico analisam-se as questões ligadas às instituições do poder, como a sua origem, manutenção, distribuição, transferência, ou perda.	
 Certo	Ciências Políticas
	Antropologia
	Ciências Sociais
	Sociologia
	Ciências Humanas
 Gabarito Comentado	 Gabarito Comentado	 Gabarito Comentado
3.
Considerando-se as grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII ¿ e que se estenderam no século XIX ¿ só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais. DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. São Paulo: Persons Prentice Hall, 2004. Sobre o surgimento da Sociologia e as mudanças ocorridas na modernidade, é correto afirmar:	
 Errado	O aumento do trabalho humano nas fábricas ocasionou a diminuição da divisão do trabalho.
	O aparecimento das fábricas e o seu desenvolvimento levou ao crescimento das cidades rurais
	A agricultura familiar desse período foi o objeto de estudo que fez surgir as ciências sociais.
	A intensificação da economia agrária em larga escala nas metrópoles gerou o êxodo para o campo.
 Certo	A antiga forma de ver o mundo não podia mais solucionar os novos problemas sociais.
4.
Considerando as diferenças básicas existentes entre as ciências sociais e as ciências naturais, no que se refere aos seus objetos e métodos, podemos afirmar que:	
 Errado	As ciências naturais tratam de fenômenos complexos, facilmente observáveis, que permitem classificação e, portanto, o método mais indicado é o subjetivo.
	As ciências naturais estudam fenômenos simples e exigem um afastamento entre investigador e objeto investigado, sendo a análise subjetiva a indicada para esse tipo de observação.
	As ciências sociais tratam de fatos ou fenômenos complexos, facilmente isoláveis, recorrentes e que podem ser reproduzidos em laboratório.
	As ciências sociais estudam fenômenos de causas simples, o que torna o método objetivo o mais apropriado para esse tipo de investigação.
 Certo	As ciências sociais estudam fenômenos complexos, que ocorrem em situações não controladas e em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja subjetiva.
 Gabarito Comentado	 Gabarito Comentado	 Gabarito Comentado
5.
Enquanto as chamadas Ciências Naturais estudam a realidade natural, isto é, fatos simples, as que são denominadas de Ciências Sociais estudam:	
 Errado	Fatos sociais denominados de fenômenos sincrônicos;
	
Fatos sociais denominados de fenômenos diacrônicos;
 Certo	Fatos sociais denominados de fenômenos complexos;
	Fatos naturais denominados de fenômenos fáceis;
	Fatos naturais denominados de fenômenos sincrônicos;
 Gabarito Comentado	 Gabarito Comentado
6.
Sobre o objeto de investigação das Ciências Sociais podemos afirmar que compreende: I.	A natureza como realidade exterior ao homem. II. Os fatos sociais como eventos isoláveis e simples. III.O homem nas suas relações com os outros homens e com a natureza. IV.A sociedade com realidade exterior e estática.	
 Errado	III e IV estão corretas.
	II, III e IV estão corretas.
 Certo	III está correta.
	II e III estão corretas.
	I está correta.
 Gabarito Comentado	 Gabarito Comentado	 Gabarito Comentado
7.
Dentre as áreas das Ciências Sociais, qual se ocupa em específico com o homem a partir do que constitui a sua humanidade: religião, costumes, tradições dos indivíduos ou dos pequenos grupos na tentativa de entender os significados culturais que possuem, estuda o macrocosmo.	
 Errado	Ciências Sociais
	Ciências Políticas
 Certo	Sociologia
	Ciências Humanas
	Antropologia
 Gabarito Comentado	 Gabarito Comentado	 Gabarito Comentado
8.
"Nas Ciências Naturais os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados, objetivamente, dentro de condições de relativo controle em laboratório; nas Ciências Sociais os eventos estudados têm determinações complexas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, pois o laboratório é a sociedade". A partir deste fragmento de texto retirado do nosso livro didático, o que afirmar sobre a questão da "neutralidade e objetividade científica"?	
 Certo	É mais difícil de ser alcançada nas Ciências Sociais.
	É mais difícil de se conseguir nas Ciências Naturais.
	É impossível de ser alcançada nas Ciências Naturais.
	É inviabilizada pela subjetividade das Ciências Naturais.
	É alcançada facilmente por todo tipo de investigação científica.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais