Buscar

Dir. Societário II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1º Termo: “Objeto Social”
Conceito: Descreve as atividades que serão desenvolvidas pela sociedade.
Exemplo: Deve ser especificado em cláusula obrigatória do contrato social o objeto social que a empresa irá executar.
2º Termo: “Sócio remisso” 
Conceito: Se conceitua como sócio remisso aquele que não cumpre com a obrigação de contribuir para a formação do capital social da empresa.
Exemplo: Três sócias ao constituírem uma sociedade limitada, ficou estabelecido a participação de R$ 50.000,00 de cada uma no capital social, totalizando 150.000,00. A primeira e a segunda sócia integralizaram à vista a quantia relativa as suas participações, e a terceira sócia integralizou apenas metade do valor... ela então se julga como uma sócia remissa.
3º Termo: “Responsabilidade dos sócios”
Conceito: A parti do momento em que a sociedade é constituída em contrato e registrado na Junta Comercial, entende-se que o sócio já tem uma responsabilidade a ser cumprida, levando em consideração importante que o capital social conta muito para a verificação das responsabilidades do sócio. Levando em conta que os sócios não respondem por dívidas da empresa.
Exemplo: É dever do sócio colaborar com o desenvolvimento da sociedade, abstendo-se de praticar atos que possam prejudicar a empresa. Deve ainda de comportar com lealdade em relação a limitada.

Outros materiais