Buscar

RELAÇOES DE TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELAÇOES DE TRABALHO: 
São relações que estabelecem vínculo empregatício entre patrão e funcionário, são relações que ditam os deveres e tarefas de ambos dentro do ambiente organizacional. Para que haja harmonia e respeito nas relações corporativas, onde o funcionário sabe exatamente o que deve ser feito e a maneira de se fazer, da mesma forma que o emprego na sua posição sabe dos seus deveres com aquele que presta serviço para o mesmo. 
TRABALHO ASSALARIADO: É a forma mais comum de contratação, onde se estabelece através do capitalismo, que a empresa deve pagar ao funcionário o salário referente á função com seus devidos benefícios, afim de receber os serviços prestados pelo colaborador com excelência. Esse tipo de relação trabalhista é baseado em leis que amparam tanto empregados como empregadores. 
TRABALHO ESCRAVO: É uma forma de trabalho ilegal. Que infelizmente ainda existe e baseia-se na exploração do ser humano. No passado esse tipo de relação tornava o escravo apenas como um bem adquirido pelo “senhor”, dessa forma, o tratamento e as condições de vidas desses denominados escravos eram mais que precárias, pois não havia qualquer tipo de preocupação da parte dos senhores, com moradia, alimentação, saúde e outros. O escravo era visto apenas como um bem material que lhes prestavam os mais variados serviços e no fim do mês não gerava qualquer tipo de custo com salário. O pagamento dos mesmos, era apenas o direito de existir. 
TRABALHO INFANTIL: é uma forma de trabalho ilegal, mas infelizmente muito usada em países em desenvolvimento, pois nesses lugares as crianças são vistas como mão de obra barata, e não há qualquer tipo de preocupação com os danos que são gerados na vida dessas crianças que sofrem esse tipo de agressão. Pois as condições de trabalho assim como os salários impostos a elas, são mais que precários. 
TRABALHO A DISTANCIA: é uma forma de trabalho legal, onde o empregado não comparece na organização, efetuando seu trabalho da sua própria casa, comunicando-se com a empresa através da tecnologia, ou seja, é um tipo de serviço que tem a mesma finalidade do emprego presencial, porém, todo valor agregado pelo empregado é feiro a distância, mas obtém-se o mesmo resultado do trabalho presencial, não há nenhuma distinção de remuneração e também existem leis que amparam tanto empresas, quanto colaboradores.
Estamos vivendo uma época, onde há muita flexibilização nas relações de trabalho, hoje em dia, é muito comum as empresas contratarem profissionais liberais e prestadores de serviços autônomos, que efetivamente colaboradores assalariados, onde o imposto e a tributação da empresa são valores maiores a ser pagos, gerando um custo por profissional muito alto no fim do mês, o que faz com as empresas estão buscando reduzir esses custos, aumentando consequentemente os valores de lucros, uma vez que não um custo tão efetivo com os colaboradores e se obtém o mesmo serviço por baixo custo. Com essas alterações são criados novos modelos de trabalho, com baixas jornadas, ganhos por produtividade, e outros, que permitem o colaborador fazer o seu próprio horário, e atender a quantas empresas conseguir, sempre oferecendo a mesma qualidade de serviço.

Outros materiais