A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Avaliando o Aprendizado Bases de Gestao

Pré-visualização | Página 1 de 2

AVALIANDO O APRENDIZADO
1° BASES DE GESTÃO DE ENGENHARIA
		Para um melhor entendimento do papel do administrador, é necessário que você conheça os três níveis organizacionais: estratégico, tático e operacional. No nível operacional, o administrador realiza tarefas como:
	
	
	
	
	
	No nível operacional, o administrador tem que pensar muito mais a empresa ao invés de executar. Além disso, ele deve estar preocupado com o que pode acontecer com a empresa em um futuro distante.
	
	
	O nível operacional equivale ao nível gerencial de uma organização. Ele é responsável pela articulação do que é feito em cada subsistema da empresa como, por exemplo, Recursos Humanos, Logística, Marketing, Finanças, entre outros, atuando para que as pessoas que se encontram na base possam desenvolver suas atividades com qualidade
	
	
	O nível operacional deve atuar como um articulador para assegurar o alinhamento entre todos os níveis, para que todas as tarefas sejam realizadas de acordo com o planejamento realizado pelos departamentos da empresa.
	
	
	O nível operacional e o responsável por desenvolver tarefas importantes para organização, como formar equipes multidisciplinares, visando melhorar o clima organizacional.
	
	 
	O nível operacional é o responsável pela execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Nesse nível, o administrador deve possuir conhecimento técnico para orientar e dirigir os funcionários que realizam as tarefas.
	
	
	
		2.
		Toda organização está exposta a influência do ambiente externo que, mesmo não fazendo parte da organização, exerce uma grande influência sobre elas. Considerando o ambiente direto, assinale a opção que representa exemplos dessas influências.
	
	
	
	
	
	Novas leis; liquidação na concorrência.
	
	 
	Aumento do preço da matéria prima; chegada de um novo concorrente em seu mercado.
	
	
	Queda do poder aquisitivo de seus clientes; queda do dólar.
	
	
	Aumento no preço do petróleo; greve de funcionários.
	
	
	Atraso na entrega de matéria prima; falta de preparo dos funcionários.
	
	
	
		3.
		Uma organização é composta de três níveis organizacionais: estratégico, tático e operacional. As atribuições do nível tático são:
I - Responsável pela articulação do que é feito em cada subsistema da empresa.
II - Estar preocupado com o que pode acontecer com a empresa no futuro.
III - Executar as tarefas e atividades cotidianas.
Com base nas afirmações acima, podemos concluir:
	
	
	
	
	
	todas as afirmações são verdadeiras
	
	
	somente as afirmações I e III são verdadeiras
	
	 
	somente a afirmação I é verdadeira
	
	
	somente as afirmações I e II são verdadeiras
	
	
	somente a afirmação II é verdadeira
	
	
	
		4.
		A distinção entre atividade meio e atividade fim é uma maneira de separar quais as atividades que estão diretamente vinculadas ao negócio principal da empresa. Desta forma, marque a opção que determina corretamente a atividade fim que corresponde ao negócio principal da organização apresentada:
	
	
	
	
	 
	Universidade - apresentação de aulas pelo professor.
	
	
	Siderúrgica - elaboração de contracheque dos funcionários.
	
	
	Concessionária - contratação do pessoal de vendas pelo RH.
	
	
	Supermercados - gerenciamento do estacionamento
	
	
	Fábrica de móveis - compra de computadores para utilização pela administração.
	
	
	
		5.
		Na estrutura formal de uma empresa podemos encontrar as atividades fim e as atividades meio. É importante que esses dois grupos de atividades sejam identificados pelos gestores a fim de melhor distribuir os recursos organizacionais. Considerando a Pinguins Ind. e Com. de Roupas Ltda, aponte a opção que representa uma atividade fim nesta empresa.
	
	
	
	
	
	Informática
	
	
	Jurídico
	
	
	Recursos Humanos
	
	 
	Vendas
	
	
	Limpeza e conservação
	
	
	
		6.
		Em uma empresa, para a elaboração do Planejamento faz-se necessário à definição da filosofia empresarial, que norteiam os rumos do negócio. De acordo com o que aprendemos em nossas aulas defina o conceito de missão:
	
	
	
	
	
	O ponto de relevância pelo qual uma empresa foi constituída;
	
	 
	A razão pela qual uma empresa foi constituída;
	
	
	A importância pela qual uma empresa foi constituída;
	
	
	A motivação dos empregados da empresa.
	
	
	A obstinação da diretoria da empresa;
	
	
	
		7.
		João Lobato foi contratado pela LCBL a cerca de 10 anos. Com muito esforço, dedicação e estudo, ele acumulou várias promoções. Pelo comprometimento com o trabalho, fez uma brilhante carreira. Recentemente o conselho diretor se reuniu e resolveu promover João Presidente da empresa. Podemos afirmar que agora João Lobato:
	
	
	
	
	
	Passou a ocupar um cargo no nível operacional, participando das decisões de médio prazo, assim passando a aplicar as suas habilidades conceituais.
	
	
	Passou a ocupar um cargo no nível intermediário, participando das decisões de médio prazo assim passando a aplicar as suas habilidades humanas
	
	
	Passou a ocupar um cargo no nível estratégico, participando das decisões de curto prazo, assim passando a aplicar suas habilidades conceituais.
	
	 
	Passou a ocupar um cargo no nível estratégico, participando das decisões de longo prazo, assim passando a aplicar suas habilidades conceituais.
	
	
	Passou a ocupar um cargo no nível estratégico, participando das decisões de longo prazo, assim passando a aplicar suas habilidades humanas.
	
	
	
		8.
		Sabe-se que toda empresa existe dentro de ambientes, geral e de tarefa. Analisando os itens abaixo, identifique qual o item que compõe o ambiente de tarefa.
	
	
	
	
	 
	Clientes; Fornecedores; Concorrentes; Entidades Reguladoras.
	
	
	Legais; Sociais; Demográficas; Ecológicas; Culturais.
	
	
	Ecológicas; Fornecedores; Legais; Sociais; Demográficas
	
	
	Tecnológicas; Políticas; Decisões Governamentais; Econômicas.
	
	
	Clientes; Fornecedores; Legais; Sociais; Demográficas.
Parte superior do formulário
		ANITA ALMEIDA ALAMO
	Data: 05/11/2017 15:52:04 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201502381650)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Considerando os três tipos básicos de habilidades necessárias para o desempenho de um administrador identificados por Robert L. Katz: I. Habilidades Técnicas estão relacionadas com a capacidade do administrador para se relacionar com outras pessoas ou grupos. II. Habilidades Humanas estão relacionadas com a capacidade do administrador para usar ferramentas, procedimentos, técnicas e conhecimentos especializados relativos à sua área de atuação específica. III. Habilidades Conceituais estão relacionadas com a capacidade do administrador para analisar e interpretar situações abstratas e complexas e compreender como as partes influenciam o todo. Podemos afirmar que:
		
	
	Somente as alternativas II e III estão corretas.
	
	Somente a alternativa II está correta.
	 
	Somente a alternativa III está correta.
	
	Somente as alternativas I e II estão corretas.
	
	Somente a alternativa I está correta.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502380223)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Eficiência e eficácia são dois componentes sempre encontrados na análise do plano de ação de empresas bem sucedidas diante do mundo corporativo . Um exemplo de administração eficaz ocorre quando a empresa busca :
		
	
	Utilizar atividades interdependentes ; alterar objetivos .
	 
	Alcançar objetivos estabelecidos ; "fazer a coisa certa ".
	
	Alterar organograma ;