Buscar

Questionário TGD Início.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

�PAGE \* MERGEFORMAT�2�
�PAGE \* MERGEFORMAT�1�
QUESTIONÁRIO TRABALHOS LIVROS NORBERTO BOBBIO
CAPÍTULOS I E II
Qual a relação entre processo educativo e experiência normativa?
Processo educativo representa a apresentação dos valores históricos à sociedade (família, escola, entre outros) e a adaptação do sujeito de direito à determinada experiência normativa. O Direito é a ponte entre o processo educativo e a experiência normativa. A experiência normativa é oriunda da comunhão “eklesia” de valores numa sociedade que se dá num processo educativo.
As normas jurídicas esgotam toda experiência normativa fundamente
Não. A realidade é riquíssima frente à possibilidade de crítica à realidade. As relações sociais que são constantes e diversas apresentam no decorrer do tempo diferentes experiências normativas, perfazendo o universo das normas jurídicas e o Direito propriamente dito.
Diferencie direito como instituição e direito como relação. Fundamente
O Direito como Instituição é a experiência normativa enxergada do ponto de vista de um ordenamento jurídico (Estado organizado por normas)
O Direito como Relação jurídica é analisado sob o ponto de vista da norma jurídica intersubjetiva, onde há sempre uma relação de dever e direito entre sujeitos de direito.
Qual a fonte do pluralismo jurídico no estado moderno? 
Ideologia construída em determinado período histórico. A modernidade é aceitada na liberdade, o que possibilitou inúmeras ideologias e estas formam diversos tecidos sociais (discursos sociais).Pluralismo jurídico representa o ser feliz com e para os outros em Instituições justas. É preciso admitir o pluralismo jurídico para se diminuir os conflitos.
Indique uma vantagem da teoria da instituição. Segundo a visão de Norberto Bobbio.
Fazer evoluir o pensamento da norma jurídica para o ordenamento jurídico.
Diferencie teoria da instituição da teoria estatal da teoria normativa?
Teoria da Instituição: admite pluralismo jurídico acrescido pelo ordenamento jurídico (Estado organizado hospedando todos os discursos).
Teoria Estatal: única fonte do direito é o Estado – discurso majoritário.
Teoria Normativa: Elimina o ordenamento e jurídica e vislumbra somente a norma jurídica aquém de um ordenamento.
Existe relação naturalmente jurídica, fundamente, segundo a visão de Norberto Bobbio.
Segundo a visão de Bobbio, não existe. Conexão entre relação e norma jurídica é aquela que fornece a institucionalização da conduta entre os sujeitos que se relacionam, por isso, não há relação naturalmente jurídica, desconectada de uma norma jurídica. O que torna uma relação jurídica é a sua conexão com a norma jurídica. A importância está em como a relação se conectou à norma jurídica.
Os critérios de valoração da norma a saber: justiça, validade e eficácia, são independentes? Fundamente. 
São independentes. Pode-se ter norma válida sem ser justa: no caso da escravidão;
Norma válida sem ser eficaz: proibição de bebida alcoólica para menores, e esta regra ser descumprida em virtude da não fiscalização da mesma;
Norma pode ser eficaz sem ser válida: normas sociais que são seguidas espontaneamente ou pelo menos habitualmente dentro de uma sociedade.
Norma justa sem ser válida: perfaz o direito natural.
Norma justa sem ser eficaz: dito popular “não há justiça nesse mundo”, ou seja, uma justiça não prática baseada em retóricas.
Norma eficaz sem ser justa: art.128 (Código Penal), permitido aborto em caso de estupro
Explique porque o direito natural que hospeda a teoria da justiça não e critério suficiente para fundamentar a experiência normativa
Em síntese, trata-se de uma corrente de pensamento em que a lei se faz lei, somente se estiver de acordo com à justiça. No entanto, só poderíamos considerar apenas o direito justo se a justiça fosse uma verdade evidente ou exata. Já que a natureza não é clara quanto a justiça e injustiça, a redução da validade à justiça destrói o valor da certeza, ou seja, da necessidade de Previsibilidade e Estabilidade na vida jurídica próprio do direito positivo, ou direito válido.
Explique porque a teoria realista ou sociológica não e suficiente para fundamentar a norma jurídica?
No realismo jurídico a evidência está na aclamação da eficácia acima da justiça ou da validade. Partindo do pressuposto da realidade social apresentar o contexto de formação e transformação do direito, não existindo um direito objetivo, ou seja, dedutível de dados determinados. Essa doutrina não vê o Direito como deve ser, mas sim em como efetivamente é, e nem o entende como complexo de normas válidas, mas como normas efetivamente aplicadas em uma determinada sociedade. O Direito é contínua criação do juíz, caindo portanto, o princípio da certeza jurídica(preservação de uma consequência comportamental).
Qual a função da validade na teoria da norma jurídica, segundo a visão de Norberto Bobbio 
A validade significa o direito historicamente construído por determinado poder legítimo, por exemplo, o Estado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes