Buscar

Trabalho Sociologia JJ AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO SOCIOLÓGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
Realizado em 18/05/2015
Aluna: Laila Zancanella Maranhas
Matrícula: 201408153491
1 - Defina qual o conceito sociológico do direito.
O Direito tem sua origem nas relações sociais, é uma ciência social. 
Como uma peculiaridade da humanidade, o Direito está em toda parte. 
Para compreendermos a função social do Direito precisamos analisar as atividades que o indivíduo desenvolve em sociedade, suas características e que podem gerar.
2 - Existem diferentes formas de composição de conflitos, cada qual com critérios particulares. Cite cada forma e explique.
Critério voluntário é aquele que estabelece pelo mútuo acordo pelas partes.
Critério autoritário é aquele que cabe ao líder do grupo social,definir os conflitos, ele utiliza da sua moral para distribuir justiça.
Critério de composição jurídica é sempre feita na prática de um critério previamente elaborado e enunciado anteriormente, aplicável á todos os casos que ocorrem depois.
3 - Sobre alternativas modernas de composição de conflitos, especifique cada uma delas e aponte sua importância para o poder judiciário brasileiro.
A Legislação Processual moderna tem estimulado a composição voluntária de conflitos para aliviar a sobre carga do judiciário. No Brasil a Lei dos Juizados Especiais 9.099/95 prevê expressamente uma fase na conciliação, antes da causa ser submetida ao juiz.
Mediação é uma forma de resolução de conflitos em que um terceiro neutro e imparcial, auxilia as partes á conversar, refletir, entender o conflito e buscar por elas próprias, a solução. Nesse caso as partes tomam a decisão, o mediador atua apenas como um facilitador.
Conciliação é uma forma de solução de conflitos em que as partes, através de uma terceira pessoa, o conciliador, solucionam a controvérsia. Nesse caso o conciliador tem a função de orientar e ajudar, fazendo sugestões de acordo que melhor atendam os interesses de ambas as partes até a formalização do acordo.
Arbitragem é uma forma de solução de conflitos em que as partes, por livre e espontânea vontade, elegem um terceiro, o Arbítrio ou o Tribunal Arbitral, para que este resolva a controvérsia, de acordo comas regras estabelecidas no Manual de Procedimento Arbitral das centrais de conciliação, mediação e arbitragem. O Arbítrio do Tribunal de Arbitragem escolhido emitirá uma sentença que tem a mesma força de Titulo Executivo Judicial.
4 - A "norma jurídica" difere dos outros tipos de norma de conduta, como a norma moral ou as normas do trato social. Quais as características especificas da norma jurídica?
As normas jurídicas são estruturas fundamentais do Direito, nas quais são constatados direitos e valores que vão compor a ordem jurídica. A norma jurídica é responsável por regular a conduta do indivíduo, e fixar enunciados sobre a organização da sociedade e do Estado, impondo aos que ela infringem, as penalidades previstas e isso se dá em prol da busca do bem maior do Direito, que é a justiça. As características das normas jurídicas são bilateridade, generalidade, abstratividade, imperatividade e coercibilidade.
5 - Existem á esse respeito, duas escolas, uma das quais pode ser chamada monista e a outra pluralista. A primeira, onde se situam quase todos os juristas, acredita que um único tipo de grupo social, o grupo político atualmente conhecido como denominação genérica da sociedade global, está habilitado a criar normas de Direito. O outro que compreende afora alguns juristas, sociólogos e filósofos, professa que qualquer agrupamento, seja qual for a sua existência, pode instituir e quase sempre institui normas de funcionamento capazes de ultrapassar o caráter de simples regulamentos para elevar-se á categoria de verdadeiras normas jurídicas. ( LÉVY BRUHL, Henri. Sociologia do Direito. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p.24)
No que concerne á elaboração da norma jurídica, no sentido das duas escolas afirmadas, podemos entender que: 
b. é possível perceber a existência de relações na sociedade que independem da regulação estatal.
6 - " A sociologia, deste modo, explica e interpreta o próprio Direito na condição de subsistema de uma sociedade específica, burguesa, complexa, formada com forte cunho individualista." Á partir da afirmativa anterior marque a alternativa correta:
a. o individualismo atual exige um poder coercitivo forte, capaz de reprimir os desvios sem o uso da força física, por meio de um 'poder moral'.

Outros materiais