Buscar

ABORDAGEM SÓCIO CULTURAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ABORDAGEM SÓCIOCULTURAL
PAULO FREIRE
ABORDAGEM SÓCIOCULTURAL
Uma das obras mais difundidas a esse tipo de abordagem no contexto brasileiro é a de Paulo Freire, com sua preocupação com a cultura popular.
A preocupação com a cultura popular surge após a II Guerra Mundial.
Nos países de terceiro mundo, esse movimento tem se voltado frequentemente para as camadas socioeconômicas inferiores, e uma de suas tarefas tem sido a de alfabetização de adultos.
ABORDAGEM SÓCIOCULTURAL
Parte do que é inerente ao povo, não lhes fornecendo coisas prontas, mas procurando trazer valores que são inerentes a essas camadas da população e criar condições para que os indivíduos os assumam e não somente os consumam.
A obra de Paulo Freire consiste numa síntese pessoal de tendências tais como o neotomismo, o humanismo, a fenomenologia, o existencialismo e o neomarxismo.
HOMEM E MUNDO
Se trata de uma abordagem interacionista, embora com ênfase no sujeito como elaborador e criador de conhecimento.
Interacionista: interação homem-mundo, relação sujeito-objeto é imprescindível para que o ser humano se torne sujeito de sua práxis.
O homem está inserido num contexto sócio-econômico-cultural-político, enfim, num contexto histórico.
HOMEM - MUNDO
O homem chegará a ser sujeito através da reflexão sobre seu ambiente concreto: quanto mais ele reflete sobre a realidade, sobre a sua própria situação concreta, mais se torna progressiva e gradualmente consciente, comprometido a intervir na realidade para mudá-la.
SOCIEDADE - CULTURA
“É lícito dizer que o homem se cultiva e cria a cultura no ato de estabelecer relações, no ato de responder aos desafios que a natureza coloca, como também no próprio ato de criticar, de incorporar a seu próprio ser e de traduzir por uma ação criadora a experiência humana feita pelos homens que o rodeiam ou que o precederam”. (Freire, 1974s, p.48)
SOCIEDADE - CULTURA
O homem alienado não se relaciona com a realidade objetiva, como um verdadeiro sujeito pensante: o pensamento é dissociado da ação. 
O homem alienado é atraído pelo estilo de vida da sociedade dominante e não se compromete com o seu mundo real. Sua forma de pensar é reflexo do pensamento e expressões da sociedade dominante.
CONHECIMENTO
O homem se constrói e chega a ser sujeito na medida em que, integrado em seu contexto, reflete sobre ele e com ele se compromete, tomando consciência de sua historicidade.
A resposta que o homem dá a cada desafio não só modifica a realidade em que está inserido, como também modifica a si próprio, cada vez mais e de maneira sempre diferente.
CONHECIMENTO
O processo de conscientização é sempre inacabado, contínuo e progressivo
Conscientização implica e consiste, portanto, um contínuo e progressiva des-velamento da realidade, “quanto mais se des-vela a realidade, mais se penetra na essência fenomenológica do objeto que se pretende analisar”. (Freire, 1974ª, p.30)
CARACTERÍSTICAS DE TIPO DE CONSCIÊNCIA PARA PAULO FREIRE
Consciência Intransitiva: as preocupações do indivíduo (se e quando as tem) são circunscritas ao domínio do que nele há de vital, do ponto de vista biológico.
É um tipo de consciência a qual falta historicidade e é característica das populações das regiões pouco desenvolvidas.
Representa um quase descompromisso do homem com sua existência, pois dele escapa a apreensão dos problemas que extrapolam a esfera estritamente biológica.
As explicações sobre os fenômenos são mágicas.
CARACTERÍSTICAS DE TIPO DE CONSCIÊNCIA PARA PAULO FREIRE
Consciência transitiva ingênua: presença de explicações mágicas fornecidas em relação a transferência de responsabilidade e da autoridade, e a subestimação do homem comum.
Gosto por explicações fabulosas e pela fragilidade de argumentação.
Manifesta pessimismo e visão catastrófica do presente, assume atitude de resistência a todos os projetos modificadores de realidade.
CARACTERÍSTICAS DE TIPO DE CONSCIÊNCIA PARA PAULO FREIRE
Consciência Transitiva: É uma consciência dirigida a objetividade, aberta as coisas e aos acontecimentos, e voltada para a convivência com os homens.
A passagem da consciência intransitiva para a transitiva ingênua se faz, segundo Paulo Freire, de forma paralela a promoção dos padrões econômicos da comunidade. Esta promoção é automática.
CARACTERÍSTICAS DE TIPO DE CONSCIÊNCIA PARA PAULO FREIRE
A transição da consciência transitiva-ingênua para a transitivo-critica não se dá automaticamente, mas apenas quando inserida num trabalho educativo com esta destinação.
A criticidade implicará, portanto, uma crescente apropriação, pelo homem, de seu contexto.
EDUCAÇÃO
O homem se torna, nessa abordagem o sujeito da educação.
O homem não participará ativamente da história, da sociedade, da transformação da realidade, se não tiver condições de tomar consciência da realidade e, mais ainda, da sua própria capacidade de transformá-la.
EDUCAÇÃO
Educação: provocar e criar condições para que se desenvolva uma atitude de reflexão crítica, comprometida com a ação.
A educação é fator de suma importância na passagem das formas mais primitivas de consciência para a consciência critica, que, por sua vez, não é um produto acabado, mas um vir-a-ser contínuo.
ESCOLA
Na obra de Paulo Freire, a educação assume caráter amplo, não restrita á escola em si e nem a um processo de educação formal. 
Caso a escola seja considerada, deve ser ela um local onde seja possível o crescimento mútuo entre professor e aluno, diferente da que se tem atualmente, com seus currículos e prioridades.
ENSINO-APRENDIZAGEM
A verdadeira educação, para Freire, consiste na educação problematizadora, que ajudará a superação da relação opressor-oprimido.
A educação problematizadora ou conscientizadora, ao contrário da educação bancária, objetiva o desenvolvimento da consciência crítica e a liberdade como meios de superar as contradições da educação bancária.
ENSINO - APRENDIZAGEM
A relação professor-aluno é horizontal e não imposta.
Um professor que esteja engajado numa prática transformadora procurará desmitificar e questionar, com o aluno, a cultura dominante, valorizando a linguagem e cultura deste, criando condições para que cada um deles analise seu contexto e produza cultura.
METODOLOGIA
A codificação inicial consiste numa espécie de figura, um desenho representativo de uma situação existencial real ou construída pelos alunos.
Ao elaborar essa representação, os alunos realizam uma operação de distanciamento do objeto cognoscível.
Assim, professor e aluno poderão refletir conjuntamente de forma crítica sobre os objetos que os mediatizam.
Interação construtivista.
Em grupo: ser ativo, dialógico e crítico.
METODOLOGIA
Paulo Freire considera a educação como um processo contínuo de tomada de consciência e de modificação de si próprio e do mundo o que tem profundas implicações no ensino de 1 , 2 , e 3 graus.
AVALIAÇÃO
A verdadeira avaliação consiste na auto avaliação e/ ou avaliação mútua e permanente da pátria educativa por professor e alunos.
Qualquer processo formal de notas, exames etc deixa de ter sentido em tal abordagem.
BIBLIOGRAFIA
MIZUKAMI, M. da G. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 2013. (Temas básicos de educação e ensino).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais