Buscar

Exercicio Prof.Meyre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA - UNIVERSO
TEORIA GERAL DO PROCESSO – TGP
Profa. Ma. Meyre Elizabeth Carvalho Santana
Avaliação – Objeto: Conteúdo programático – Unidade II 
INSTRUÇÕES: Trabalho em grupo de até seis (6) alunos; forma: manuscrito; realização em sala de aula e entrega (UMA SÓ FOLHA POR GRUPO, com os nomes dos membros) no mesmo dia da realização. 
 
ROTEIRO: (a) Leia o conteúdo da unidade “COMPETÊNCIA” em um dos livros-texto indicados na bibliografia ou na Apostila; e,(b) Analise as seguintes situações hipotéticas abaixo e responda, acerca das regras legais de competência. 
Maria, enquanto casada com João, residia em Rio Verde. Insatisfeita com a vida de casada, deixou o marido e um filho menor (com 6 anos de idade), e mudou-se para Goiânia, onde reside, atualmente. João, abandonado pela esposa, quer divorciar-se de Maria. Neste caso, onde João deverá propor a ação cabível? 
Paulo, que mora em Brasília, quer receber R$50.000,00 de Pedro, que reside em Goiânia proveniente de empréstimo verbal. Onde deverá propor a ação? 
Na hipótese do n. 2, acima, suponha que a ação tenha sido proposta em Brasília. Havendo eventual incompetência, qual será o modo de correção? 
Tiago, que reside em São Paulo, estava realizando “racha” com seu veículo, em Brasília, quando seu automotor colidiu com outro carro, onde viajavam Antonia e duas amigas, que moravam em Goiânia, as quais vieram a óbito. Onde Tiago será processado: 
Na ação penal pelo homicídio? 
Na ação indenizatória cível, proposta pelos sucessores das falecidas? 
Auxiliadora, que trabalhava na casa de Primus, em Goianira, mudou-se para Goiânia e, aqui na Capital, procurou um Juizado Especial Cível para receber o saldo de salário e o 13º salário, referente ao labor prestado a Primus. Agiu perante o juízo competente? Em caso de resposta negativa, informe onde deveria tê-lo feito. 
Francisco, que reside em Nerópolis, possui conta corrente no Banco Itaú, Agência de Itumbiara. Realizou compras em São Paulo, pagando-as com cheque do Banco Itaú, agência de Itumbiara. O cheque não tinha fundos e a empresa vendedora quer ajuizar a ação correspondente, para receber seu crédito. Onde deverá fazê-lo? 
Maria do Socorro vinha de Garanhuns/PE, no Nordeste do Brasil, para São Paulo, num “pau-de-arara”, com Eliseu, seu marido, e cinco filhos. Durante a viagem, enquanto o transporte parou, para que os passageiros se alimentassem, Eliseu desapareceu, e Maria prosseguiu seu trajeto. Chegando em São Paulo, Maria se pôs a trabalhar, duramente, tendo conseguido adquirir alguns bens. Orientada por seu advogado a redefinir seu estado civil, Maria tem duas opções para resolver seu problema: obter a declaração judicial de ausência de seu marido, ou o divórcio judicial, citando-o por edital. Dependendo da escolha, onde deverá propor: 
A ação de ausência? 
A ação de divórcio judicial? 
Eufrásio, que reside em Cuiabá/MT, é pai de Astrogildo, que, apesar de ter 35 anos de idade, é incapaz e está sob a guarda de Tereza, sua mãe e tutora, que reside em Goiânia. Astrogildo irá ajuizar uma ação de alimentos, visando receber do pai a pensão devida para seu sustento. Onde a ação deverá ser proposta?
Marcolina, que reside em Goiânia, foi contratada pela empresa Vale do Rio Amargo, em São Paulo, para trabalhar em Marabá/PA., onde realmente trabalhou por dois anos, quando foi despedida e voltou a residir em Goiânia. Pretende ajuizar reclamação trabalhista para receber seus haveres laborais. Onde deverá propô-la?
 Patrick foi a uma balada, em Goiânia, realizada pela sociedade empresária na “Micarê Ltda.”, cuja sede é em Fortaleza, possuindo, em Goiânia, uma agência de venda de bilhetes, Foi agredido dentro do local da festa e sofreu fratura de ossos da face. Quer ajuizar uma ação cível de reparação de danos. Onde deverá ser proposta? 
Mike, de nacionalidade australiana, adquiriu uma fazenda no Brasil. Município de Ananindeua, Estado do Pará. Acaba de falecer em Miami, onde estava, a passeio. Onde deverá ser processado o inventário e partilha desta Fazenda?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes