Buscar

Pro Civil III caso 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Diante da multiplicidade de recursos especiais com fundamento em idêntica questão de direito em face da União, o Presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) selecionou dois recursos representativos da controvérsia e encaminhou para o Superior Tribunal de Justiça para o julgamento repetitivo. O relator no STJ determinou a suspensão de todos os processos afetados pendentes em tramitação no território nacional. Diante dessa circunstância indaga-se
 a) Em relação aos processos suspensos em todo território nacional, é possível a desistência da ação? Em que fase processual? SIM É POSSÍVEL . A desistência da Ação até a prolação da s entença, conforme dispõe o art. 485, §5º e art. 1040, §1° do CPC, é possível a desistência quando o processo esta suspensos, disc orrendo que, antes da c itação d o r éu, a desis tência é livre, após a c itação somente c om anuência do réu e após o saneamento não poderá h aver a desistência . 
 b) Caso a parte identifique que a controvérsia estabelecida no julgamento repetitivo diverge da controvérsia existente em seu processo, como deverá proceder? SIM É POSSÍVEL . A desistência da Ação até a prolação da s entença, conforme dispõe o art. 485, §5º e art. 1040, §1° do CPC, é possível a desistência quando o processo esta suspensos, disc orrendo que, antes da c itação d o r éu, a desis tência é livre, após a c itação somente c om anuência do réu e após o saneamento não poderá h aver a desistência .

Outros materiais