Buscar

Visita Domiciliar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
ENFERMAGEM EM SAÚDE DA FAMÍLIA
VISITA DOMICILIAR
YASMIN DE PAULA MAGALHÃES
201603342931
RESENDE
14/06/2017
No Brasil, a visita domiciliar foi implantado no início do século XX, com práticas sanitárias trazidas da Europa. Desde a década de 1990 tem se tornado indispensável para a população, tendo como foco na promoção de saúde individual e coletiva pela PACS e na última década a ESF foi introduzido.
	A VD tem um papel importante na sociedade, busca fortalecer os vínculos do paciente, do profissional e atuar na promoção e prevenção de saúde, tratamentos e reabilitação de doenças e agravos.
	Na ESF, a VD veio para romper o modelo hegemônico, centrado na doença. Ela deve ser realizada de forma planejada e sistematizada, tendo em vista a priorização de indivíduos e/ou famílias de maior risco.
	Nem toda ida do profissional ao domicílio é considerado uma VD, pois deve está registrada com objetivos a ser feitos na visita. Um dos objetivos pode-se destacar a identificação de fatores de riscos individuais e dos familiares, e prestar assistência ao paciente no próprio domicílio, especialmente acamados.
	O ACS deve realizar no mínimo uma visita mensal a cada família de sua área, podendo fazer uma simples orientação sobre a dengue, saneamento básico ou até mesmo fazer uma busca ativa. 
	A VD começa pela avaliação individual e depois familiar, identificar as situações de risco e logo é prescrito os cuidados e encaminhado as orientações. Deve ser registrada em papel próprio e impresso, depois é usado para observar as próximas visitas. A equipe tem que discutir os aspectos observados e registrados durante a VD. A partir dessa etapa é possível definir se é preciso a intervenção do NASF ou outros níveis de atenção. 
	Entende-se a VD como oportunidade dos profissionais atuarem na promoção e prevenção de doenças e ser parceiros das famílias, sempre identificando os aspectos positivos e negativos e falas sobre os problemas identificados durante a visita.
 	Portanto, cabe a todos os profissionais da esquipe da saúde da família realizar o cuidado da população adstrita, sendo nas unidades básicas de saúde e nos demais locais comunitários quando necessário.

Outros materiais