Buscar

Exercico Gestão integrada de RH

Prévia do material em texto

1.
		É papel da área de Gestão de Pessoas, EXCETO:
		
	
	
	
	 
	Realizar todas as entrevistas de demissão dos funcionários, sem a necessidade do contato prévio da chefia imediata com o funcionário que será desligado.
	
	
	Alcançar a eficiência e eficácia por meio dos recursos humanos disponíveis.
	
	
	Criar e manter um contingente de recursos humanos com habilidade e motivação para realizar os objetivos da organização.
	
	
	Criar, manter e desenvolver condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e satisfação plena dos recursos humanos e alcance dos objetivos individuais.
	
	 
	Desenvolver um contingente de recursos humanos com habilidade e motivação para realizar os objetivos da organização.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		A Administração de Recursos Humanos (ARH) atua como prestadora de serviços aos diversos setores da empresa. Analise as afirmativas a seguir e assinale a opção que contém os serviços específicos da ARH:
		
	
	
	
	 
	Reter os colaboradores na empresa; desenvolver os colaboradores; integrar os novos colaboradores à empresa e assegurar a integridade física dos colaboradores.
	
	 
	Integrar os novos colaboradores à empresa; assegurar a integridade física dos colaboradores; manter a qualidade de produtos e serviços e reter os colaboradores na empresa.
	
	
	Desenvolver os colaboradores; gerenciar o capital financeiro da empresa; assegurar a integridade física dos colaboradores e reter os colaboradores na empresa.
	
	
	Gerenciar o capital financeiro da empresa; reter os colaboradores na empresa; comercializar os produtos/serviços da empresa e assegurar a integridade física dos colaboradores.
	
	
	Comercializar os produtos/serviços da empresa; Reter os colaboradores na empresa; Integrar os novos colaboradores à empresa e Assegurar a integridade física dos colaboradores.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Segundo Ricardo Luz, a missão do RH é promover o desenvolvimento das pessoas e das organizações. Neste sentido, a contribuição da Gestão de Pessoas no desenvolvimento das organizações está em:
		
	
	
	
	
	desenvolver e promover ações de responsabilidade social e ambiental, conscientizando as lideranças internas da importância da imagem da empresa perante a sociedade.
	
	 
	desenvolver os recursos humanos, promovendo ações de capacitação e atualização, além de manter as pessoas motivadas e comprometidas com a empresa.
	
	
	desenvolver uma política salarial que permita reduzir os custos com despesas de pessoal, que têm forte impacto no custo operacional.
	
	
	obter o máximo empenho das pessoas em suas tarefas diárias, oferecendo-lhes benefícios sociais diferenciados.
	
	
	desenvolver mecanismos de redução dos índices de rotatividade e absenteísmo na empresa.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Há um princípio básico da ARH, no qual a tarefa de gerir pessoas é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. Isso significa que a ARH:
		
	
	
	
	
	Gerencia todos os funcionários e gerentes da empresa.
	
	
	É responsável pelos funcionários de seu setor.
	
	
	Tem a responsabilidade de treinar os funcionários da empresa.
	
	 
	Além de gerenciar seus subordinados presta assessoria aos gerentes de linha, orientando sobre políticas e procedimentos adotados pela organização.
	
	
	Não precisa orientar os gerentes de linha sobre como gerenciar seus subordinados.
	
	
	
		5.
		São características da Administração de Recursos Humanos:
		
	
	
	
	
	Seus profissionais atuam em diversos ramos
	
	 
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	
	Uma atividade de contatos intensos e exposta
	
	
	É considerada contingencial
	
	
	É atividade meio
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Atualmente, estamos vivendo a sociedade da informação onde a prioridade é o conhecimento. Nesse sentido, qual o papel que se exige de cada trabalhador?
		
	
	
	
	
	Que ele esteja investindo nas compra de livros e revistas especializadas para melhorar o seu nível de conhecimento.
	
	
	Que ele esteja investindo seus recursos em treinamento, para melhorar o seu nível de treinamento.
	
	 
	Que ele esteja preparado, capacitado e motivado, a fim de gerar produtos e/ou prestar serviços de qualidade.
	
	
	Que ele esteja já trabalhando com o máximo empenho.
	
	
	Que ele esteja investindo o seu tempo e recursos em cursos à distância para conciliar com o trabalho.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		A Área de RH é uma atividade meio e não uma atividade fim. Ou seja, cria condições para que as metas e objetivos sejam atingidos. É uma das áreas da organização que lida com alta complexidade . Por que ?
		
	
	
	
	
	Porque tem dificuldade em estabelecer metas e objetivos.
	
	
	Porque seus processos são complexos e mudam frequentemente.
	
	
	Porque lida com verbas de todas as áreas da empresa.
	
	 
	Porque lida com pessoas e pessoas são instáveis, ganham e perdem motivação, não há como controlar o comportamento das pessoas.
	
	
	Porque atende clientes internos e externos.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Quais os principais objetivos da área de Gestão de Pessoas ou ARH? 1. Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão; 2. Proporcionar competitividade à organização e empregados bem treinados e bem motivados; 3. Aumentar a auto-realização e a satisfação dos empregados no trabalho; 4. Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho; 5. Administrar a mudança e manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.
		
	
	
	
	 
	Todas as alternativas são verdadeiras
	
	
	Apenas a 3, 4, e 5 são verdadeiras
	
	
	Apenas a 1, 3 e 5 são verdadeiras
	
	 
	Apenas a 1, 3, 4, e 5 são verdadeiras
	
	
	Apenas a 1, 2 e 3 são verdadeiras
	
		1.
		Processo em que a organização desmobiliza parte de seus recursos humanos em face da contenção de gastos:
		
	
	
	
	 
	seleção
	
	
	avaliação de desempenho
	
	
	nenhuma das respostas acima
	
	 
	demissão
	
	
	recrutamento
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Todas as alternativas abaixo são desvantagens da rotatividade de pessoal, EXCETO:
		
	
	
	
	 
	Retira parcialmente da empresa o ingresso de Know-how de outras empresas, a entrada de Pessoas com diferentes experiências e expertises
	
	
	Perda de Produção
	
	
	Perda de imagem da empresa junto ao mercado de trabalho
	
	
	Indenizações desnecessárias
	
	
	Insegurança dos funcionários que ficam na organização
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Administrar uma empresa requer muito mais do que as funções básicas de gerenciamento e gestão - planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações vindas dos clientes, da concorrência, bem como em decorrência das mudanças no cenário socioeconômico, requerem habilidades humanas com alto grau de refinamento em todos os setores. A própria compreensão do comportamento individual e das equipes em situação de trabalho é relacionada a liderança e poder; estrutura e base de aprendizagem; percepção; atitude; processo de mudança; conflito; dimensionamento de trabalho e etc. Assinale a resposta correta para saber qual é o desafio da Gestão de Pessoas na relação entre pessoas e organizações quanto ao desenvolvimento do potencial competitivo individual e coletivo.
		
	
	
	
	 
	A ARH - Administração de Recursos Humanos tem como seu papel de liderança extrair da diversidade humana e da complexidade gerada pela globalizaçãoos benefícios para as organizações. Levar em conta a estrutura contingencial e considerar situações específicas para entender à relação de causa e efeito, bem como examinar variáveis tais como o ambiente de trabalho, a tecnologia, a personalidade e a cultura.
	
	
	A Gestão de Pessoas deve, por meio do processo de recrutamento e seleção, captar profissionais com maior experiência de mercado e aplicar maciçamente treinamentos para buscar o desenvolvimento esperado pela organização.
	
	
	É fato que a desmotivação das pessoas retarda o processo evolutivo e competitivo das organizações. A gestão de pessoas tem como desafio maior identificar os indivíduos que exercem suas funções com menor comprometimento e desenvolvê-los, se possível for.
	
	
	A gestão de pessoas ou RH tem como desafio maior estabelecer critérios de avaliação de desempenho dos integrantes nas organizações. É unicamente de responsabilidade do RH a elaboração de planos e projetos para a motivação das pessoas, para que estas se comprometam com a estratégia competitiva das organizações.
	
	
	A saída para as organizações é cada vez mais a automação de processos e setores na busca pela redução de investimentos relacionados com pessoal. Este cenário é resultado da globalização e do avanço tecnológico que, de maneira geral, estimulam a concorrência desenfreada. A ARH é forçada à recessão interna e a administrar equipes mais enxutas, com indivíduos mais preparados e multitarefas.
	
	
	
		4.
		Leia as afirmativas a seguir sobre alguns dos objetivos da Administração de Recursos Humanos: I. Um dos objetivos da ARH é ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. II. A ARH tem por objetivo proporcionar à organização empregados bem treinados e bem motivados. III. A ARH busca a reduzir a competitividade da organização. A respeito das afirmativas anteriores, marque a opção CORRETA:
		
	
	
	
	 
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
	
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	 
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		A avaliação da área de Recursos Humanos deve considerar as influências ambientais externas sobre os Processos de Gestão de Pessoas, como por exemplo:
		
	
	
	
	
	Missão da empresa
	
	 
	Condições sociais e culturais
	
	
	Cultura organizacional
	
	
	Estilo de liderança
	
	
	Natureza das tarefas
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Indique um dos serviços prestados pela área de Administração de Recursos Humanos.
		
	
	
	
	
	Reter os recursos humanos
	
	 
	Todas as opções
	
	
	Integrar (social e funcionalmente) os recursos humanos
	
	
	Assegurar a integridade física dos recursos humanos
	
	
	Desenvolver os recursos humanos
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Como podemos definir o significado da palavra absenteísmo?
		
	
	
	
	
	Insalubridade
	
	 
	Faltar ao trabalho
	
	
	Turno
	
	
	Programa de produtividade
	
	
	Benefícios
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Sobre o tema "estratégia", é correto afirmar que:
		
	
	
	
	
	Conta, atualmente, com uma metodologia padronizada para aplicação nas diversas organizações, sejam elas públicas ou privadas.
	
	
	A análise das ameaças e das oportunidades do ambiente externo da organização é mais importante do que a análise dos pontos fracos e fortes de seu ambiente interno.
	
	
	Os conceitos de missão e visão se equivalem, podendo substituir-se um ao outro.
	
	 
	É um processo que abrange a organização de forma sistêmica, compreendendo todas as suas potencialidades e capacidades.
	
	
	A missão, a visão e os valores não têm nenhum impacto na cultura organizacional.
	
	
	
	
		1.
		Em um mundo de negócios caracterizado pela explosão da inovação tecnológica e pela forte competição do mercado, as organizações precisam ser rápidas, ágeis e eficazes em custos. São características adicionais da nova Administração de Recursos Humanos, exceto:
		
	
	
	
	
	Criar estratégias para tornar os colaboradores mais competitivos
	
	
	Atuar como assessoria junto ao gerentes na administração das políticas de Recursos Humanos.
	
	 
	Ser inflexível
	
	 
	Traduzir os resultados da área em desempenho financeiro
	
	
	Estar alinhada com os objetivos organizacionais
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Conforme o escritor e professor Idalberto Chiavenato descreve em seu livro "Gestão de Pessoas vol. 3", quais são os cinco principais objetivos da Gestão de Pessoas? Assinale a única resposta correta.
		
	
	
	
	
	Aumentar a autoatualização e satisfação das pessoas no trabalho; promover competitividade a qualquer custo; responsabilidade com o meio ambiente; motivar as pessoas para que as organizações sejam mais produtivas; administrar e impulsionar mudanças.
	
	
	Responsabilidade com o meio ambiente; proporcionar e promover a competitividade; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho; modificar as políticas de comportamento; promover competitividade a qualquer custo.
	
	
	Motivar as pessoas para que as organizações sejam mais produtivas; aumentar a autoatualização e satisfação das pessoas no trabalho; administrar e impulsionar mudanças; responsabilidade com o meio ambiente; modificar as políticas de comportamento.
	
	
	Responsabilidade com o meio ambiente; contribuir com o objetivo e realização da missão das empresas; motivar as pessoas; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho; modificar as políticas de comportamento.
	
	 
	Proporcionar e promover a competitividade; contribuir com o objetivo e realização da missão das organizações; aumentar a autoatualização e satisfação das pessoas no ambiente de trabalho; administrar e impulsionar mudanças; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho.
	
	
	
		3.
		Diz-se que as pessoas são o maior patrimônio das organizações, trazendo para elas o que têm de melhor, na forma de ativos intangíveis. Entretanto, em uma concepção ainda sistêmica e até mesmo tradicional, a ARH conta com os diferentes subsistemas para gerir estas pessoas, dentre os quais podemos citar o Subsistema de Recrutamento e Seleção. Considerando esse contexto, assinale a alternativa que NÃO apresenta um Subsistema da ARH:
		
	
	
	
	 
	Administração Patrimonial
	
	
	Admnistração de Cargos e Salários
	
	
	Treinamento e Desenvolvimento
	
	
	Segurança e Medicina do Trabalho
	
	
	Relações Trabalhistas e Sindicais
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Na Gestão de Pessoas podem ser identificados 6 processos básicos. Dentre eles está o Treinamento. Assinale a alternativa que corresponde a um dos objetivos desse processo.
		
	
	
	
	
	Familiarizar os novos colaboradores com os usos e costumes internos (cultura organizacional).
	
	
	Estimar a demanda futura de pessoal e gerenciar as carreiras.
	
	
	Escolher os profissionais mais adequados para ocupar cargos na organização.
	
	
	Manter uma remuneração compatível com as atividades desempenhadas pelo indivíduo na organização e com o mercado.
	
	 
	Qualificar o indivíduo a ocupar determinados cargos e alavancar o seu desempenho.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Um dos desafios da Moderna Administração de Pessoal e de Recursos Humanos diz respeito à qualidade de vida no trabalho. Sobre esta questão é correto afirmar que:
		
	
	
	
	
	A qualidade devida no trabalho não é afetada pela maneira como as tarefas são agrupadas na organização.
	
	
	Embora sejam usadas muitas técnicas diferentes sob o título ¿qualidade de vida no trabalho¿, nenhuma delas acarreta a reformulação dos cargos.
	
	
	Cargos altamente especializados, nos quais não há uma necessidade de identificação com as tarefas, proporcionam níveis mais elevados de qualidade de vida no trabalho.
	
	
	Elementos comportamentais não precisam ser considerados em projetos de cargo que busquem a alta qualidade de vida no trabalho.
	
	 
	Em geral, os esforços para melhorar a qualidade de vida no trabalho procuram tornar os cargos mais produtivos e satisfatórios.
	
	
	
		6.
		Dos itens abaixo, qual NÃO representa um subsistema da Administração de Recursos Humanos nas organizações?
		
	
	
	
	
	Administração de Cargos e Salários
	
	 
	Gestão Financeira
	
	
	Recrutamento e Seleção
	
	
	Treinamento e Desenvolvimento
	
	
	Relações Trabalhistas e Sindicais
	
	
	
		7.
		A administração de Recursos Humanos é um campo de conhecimento que estuda e trata todas as questões relacionadas às pessoas no ambiente de trabalho, com o objetivo de compreender e melhorar continuamente o principal ativo das organizações, seu potencial humanos, assim como os resultados das organizações. São serviços prestados pela ARH, exceto:
		
	
	
	
	 
	Assegurar um clima organizacional favorável aos interesses exclusivos da empresa.
	
	
	Assegurar o melhor aproveitamento possível do potencial dos recursos humanos.
	
	
	Mobilizar os funcionários para o alcance dos objetivos organizacionais, recompensando desempenhos, competências e habilidades.
	
	
	Integrar os recursos humanos.
	
	
	Desenvolver os recursos humanos.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		O método de desenvolvimento de pessoas no qual a pessoa se defronta com uma descrição escrita de um problema organizacional para ser analisado e resolvido é:
		
	
	
	
	
	rotação de cargos
	
	
	jogos de empresas
	
	 
	estudo de casos
	
	
	Coaching
	
	
	participação em seminários
	
	
	
		1.
		Tem em vista identificar características de personalidade do candidato :
		
	
	
	
	
	carta de referências
	
	
	artigos publicados
	
	
	carta de pedido de emprego
	
	
	ficha curricular
	
	 
	testes psicológicos
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		O recrutamento é um conjunto de atividades desenvolvidas para atrair candidatos qualificados para exercer determinada atividade em uma organização. Do ponto de vista de sua aplicação, o recrutamento pode ser interno ou externo. Uma das vantagens do recrutamento interno é:
		
	
	
	
	
	dificultar o conservantismo;
	
	
	renovar a cultura organizacional existente;
	
	 
	custar financeiramente menos do que o recrutamento externo;
	
	
	desbloquear a entrada de idéias novas, experiências e expectativas.
	
	
	alterar o atual patrimônio humano da organização;
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		A entrevista de seleção é um processo de comunicação entre duas ou mais pessoas que interagem entre si e no qual uma das partes está interessada em conhecer melhor a outra. A entrevista envolve várias etapas como: preparação, realização, encerramento e avaliação. O que deve ser considerado na etapa de realização de uma entrevista?
		
	
	
	
	
	A descrição e o perfil do cargo; o número, tipo e currículo dos candidatos; elaboração de um roteiro; local e material necessário
	
	
	O entrevistador deve identificar se o candidato atende ou não ao perfil desejado e qual a sua posição em relação aos demais candidatos
	
	
	A entrevista deve ser encerrada de modo eficiente e concreto, proporcionando ao candidato algum tipo de informação quanto à ação futura
	
	
	O entrevistador deve, ser possível, efetuar a avaliação do entrevistado enquanto os detalhes estão recentes em sua memória
	
	 
	A apresentação dos candidatos com seu histórico profissional, educacional, familiar e social; atitudes e interesses e relacionamento interpessoal. O entrevistador deve falar pouco, as perguntas não podem levar a respostas monossílabas e as perguntas devem ser formuladas levando-se em conta o nível social do candidato
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Podemos citar como exemplos de fontes de recrutamento:
		
	
	
	
	 
	A própria empresa, Universidades e agências de emprego.
	
	
	Jornais, Revistas Especializadas e sites de emprego.
	
	 
	Outras Empresas, Sites de Emprego e Revistas Especializadas.
	
	
	Palestras em Escolas, outras empresas e jornais.
	
	
	Revistas Especializadas, Universidades e Palestras em Escolas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		O excesso de rotatividade de pessoal eleva a taxa de turnover e faz com que a organização tenha diversas desvantagens como as relacionadas abaixo, EXCETO uma. Qual é?
		
	
	
	
	 
	Ingresso de pessoas com novas experiências
	
	
	Indenizações desnecessárias
	
	
	Custos elevados de seleção
	
	
	Perda de produção
	
	 
	Insegurança nos colaboradores que ficam na organização
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Muitas empresas têm investido no treinamento dos seus gerentes para que estes desenvolvam a habilidade para entrevistar potenciais candidatos às vagas em aberto. Em recente treinamento, José aprendeu corretamente que:
		
	
	
	
	
	as perguntas devem satisfazer interesses pessoais do entrevistador.
	
	
	os entrevistadores devem elaborar um roteiro com perguntas de natureza essencialmente pessoal.
	
	 
	os entrevistadores devem dedicar-se a ouvir atentamente cada candidato.
	
	
	os entrevistadores devem classificar os candidatos com base em seus atributos meramente físicos.
	
	
	a subjetividade do entrevistador deve estar presente na entrevista.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Com relação ao processo de recrutamento interno, podemos apontar como uma de suas vantagens:
		
	
	
	
	
	b) permitir que a empresa mantenha-se atualizada com o ambiente externo.
	
	
	a) renovar e enriquecer os recursos humanos da empresa.
	
	
	c) aproveitar os investimentos e o desenvolvimento pessoal realizado por outras empresas e pelos próprios candidatos.
	
	
	d) contratar colaboradores com experiência na função.
	
	 
	e) oferecer a oportunidade de crescimento dentro da própria estrutura organizacional como grande manancial de motivação.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		A empresa XPTO pretende ampliar seus quadros devido a estratégia de crescimento na região sul do Brasil. A empresa tem apresentado bons resultados e um dos fatores que propiciaram esse crescimento foi a identidade das pessoas com o ambiente de trabalho. A empresa foi considerada uma das melhores empresas para trabalhar (Great Place to Work) em 2013. Qual deve ser a preocupação básica da área de recrutamento e seleção para manter essa estratégia vencedora?
		
	
	
	
	 
	Buscar e selecionar candidatos que tenham identidade com a cultura da empresa, buscando manter esta característica
	
	
	Buscar e selecionar candidatos de empresas similares
	
	
	Buscar e selecionar candidatos que tenham foco em resultados
	
	
	Buscar e selecionar candidatos simpáticos, educados e que tenham boa experiência profissional
	
	
	Buscar e selecionar candidatos que saibam trabalhar em equipe
	
	
Aula 5
	
		1.
		Observe as frases abaixo em relação ao papel do gestorna integração das pessoas nas organizações: I. O gestor deve acolher o novo colaborador de forma adequada e integrá-lo ao seu novo grupo de trabalho. II. O gestor precisa se preocupar em repassar as informações mais relevantes sobre processos e atividades rotineiras do local de trabalho e da empresa, sem se preocupar tanto com aspectos da cultura da empresa. III. O gestor deve observar o progresso da integração do novo colaborador e de sua atuação, bem como lhe dar feedback constante sobre o que é observado Podemos afirmar que:
		
	
	
	
	
	Somente as alternativas II e III estão corretas.
	
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	 
	Somente as alternativas I e III estão corretas.
	
	
	Somente as alternativas I esta correta.
	
	
	Somente as alternativas I e II estão corretas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Quais as ferramentas mais comuns, usadas para a integração de todos os colaboradores com a empresa? I - O jornal interno e a intranet. II - Os murais e os quadros de aviso. III - Frequentes reuniões.
		
	
	
	
	
	Apenas a alternativa II está correta.
	
	
	Apenas a alternativa III está correta.
	
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	
	
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	 
	As alternativas I, II e III estão corretas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Qual item abaixo não atende ao que se considera como objetivo da integração social?
		
	
	
	
	 
	Afastar as pessoas para uma percepção diferenciada.
	
	
	Minimizar as antipatias gratuitas existentes no ambiente de trabalho.
	
	
	Humanizar a empresa.
	
	 
	Trabalhar as relações interpessoais.
	
	
	Quebrar aridez do ritmo dos negócios.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		No que diz respeito a integração dos colaboradores antigos, quais são as possíveis três formas de atuação do RH? I - Integração social . II - Integração funcional. III - Integração de todos os colaboradores.
		
	
	
	
	
	Apenas a alternativa II está correta.
	
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	
	
	Apenas a alternativa III está correta.
	
	
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	 
	As alternativas I, II e III estão corretas.
	
	
	
		5.
		Muitas organizações que valorizam pessoas têm como prática desenvolver um programa de acolhimento para os candidatos que foram selecionados e contratados. Antes de começarem a trabalhar, passam por um programa realizado pelo RH em parcerias com outras áreas. O Programa mencionado é chamado de:
		
	
	
	
	
	Desenvolvimento dos Novos Colaboradores.
	
	 
	Treinamento e Desenvolvimento dos Novos Colaboradores.
	
	
	Programa de Acolhimento para a Qualidade de Vida no Trabalho.
	
	 
	Programa de Integração/Ambientação dos Novos Colaboradores.
	
	
	Treinamento de Capacitação para o bom desempenho no ambiente de trabalho.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Geralmente através da área de Treinamento e Desenvolvimento, é que realizamos a integração dos novos funcionários. Alguns colaboradores da área de RH são designados para apresentar as informações pertinentes a empresa. Podendo ser através de um vídeo institucional, por exemplo. Sendo assim, quais as principais informações que devem constar no vídeo?
		
	
	
	
	
	Principais fornecedores
	
	
	Estrutura organizacional
	
	
	Missão, visão e cultura organizacional.
	
	
	Histórico da empresa
	
	 
	Todas as respostas acima
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		É importante que cada setor reconheça os papéis dos outros setores da empresa. É igualmente importante que cada setor saiba o que os demais estão fazendo. É importante que cada setor conheça também os resultados financeiros e operacionais da empresa. Que tipo de integração justifica a afirmação acima?
		
	
	
	
	 
	Integração funcional.
	
	
	Integração social .
	
	
	Integração final.
	
	
	Integração parcial.
	
	 
	Integração de todos os colaboradores.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Após o processo de recrutamento e seleção, o novo colaborador é contratado pela empresa. Antes de iniciar suas atividades, é importante que o colaborador passe por um Processo de Integração. Em que consiste e qual é o objetivo do Processo de Integração?
		
	
	
	
	
	É a reunião realizada com todos os colaboradores antigos, para atualização de informações relativas ao negócio da empresa.
	
	
	É a maneira que a organização utiliza para dar boas-vindas ao novos colaboradores e promover a integração destes com os colaboradores mais antigos.
	
	
	São reuniões entre os novos colaboradores e o gestor da área, visando garantir o entendimento sobre os produtos/serviços da empresa.
	
	 
	É a maneira pela qual a organização recebe os novos colaboradores e os integra à sua cultura, a fim de que possam entender o comportamento desejado pela organização e suas expectativas.
	
	
	É um encontro entre os colaboradores novos e antigos da organização, visando a uma apresentação formal e também marcar o início das atividades dos novos colaboradores.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes