Buscar

AVALIANDO 01 IDB INDIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIANDO 01
	1a Questão (Ref.: 201704208028)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Igreja Católica teve papel relevante no processo de colonização, que pode ser constatado
	 
	na Educação, através das Ordens Religiosas, a Igreja monopolizou as instituições de ensino até o século XVIII.
	 2a Questão (Ref.: 201704214065)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Fgv) Leia a entrevista. FOLHA Estamos vivendo um momento de novas interpretações em relação ao período imperial? MAXWELL (...) o movimento de independência da década de 1820 não aconteceu no Brasil, mas em Portugal. Foram os portugueses que não quiseram ser dominados por uma monarquia baseada na América. Com a rejeição da dominação brasileira, eles atraíram muitos dos problemas de fragmentação, guerras civis e descontinuidade que são parecidos com aqueles que estavam acontecendo na América espanhola. É sempre importante, ao pensar a história do Brasil, considerar que ela não se encaixa em interpretações convencionais. É sempre necessário pensar um pouco de forma contrafactual, porque a história brasileira não segue a mesma trajetória de outras histórias das Américas. O rei estava aqui, a revolução liberal estava lá. A continuidade estava aqui, a descontinuidade estava lá. Acho que isto explica muito das coisas que aconteceram depois no Brasil, no século 19. Marcos Strecker, Para Maxwell, país não permite leituras convencionais. Folha de S.Paulo, 25-11-2007. ¿A história brasileira não segue a mesma trajetória de outras histórias das Américas¿, pois:
	 
	Nas colônias espanholas, as invasões napoleônicas provocaram o distanciamento entre as colônias e o poder monarquico, devido ao domínio de Napoleão na metrópole, o que favoreceu o surgimento de movimentos locais de independência. Situação diversa da verificada em relação ao Brasil, que abrigou a Corte portuguesa.
	 3a Questão (Ref.: 201704201403)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O principal motivo que levou Portugal a implantar o sistema de Capitanias Hereditárias no Brasil foi:
	 
	carência de recursos financeiros.
	 4a Questão (Ref.: 201704201401)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Brasil, a partir de 1500, passou a ser colônia de um Estado moderno absolutista ¿ Portugal ¿ que desenvolveu uma estrutura jurídica baseada em grandes compilações de leis da época. Tal estrutura denominava-se:
	 
	Ordenações do Reino.
	 5a Questão (Ref.: 201704214048)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Pucrj) Eu, El-Rei, faço saber aos que este meu regimento virem, que sendo informado das muitas desordens que há no sertão do pau-brasil, e na conservação dele, de que se tem seguido haver hoje muita falta, cada vez será o dano maior se não se atalhar e der nisso a ordem conveniente (...): mando que nenhuma pessoa possa cortar, nem mandar cortar o dito pau-brasil, por si ou seus escravos, sem expressa licença do provedor-mor da minha Fazenda (...); e quem o contrário fizer incorrerá em pena de morte e confiscação de toda a sua fazenda.¿ Felipe III, Regimento do pau-brasil, 1605. De acordo com o texto do regimento do rei Felipe III e no contexto da colonização das terras do Brasil, pode-se afirmar que:
		
	 
	ao caráter monopolista da extração do pau-brasil, pois era necessária autorização expressa da Coroa, por meio provedor-mor da Fazenda, para a atividade extrativista.

Outros materiais