Buscar

GESTÃO DO DESEMPENHO AULA 10 SETEMBRO DE 2011 AULA TELETRANSMITI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
GESTÃO DO DESEMPENHO
EAD – MARCELO FARIA 
GESTÃO DO DESEMPENHO
Aula 10: 
Saídas – Dando feed-back e fazendo a interface com outros subsistemas de gestão de pessoas
1/19
*
Objetivos
Identificar como os resultados devem ser passados aos colaboradores, as ações decorrentes do diagnóstico e como a avaliação de desempenho pode alimentar outros processos de gestão de pessoas.
Indicar como deve ser feita a retroalimentação ou feedback do diagnóstico da avaliação e as interfaces do sistema de avaliação do desempenho com outros subsistemas de gestão de pessoas.
2/19
*
Saídas/Produtos/resultados
Os elementos de saída ou os resultados representam o produto final dos dados de entrada processados pela metodologia escolhida.
Este produto deve ser utilizado para alimentar outros sistemas de gestão de pessoas e promover melhorias no próprio sistema avaliativo
3/19
*
Credibilidade do Sistema
Utilizar um modelo de avaliação de múltiplas fontes
Utilizar fatores objetivos
Utilizar tratamento estatístico
Verificar a consistência da avaliação individual com avaliações de setores, áreas, processos e produtos.
Sensibilizar gestores e colaboradores quanto ao princípio filosófico que deve permear o processo (verdade amor), aos objetivos e benefícios do sistema.
4/19
*
*
Alimentando outros Sistemas de Gestão de Pessoas
5/19
*
Treinamento e Desenvolvimento
A identificação de que uma determinada competência está abaixo do nível adequado (causando perda de eficácia ou de eficiência), deve suscitar ações de treinamento; 
Da mesma forma, a identificação de potencial deve implicar em ações de desenvolvimento que, por sua vez, estão associadas aos planos de Sucessão e Carreira.
6/19
*
Recompensas e Desligamentos
O critério de distribuição de lucro (PLR) deve estar atrelado à contribuição individual de cada profissional para os resultados. Aumento das receitas, redução dos custos, inovações em produtos e processos, fidelização de clientes, etc., são aspectos que devem ser medidos e recompensados exemplarmente.
Da mesma forma, desempenhos abaixo do esperado de forma sistemática devem ser analisados quanto à necessidade de recolocação ou desligamento.
7/19
*
Feedback
Não devemos esperar o calendário oficial de avaliação para dar o feedback aos nossos colaboradores. 
Quando um subordinado apresentar resultado acima do esperado, esta ação ou comportamento deve ser prontamente elogiado, de preferência em público, para mostrar a todos o nosso reconhecimento (reforço positivo). 
Quando, ao contrário, os resultados forem abaixo do esperado, devemos pontualmente e prontamente alertá-lo para que corrija sua ação ou atitude (reforço negativo).
8/19
*
Responsabilidade pelo Feedback
No encerramento de um ciclo avaliativo deve-se formalizar a percepção do(s) avaliador(es) sobre o desempenho dos avaliados. 
É responsabilidade do gestor dar o feedback formal aos seus subordinados, seja ele resultante da sua percepção ou da percepção de um grupo de pessoas.
9/19
*
*
Feedback
O feedback ao avaliado deve ser planejado e programado de forma
 a agregar valor ao processo de melhoria contínua dos resultados da organização e desenvolvimento profissional dos colaboradores. 
10/19
*
Recomendações
Conhecimento antecipado dos relatórios de avaliação. 
Reuniões programadas com antecedência - preparo de argumentações.
Cumprimentar e apresentar o objetivo do encontro.
Falar diretamente, chamar pelo nome, manter contato visual e usar tom de voz calmo e audível.
Descrever o desempenho observado em vez de avaliá-lo.
Referir-se ao desempenho como um evento e não como uma característica da pessoa.
Começar pelos aspectos positivos, ressaltando eventos significativos e empregando o elogio de forma seletiva para não vulgarizar.
11/19
*
Recomendações
Apresentar os aspectos negativos e comentar as diferenças entre o que era esperado e o que foi alcançado. 
Pedir a concordância com cada item da avaliação. No caso de discordância, ouvir as argumentações e contra-argumentar (diálogo). Se persistir, registrar a discordância e seguir para o item seguinte.
Construir com o avaliado um Plano de Desenvolvimento Individual que vise desenvolver novas competências para o exercício de funções de maior conteúdo na estrutura de cargos da empresa e/ou reforçar as competências necessárias para o melhor desempenho no mesmo cargo.
Estabelecer os parâmetros (novos ou não) para o próximo ciclo de avaliação.
12/19
*
Revisão dos Parâmetros
A cada ciclo de avaliação os parâmetros devem ser revistos. 
As mudanças ambientais influenciam as estratégias e modificam as estruturas da organização. 
Novos produtos, novos processos, novas funções e novas competências passam a ser demandadas e, por conseguinte, os parâmetros de avaliação devem ser revistos e ajustados à nova realidade empresarial.
13/19
*
Revisão dos Parâmetros
A importância relativa de cada fator de avaliação deve ser revista à luz da nova realidade do ambiente operacional (novas estratégias). 
Da mesma forma, devem ser promovidos ajustes metodológicos de forma a promover a melhoria contínua do sistema de avaliação. 
Falhas devem ser corrigidas, melhorias incrementais devem ser implementadas, tornando a ferramenta cada vez mais eficaz (produtos gerados) e eficiente (recursos utilizados) no que tange a gestão de pessoas.
14/19
*
Avaliar o Sistema de Avaliação
Avaliar o próprio sistema de avaliação é uma forma de torná-lo mais confiável e efetivo nos seus propósitos.
A credibilidade na ferramenta é fundamental para o seu sucesso, e isso demanda que a concepção metodológica seja participativa, envolvendo todo o corpo de gestores e formadores de opinião. 
Esta escolha torna o processo mais demorado na sua formatação, mas reduz significativamente as resistências na implementação e propicia um maior engajamento na sua operacionalização.
15/19
*
*
PDCA – Melhoria Contínua
16/19
*
*
Excelência em Gestão
17/19
*
*
Cada área possui atribuições definidas no contexto organizacional. Elas se valem de processos para realizar essas atribuições e esses processos influenciam os custos e os prazos de operação (produtividade).
Os processos geram produtos que são resultados das atividades desenvolvidas e estas por sua vez, impactam na satisfação dos clientes internos e externos (qualidade).
Todo esse conjunto de elementos está necessariamente associado às pessoas e ao conjunto de suas competências
A influência das Pessoas na Excelência
18/19
*
Conclusão
Vimos a importância e a melhor forma de dar feedback aos colaboradores 
Vimos que o sistema de gestão do desempenho deve interagir com os demais sistemas de gestão de pessoas.
Abordamos também a necessidade de estar promovendo melhorias contínuas no processo e da necessidade de realizar outras medições para busca da excelência.
19/19
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando