Buscar

Hidrologia questões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Hidrologia
Em ordem de grandeza, do setor de maior consumo para o de menor consumo, quais são os principais usos da água pelo Homem?
agricultura (70%), industria (20%) e consumo doméstico urbano (10%).
São sub áreas da hidrologia exceto:
Hidrostática - hidromecânica que estuda a pressão e o equilíbrio dos líquidos e dos gases que se submetem à ação da gravidade
Assinale a alternativa que não condiz com os estudos hidrológicos:
Aproveitamento de recursos hídricos sem nenhum tipo de avaliação
ECOHIDROLOGIA é o gerenciamento de água em grandes bacias. Nas bacias tropicais assinale a alternativa que não caracteriza este gerenciamento.
Prioridade para áreas rurais com escassez hídrica
Segundo Hofwegen e Svendsen (1999), existem três princípios fundamentais para direcionar a gestão das águas: I - Afirma que todas as pessoas deve ter acesso à água, em quantidade e qualidade suficientes para satisfazer suas necessidades básicas de consumo, saneamento e alimentação, de forma gratuita. II - O segundo trata da obrigação moral da geração atual em não superexplorar ou degradar os recursos naturais existentes, dos quais dependerão as gerações futuras. III - Relata a importância da participação da população nos processos de tomada de decisão relativos à gestão dos recursos hídricos. Isso implica transparência ao longo desse processo, por meio da disponibilização e discussão das informações pertinentes à população envolvida.
A III e a II são alternativas verdadeiras
Quando a umidade relativa do ar é de 50% e a temperatura é de 15 graus Celsius, a quantidade de umidade no ar, em relação ao que o ar poderia carregar a 15 graus Celsius é:
Metade
Assinale a alternativa que expressa corretamente a definição de ciclo hidrológico.
Fenômeno global de circulação fechada da água entre a superfície terrestre e a atmosfera, impulsionado fundamentalmente pela energia associada à gravidade e à rotação terrestre.
Com relação ao Ciclo Hidrológico, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo: ( ) só é fechado em nível global. ( ) é fenômeno global de circulação entre a superfície terrestre e a atmosfera. ( ) é impulsionado pela gravidade associada à rotação terrestre. ( ) a variabilidade de suas manifestações se dá, entre outras razões, pelas diferenças de distribuição espacial de solos e coberturas vegetais. ( ) a circulação da superfície terrestre para a atmosfera se dá por fluxo de água na forma de vapor, e no sentido contrário, as transferências ocorrem em qualquer estado físico. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
V ¿ V ¿ F ¿ V ¿ V
Sabe-se que os elemento do clima são aqueles que juntos, caracterizam o tempo e e o clima. Em relação ao clima, marque a resposta correta.
Temperatura
 Ao conjunto de __________________________ que drenam para uma área em comum dá-se o nome de __________________________ ou __________________________ .
bacias hidrográficas / sistema hidrográfico / região hidrográfica
A água é a fonte da vida e do desenvolvimento. Trata-se de um recurso estratégico por seus valores sociais, econômicos e ecológicos. esse bem natural é um patrimônio da humanidade que serve para tudo e para todos, sendo, portanto, um mineral que deve ser compartilhado com as gerações atuais e futuras que habitam nas bacias hidrográficas e suas fronteiras. A partir da análise do texto e dos conhecimentos sobre a importância da água, assinale a proposição incorreta.
As atividades econômicas sempre respeitaram os limites impostos pela oferta de recursos hídricos - localização, quantidade e qualidade -, evitando os conflitos de uso e de escassez.
Com relação ao Ciclo Hidrológico e Água Subterrânea, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo. ( ) O constate intercâmbio entre os reservatórios (oceanos, geleiras, rios, lagos, vapor de água na atmosfera, água subterrânea e água retida nos seres vivos) compreende o ciclo hidrológico, movimentado pela energia solar e representa o processo mais importante na dinâmica interna da Terra. ( ) O ciclo hidrológico tem uma aplicação prática no estudo dos recursos hídricos que visa avaliar e monitorar a quantidade de água disponível na superfície da Terra. ( ) A bacia hidrográfica pode ser definida como uma área de captação da água de precipitação, demarcada por divisores topográficos, onde apenas uma parcela da água captada converge para um único ponto de saída: o exutório. ( ) De maneira simplificada, podemos afirmar que toda a água que ocupa vazios em formações rochosas ou no regolito é classificada como água subterrânea. ( ) A infiltração é o processo mais importante de água no subsolo; o volume e a velocidade dependem do tipo dos materiais terrestres, da cobertura vegetal, da topografia, da precipitação e da ocupação do solo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
F ¿ V ¿ F ¿ V ¿ V
A respeito das bacias hidrográficas, marque a única alternativa correta:
Os divisores de água ligam pontos situados em setores de relevo convexo;
Dentre os elementos que devem ser observados ao se definir uma bacia hidrográfica é correto afirmar que são:
Curso d´água, informações de topografia e seção transversal de referência
Em termos de unidade básica, o que é uma bacia hidrográfica?
É a unidade físico territorial de planejamento e gerenciamento dos recursos hídricos.
 Com relação a um poço artesiano, pode-se afirmar que é:
um poço que retira água de um aqüífero confinado
Sedimento é a partícula resultante de um processo erosivo que pode vir a provocar danos em rios e lagos. Assinale a alternativa que indica um dano originado pelo transporte de sedimentos até os corpos hídricos
A eutrofização causada pelo transporte de sedimentos com nutrientes.
A partir dos conhecimentos à respeito dos equipamentos de monitoramento dos dados hidrológicos, marque a OPÇÃO CORRETA:
b) O ADCP é um equipamento que tem por finalidade medir dados de vazão.
As medidas de controle de cheias e inundacoes podem ser classificadas em nao-estruturais e estruturais. Assinale a alternativa que apresenta medida(s) nao-estrutural(ais).
Implantacao de um Programa de Alerta de inundacoes.
A velocidade da corrente de um fluxo fluvial é:
Maior na parte central do rio do que em suas margens.
Em uma bacia hidrográfica, a precipitação total anual foi de 1830 mm. Considerando que o monitoramento realizado constatou uma evapotranspiração de 510 mm e infiltração de 605 mm. Qual o percentual do coeficiente de escoamento superficial da bacia?
39%
A vazão de 1500L/s tem a probabilidade de 5% de não ser igualada ou excedida, possuindo, portanto, um período de retorno (T) igual a
20 Anos
Dadas três áreas de drenagem, (1), (2) e (3), iguais, sujeitas à mesma chuva crítica e com coeficientes de deflúvio iguais a 0,55, 0,45 e 0,89, respectivamente, aplicando-se o método racional, indique a alternativa correta:
A vazão da área (1) será menor do que a da área (3) e maior do que da área (2);
Encontre as precipitações máximas e mínimas para o período de retorno de 100 anos para a série de dados de precipitação abaixo. (Utilize o Método dos Momentos).
	Série de Precipitação
	ANO
	Chuva (mm)
	1999
	92
	2000
	76,3
	2001
	41,92
	2002
	65,7
	2003
	46,96
	2004
	95
	2005
	89
	2006
	117,15
	2007
	151,25
	2008
	93
 Precipitação máxima de 183,6 mm e Precipitação mínima de 31,9 mm
Calcular a precipitação máxima diária para um período de recorrência de 100 anos utilizando o método de Gumbel, a partir da série de dados abaixo.
	Período
	Chuva (mm)
	2000
	88,4
	2001
	76,3
	2002
	41,92
	2003
	65,7
	2004
	46,96
	2005
	95
	2006
	89
	2007
	117,15
	2008
	151,25
	2009
	93
	2010
	92,6
216,8 mm
Estão associadas às chamadas frentes; ocasionam o conflito entre massas de ar; se sobrepõem o ar quente sobre o ar frio; compreendem a maior parte do volume de águaprecipitado em uma bacia; podem ocorrer por vários dias, apresentando pausas com chuviscos. Apresentam longa duração e média/forte intensidade, podendo ser acompanhadas de ventos fortes. Estas são características que permitem definir o tipo de chuva:
Ciclônica
Marque a opção CORRETA a partir do conhecimento sobre os métodos estatísticos aplicados na hidrologia
O método Ponderação regional é utilizado para cálculo de Preenchimento de falhas de chuvas.
Marque a opção CORRETA.
As chuvas convectivas ocorrem pelo aquecimento de massas de ar, relativamente pequenas, que estão em contato direto com a superfície quente dos continentes e oceanos
O fenômeno da Interceptação condiz com o volume de água captado pelas partes das plantas necessárias para sua nutrição hídrica e, que não tocam o solo diretamente mesmo que após a ocorrência da precipitação pluviométrica. Considerando a precipitação pluviométrica como o principal fator condicionante da intercepção que variáveis associadas a este elemento do ciclo hidrológico devem ser analisados:
Altura, intensidade e duração.
A perda de água pelas superfícies livres de rios, lagos e reservatórios, é denominado de:
Evapotranspiração
Quantidade de água transferida para a atmosfera, na unidade de tempo, de uma superfície extensa completamente coberta de vegetação de porte baixo e bem suprida de água. O texto corresponde à definição de que variável hidrológica?
Evapotranspiração potencial
A porcentagem de água doce em relação ao total de água existente no planeta Terra é de:
2,5%
Sobre Evaporação, é correto afirmar que: ( ) só acontece naturalmente se houver ingresso de energia no sistema, proveniente do Sol, da atmosfera, ou de ambos, e será controlada pela taxa de energia, na forma de vapor de água que se propaga da superfície da Terra. ( ) os dados são fundamentais para o planejamento de áreas agrícolas de sequeiro ou irrigada, a previsão de cheias, e a construção e operação de reservatórios. ( ) além da radiação solar, as variáveis meteorológicas que interferem no processo, particularmente de superfícies livres de água, são a temperatura do ar, vento e pressão de vapor. ( ) o aumento da temperatura do ar influi negativamente na intensidade de evaporação, pois permite que uma maior quantidade de vapor de água esteja presente no mesmo volume de ar, quando é atingido o grau de saturação deste. ( ) o processo de evaporação, na condição de solo não saturado ou nível freático a grande profundidade, passa a depender das propriedades do perfil de solo, principalmente da condutividade hidráulica, que é função da estrutura e da textura do solo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
V ¿ V ¿ V ¿ F ¿ V
O semiárido brasileiro ocupa mais de 57% da região Nordeste do Brasil. Com relação ao semiárido, é correto afirmar:
a região é marcada pela regularidade temporal das precipitações e baixa precipitação média anual.
A capacidade de infiltração do solo pode ser medida com o uso de equipamentos denominados:
Infiltrômetros
Leia o texto que segue com atenção. Com base no mesmo, assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas. Os métodos de medidas de umidade do solo são de duas categorias: de tensão de umidade, e de conteúdo da água. No primeiro grupo os______________________são os únicos instrumentos que fornecem medidas diretas de tensão. No segundo grupo usa-se o método de______________________e/ou de __________________. Os métodos de medidas de umidade do solo são dispendiosos, consomem muito tempo de operação e interpretação. Recentemente, a atenção tem sido focada nos métodos____________________. O estudo da evapotranspiração tem conduzido ao desenvolvimento da técnica de balanço hídrico como um método de estimar a umidade do solo.
tensiômetros ¿ secagem em estufa ¿ dispersão de nêutrons ¿ meteorológicos
"Movimento e filtragem de fluídos por materiais porosos." O conceito descrito acima refere-se a definição de:
Percolação
O tempo de concentração é definido como:
Tempo de deslocamento da água do ponto mais distante da bacia até a seção principal, onde toda a área da bacia contribui para o escoamento superficial
Analise as afirmativas a seguir e, assinale a alternativa correta: I ¿ O mecanismo de Horton e o mecanismo de Dunne correspondem, respectivamente, ao fluxo por excesso de infiltração e ao fluxo por excesso de saturação. II ¿ Quando considerada a área da bacia, o tamanho da bacia de drenagem exerce influência direta no escoamento superficial (volume de água que drena de uma bacia). III ¿ Ao aumentar o Runoff, aumenta o tempo de resposta da bacia e aumenta a infiltração. IV ¿ Canais naturais aumentam em muito a velocidade da água, fazendo com que a água de chuva deixe a bacia muito rapidamente gerando aumento do fluxo de base e aumento do Runoff.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
O coeficiente de defluvio (runoff) é de fundamental importância para diversas obras de engenharia e a sua definição está associada à água que
escoa sobre a superfície do terreno.
O tempo de concentração é definido como:
Tempo de deslocamento da água do ponto mais distante da bacia até a seção principal, onde toda a área da bacia contribui para o escoamento superficial
Uma bacia hidrográfica possui 50% de área urbanizada, com coeficiente de runoff C1 = 0,82, 30% com áreas cultivadas, C2 = 0,10, e a área restante coberta por solo com permeabilidade média, C3 = 0,30, abrangendo no total uma área de 2,0 km2. Utilizando o Método Racional, assinale a alternativa que indica o escoamento superficial esperado para o caso de uma precipitação uniforme de 108 mm/h sobre essa bacia. Q=0,278*C*i*A
30 m³/s;
A profundidade pode variar amplamente em pequenas áreas: nos vales, a camada pode estar a vários metros de profundidade, ao passo que nas regiões montanhosas pode estar a poucos centímetros de profundidade. Esta característica é inerente a algo que ocorre em nível de hidrologia de vertente e especificamente diz respeito a:
Camada impermeável
Correlacione cada termo abaixo com a sua correta definição. TERMOS: 01) Condições de lançamento; 02) Corpo d'água receptor; 03) Tributário; 04) Carga poluidora; 05) Nascente; 06) Aquífero DEFINIÇÕES: I) Corpo d'água que flui para um rio maior ou para um reservatório. II ) Formação geológica que pode armazenar água subterrânea. III) Local onde a água aflora à superfície, pelo solo ou pela rocha, e inicia um pequeno curso d'água. IV) Padrões e condições de emissão adotados para o controle de lançamentos de efluentes em corpos d'água receptores. V) Corpo d'água superficial que recebe o lançamento de um efluente. VI) Quantidade de determinado poluente transportado ou lançado em um corpo de água receptor. Escolha a alternativa que corresponda a correta associação entre os termos e sua definição:
01-IV; 02-V; 03-I; 04-VI; 05-III; 06-II, respectivamente.
Marque a opção CORRETA a partir dos conhecimentos sobre hidrologia estatística:
Risco na hidrologia é considerado como a probabilidade de ocorrência de um evento multiplicada pelos prejuízos que se espera da ocorrência deste evento.
Como se chama a faixa formada pelo limite da via pública com os meio-fios, formando uma calha que coleta as águas pluviais oriundas da rua. Marque a resposta correta.
Sarjeta
Uma bacia hidrográfica de 100 km² apresenta precipitação média anual de 1500 mm e evapotranspiração média anual de 900 mm. Com base nos conhecimentos de ciclo hidrológico e balanço hídrico e utilizando os dados apresentados, assinale a alternativa que corresponde à vazão média anual na seção principal (seção de saída ¿ exutória) da referida bacia. Para a solução, adotar: 10 mm/ano = 0,3 L/s/km².
1,8 m³/s
Em relação à Drenagem Urbana, marque a resposta correta.
Compreende todo um conjunto de medidas a serem tomadas no sentido de atenuar os riscos e prejuízos decorrentes de inundações.
A Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 357 de 17 de março de 2005, dispõesobre a classificação das águas segundo o seu grau de salinidade, em doces, salobras ou salinas. Pergunta-se: qual é o limite de salinidade das águas salobras?
Salinidade superior a 0,5 e inferior a 30 partes por mil.
A Lei no 9.433/1997 instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. De acordo com essa legislação, assinale a alternativa que apresenta instrumento(s) da PNRH.
O enquadramento dos corpos de água em classes, segundo os usos preponderantes da água e a outorga dos direitos de uso de recursos hídricos.
Considerando a Política Nacional de recursos Hídricos, marque a opção CORRETA:
O instrumento de gestão cobrança pelo uso da água é o valor pago pelos usuários para a outorga, tanto de captação de água quanto de lançamento de efluentes. Isso é válido apenas quando a cobrança estiver implementada na bacia hidrográfica.
A Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 357 de 17 de março de 2005, dispõe sobre a classificação das águas segundo o seu grau de salinidade, em doces, salobras ou salinas. Pergunta-se: qual é o limite de salinidade das águas doces?
Salinidade igual ou inferior a 0,5 partes por mil.
A chuva formada devido à ascenção de uma massa de ar úmida através de uma cadeia montanhosa denomina-se:
chuva orográfica
A geração de energia elétrica por uma usina hidrelétrica requer a construção de uma barragem para regularizar as vazões e criar o desnível necessário para a produção de energia elétrica. A construção da barragem acaba por criar um reservatório a montante que se caracteriza por maiores profundidades e menores velocidades em comparação à condição natural anterior. Um dos problemas associados aos reservatórios de usinas hidrelétricas é o problema da qualidade da água, influenciado pela eutrofização prematura (eutrofização cultural) do reservatório. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas: 1. O termo eutrofização é usado para caracterizar um processo natural ou artificial de adição de nutrientes a um corpo de água e os efeitos resultantes dessa adição. 2. A eutrofização é determinada pela fotossíntese que produz matéria orgânica nova a partir de nutrientes inorgânicos. 3. O aumento excessivo de produção de matéria orgânica, por efeito da eutrofização cultural, gera consequente aumento de detritos orgânicos que serão decompostos, gerando gases, como o metano e o gás sulfídrico, fatais para a maioria dos organismos aquáticos. 4. A profundidade, a forma da superfície e o tempo de retenção hidráulica são fatores físicos importantes no processo de eutrofização de um reservatório. Assinale a alternativa correta.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
De acordo com a resolução 357, de 17 de março de 2005, a definição de água doce é a:
São águas com salinidade igual ou inferior a 0,5 %.

Outros materiais