Buscar

Atividade CONSUMIDOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade
A inversão do ônus da prova é matéria processual consumerista subordinada aos ditames e diálogo entre a Lei 8.078 de 1990 e a Lei 13.105 de 2015. Considerando um fato concreto em que o Magistrado decidiu acerca do momento da inversão na sentença, qual seria o momento processual correto para a determinação do ônus probatório a que as partes deverão se subordinar?
O momento processual adequado é no despacho saneador. Inclusive para que as partes possam, diante do caso concreto, se exsurgir (agravar) da prova a que ficou seu encargo. Conforme art. 6, VIII da Lei 8.078 de 1990 e art. 357, III da Lei 13.105 de 2015.
Carlos Augusto adquiriu R$ 13.000,00 em piso de madeira (laminados) para instalação em sua casa. A empresa contratada (Durafloor) faz a instalação. Dois meses após a instalação o piso estufou. Feita a reclamação administrativa junto à empresa, esta afirma que nada tem a fazer. O fabricante é acionado (Duratex) e, após perícia, constata que o piso foi instalado incorretamente, pois não foi deixado espaço no acabamento e entre as tábuas com fins de permitir a dilatação e contração dos perfis. Mesmo após a apresentação de tal laudo, a Durafloor afirma que nada irá fazer. Como advogado de Carlos Augusto, quais os argumentos de fato e de direito que alegaria em uma petição inicial?
Vício do serviço. Art. 20, caput e seu parágrafo 2º do CDC. Obrigação de instalação correta do produto.
Ageu Cezarino, ex-empregado de uma empresa, mantém o plano de saúde da sua ex-empresa. Arca com todas as despesas em absoluta consonância com as normas (Lei 9.656/98). O plano de saúde, Intermédica Sistemas de Saúde, resiliu unilateralmente o contrato citado. Por consequência, sua esposa, Aline Cezarino, (dependente no plano) teve recusada a cobertura médica por conta de sua gestação.
Como advogado dos consumidores quais seriam seus argumentos em uma ação visando responsabilizar a empresa Intermédica Sistemas de Saúde?
RECURSO ESPECIAL

Outros materiais