Buscar

ab94d821

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Faculdade de Faculdade – campus Nova Friburgo
Disciplina: Morfologia de Órgãos e Sistêmas
APARELHO URINÁRIO
Professor Albino Fonseca Júnior
*
APARELHO URINÁRIO
“Constituídos por órgãos responsáveis em elaborar (produzir), armazenar e eliminar a urina”
ÓRGÃOS
CONDUTORES
ÓRGÃOS
PRODUTORES
*
TRATO URINÁRIO
SUPERIOR
INFERIOR
 RINS
 PELVE RENAL
 URETER
 BEXIGA
 URETRA
ASPECTOS BÁSICOS
*
ASPECTOS TOPOGRÁFICOS
ÓRGÃO RETROPERITONEAL
*
ANATOMIA
INTERNA
CÓRTEX RENAL
COLUNA RENAL
MEDULA RENAL
[PIRÂMEDES RENAIS]
*
ÓRGÃOS
CONDUTORES
CÁLICES
MENORES
CÁLICES
MAIORES
PELVE
RENAL
*
ÓRGÃOS
CONDUTORES
URETER
BEXIGA
URETRA
*
ÓRGÃOS
CONDUTORES
URETRA
URETRA FEMININA
URETRA MASCULINA
*
NEFROLITÍASE E UROLITÍASE
“Consiste na presença de cálculos dentro do trato urinário superior - rim (nefrolitíase), ou em outro ponto no trato urinário inferior (urolitíase) – 5-10% dos Norte-americanos” 
	O aparelho urinário é constituído pelos rins e ureteres, na cavidade abdominal; e a bexiga e uretra, na cavidade pélvica.
*
	Os rins produzem urina, que é conduzida pelos ureteres para a bexiga onde a mesma ficará armazenada até o momento da micção. A partir deste ponto, a urina será conduzida ao meio externo pela uretra.
	Os rins retiram o excesso de água, sais e resíduos do metabolismo protéico do sangue, enquanto devolvem nutrientes e substâncias químicas ao sangue.
*
	Os rins situam-se topograficamente nos níveis vertebrais T12 e L3, sendo o rim direito (VT12-VL2) mais baixo que o rim esquerdo (VL1-VL3). O rim direito encontra-se separado do fígado por um espaço denominado Recesso Hepato-renal. 
	Na margem medial de cada rim há uma fenda vertical, o Hilo Renal, a artéria renal entra e a veia renal e pelve renal deixam o seio renal. No hilo, a veia renal situa-se anteriormente a artéria renal, que está anterior a pelve renal. O hilo renal é a entrada em um espaço no rim, o Seio Renal, que é ocupado pela pelve renal, pelos cálices renais, vasos, nervos e um quantidade variável de gordura.
*
	Os rins dispõem-se posteriormente ao peritônio sendo assim denominados de órgãos retroperitonial.
	Os rins apresentam-se envoltos por sucessivos planos fasciais e gordurosos . Aderido ao rim temos a Cápsula Renal (1) de fácil descapsulização manual. Em casos de dificuldade neste ato o profissional médico deve suspeitar de doença infecciosa / inflamatória (pielonefrite, por exemplo). Superficialmente a cápsula renal observa-se uma camada de tecido adiposo denominado Gordura Perirrenal (2). Esta última apresenta-se envolta por um plano fascial denominada Fáscia Renal ou de Gerota (3) que envolve o órgão, exceto em sua porção medial (hilo renal) onde continua-se com o ureter (Fáscia periureteral) e com as bainhas fasciais vasculares. Superficialmente a fáscia renal nota-se uma outra camada de tecido adiposo conhecida como Gordura Pararrenal (4). A partir deste ponto temos uma última camada que será citada de acordo com a sua topografia. Anteriormente, tem-se o Peritônio (5a) e, póstero-lateralmente, Planos Fasciais Musculares (5b): i) Fáscia do músculo psoas; ii) Fáscia do músculo quadrado lombar; e iii) Fáscia do músculo transverso do abdome.
	Todas essas estruturas mantém o rim em posição relativamente fixa. Entretanto, há movimento dos rins durante a respiração e ao passar da posição de decúbito dorsal para a posição ortostática,e vice-versa. A mobilidade renal é de cerca de 3,0 cm (aproximadamente um corpo vertebral).
*
	
*
	A Pelve Renal é a expansão afunilada, achatada da extremidade superior do ureter. O ápice da pelve renal é contínuo com o ureter. A pelve renal recebe dois ou três Cálices Maiores e, cada um deles se divide em dois ou três Cálices Menores. Cada cálice menor é entalhado pela Papila Renal, ápice da Pirâmide Renal, na qual a urina é excretada.
	A superfície de corte do rim demonstra uma área mais periférica e pálida, em relação a área central, denominada Córtex Renal. Na porção central do rim, confluindo para o hilo renal, nota-se uma área mais escura, em relação a área periférica, a Medula Renal também conhecida como Pirâmide Renal. No ápice da pirâmide renal, como já mencionado acima, tem-se a Papila Renal. Entre as pirâmides renais observa-se parênquima renal com mesma coloração do córtex renal designado por Colunas Renais (ou de Bertin).
*
	São ductos musculares (25-30 cm) com luzes estreitas que conduzem urina dos rins até a bexiga. Originam-se da pelve renal, abaixo do pólo inferior do rim (Porção Pélvica). Depois iniciam seu trajeto descendente abdominal (Porção Abdominal), retroperitonial, passando sobre a margem da pelve na bifurcação das artérias ilíacas comuns (Porção Ilíaca). Em seguida, passam pela parede lateral da pelve e entram na bexiga (Porção Intra-vesical).
	Radiologicamente são vistos três pontos de constrição: (1) na junção dos ureteres e das pelves renais (Junção Pielo-ureteral); (2) onde os ureteres cruzam a margem da abertura superior da pelve; (3) durante a sua passagem através da parede da bexiga. Essas áreas de constrição são possíveis locais de obstrução por cálculos ureterais (renais).
	A bexiga, uma víscera oca com fortes paredes musculares (músculo detrusor), caracterizada por sua distensibilidade. Está separada anteriormente do púbis por um espaço designado Espaço Retropúbico (ou de Retzius). Em direção ao colo da bexiga masculina, as fibras internas formam o Esfíncter Interno da Uretra, involuntário. Esse esfíncter se contrai durante a ejaculação para evitar a ejaculação retrógrada (refluxo ejaculatório) do sêmen para a bexiga.
	Os óstios uretéricos e o óstio interno da uretra estão nos ângulos do Trígono Vesical. Os óstios uretéricos são circundados por alças da musculatura do detrusor, que se contraem quando a bexiga se contrai, para ajudar a evitar o refluxo de urina para o ureter.
*
	A Uretra Masculina é um tubo muscular (18-22 cm) que conduz urina do óstio interno da uretra na bexiga até o óstio externo da uretra, localizado na extremidade da glande do pênis. Para fins descritivos, a uretra é dividida em quatro partes: (1) Parte intramural (Intravesical); (2) Parte prostática; (3) Parte Membranosa; e (4) Parte esponjosa.
	A Uretra Feminina apresenta 4,0 cm de comprimento e 0,6 cm de diâmetro, anteriormente ao orifício externo da vagina.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais