Buscar

BENS PÚBLICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

BENS PÚBLICOS
Cláudia Martins de Souza
1 INTRODUÇÃO:
Os bens públicos são todas as coisas pertencentes ao União,Estados, Distrito Federal, Municípios e suas respectivas autarquias e fundações públicas, tanto móveis como imóveis, corpóreas ou incorpóreas, etc. Celso Bandeira de Mello, ainda, inclui entre os bens públicos aqueles que, embora não pertencentes a tais pessoas, esteja afetados à prestação de um serviço público. O conjunto de bens públicos forma o ‘domínio público’, que inclui tanto bens imóveis, como móveis. 
Também, temos o termo de bens públicos inseridos na Constituição: “São públicos os bens de domínio nacional pertencentes as pessoas jurídicas de direito público interno; todos os outros são particulares, seja qual fora pessoa a que pertencerem” (art. 98 do CC).
2 DOS DISPOSITIVOS LEGAIS E DOUTRINÁRIOS
De acordo com José dos Santos Carvalho, em seu livro Manual de Direito Administrativo, classifiaca os bens públicos “em federais, estaduais ou municipais, conforme a entidade política a que pertençam ou de acordo com a órbita do interesse do bem.” Onde:
● Bens públicos federais: “os que atualmente lhe pertencem e os que vierem a ser atribuídos; as terras devolutas; os lagos, rios e correntes de água em terrenos de seu domínio, ou que banhem mais de um Estado ou sirvam de limites com outros países, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais; as ilhas fluviais; as praiasmarítimas ; as ilhas oceânicas e costeiras; os recursos naturais da plataforma continental; o mar territorial e os terrenos de marinha e seus acrescidos; os potenciais de energia hidráulica e os recursos minerais, inclusive os do subsolo; as cavernas e sítios arqueológicos.”
● Bens públicos estaduais: “as águas superficiais ou subterrâneas, fluentes, emergentes e em depósito, ressalvadas as decorrentes de obras da União; as áreas, nas ilhas oceânicas e costeiras, que estiverem em seu domínio; as ilhas fluviais e lacustres não pertencentes à União; as terras devolutas não compreendidas entre as da União.”
● Bens municipais: “os que atualmente lhe pertencem e os que vierem a ser atribuídos; ruas praças e áreas dominiais.”
No Codigo Civil temos a destinação dos bens, onde em seu Artigo 99, o doutrinador utilizou a destinação dos bens para gerar uma classificação dos bens publicos, vejamos:
● Bens de uso comum: “São aqueles destinados ao uso indistinto de toda a população. Ex: Mar, rio, rua, praça, estradas, parques. “ Também temos outra dispozição no Artigo 103 do Codigo Civil que diz: “O uso comum dos bens públicos pode ser gratuito ou oneroso, conforme for estabelecido por meio da lei da pessoa jurídica a qual o bem pertencer”. Vale acrescentar nas disposições que são bens de uso comum do povo ou de Domínio Público. 
● Bens de uso especial: “São aqueles destinados a uma finalidade específica. Ex: Bibliotecas, teatros,escolas, fóruns, quartel, museu, repartições publicas em geral”, salientando que são bens de uso especial ou de Patrimônio Administrativo Indisponível.
● Bens dominicais: “Constituem o patrimônio das pessoas jurídicas de direito público, como objeto de direito pessoal ou real, de cada uma dessas entidades”, onde estes bens não são destinados a finalidades comuns e especiais, mas representam o patrimônio que o Estado dispõe, resumindo são de Patrimônio Disponível.
Em relação a natureza física dos bens, de acordo com Maria Sylvia, eles se classificam em:
●Bens do Domínio Hídrico: são as águas públicas, que compreendem as águas correntes (mar, rios, riachos, etc.), as águas dormentes (lagos, lagoas, açudes, etc.) e os potenciais de energia hidráulica.
●Bens do Domínio Terrestre: compreendem o solo e o subsolo.
Seguindo a linha de raciocinio, não se pode deixar de falar em utilização desses bens. Onde os de uso comum reconhece a toda coletividade indistintamente, em relação aos bens de uso comum. Também tem-se o uso especial, onde reconhece a determinadas pessoas para usufruírem de determinados bens tendo exclusividade de uso mediante contrato ou ato unilateral da Administração Pública. De acordo com, Celso Antônio Bandeira Mello, em seu livro de Curso de Direito Administrativo, os bens de uso especial teremos algumas formas para serem utilizados, como:
● Autorização de Uso: é ato unilateral, gratuito ou oneroso,independente de lei, discricionário, sem forma especial, revogável precariamente pela Administração, e que não gera direitos para o particular. 
● Permissão de Uso (de bem público, e não de serviços públicos): é ato negocial podendo ser feito com ou sem condições, por tempo certo unilateral, gratuito ou oneroso, independente de lei, discricionário, revogável precariamente pela Administração e que não gera direitos para o particular, salvo se o contrário se dispuser no contrato.
● Concessão de Uso: é contrato administrativo através do qual o Poder Público concede a alguém o uso exclusivo de determinado bem público para que o explore segundo sua destinação específica. O que a distingue da autorização e da permissão de uso é o seu caráter contratual e de estabilidade das relações jurídicas dela resultantes.
● Cessão de Uso: é a transferência da posse de bens entre órgãos ou entidades públicas, gratuitamente. Assemelha-se ao comodato do Direito Privado. Depende de autorização legal e formaliza-se através de simples termo ou anotação cadastral. Como não opera a transferência da propriedade, prescinde de registro imobiliário.
● A foramento: não se confunde com a concessão de direito real de uso, que exige finalidade específica. É um instituto civil que permite ao proprietário atribuir a outrem o domínio útil de imóvel de sua propriedade, mediante o pagamento de uma importância certa, invariável e anual, chamada foro oupensão. Trata-se de um direito real sobre coisa alheia, em que se confere ao titular do direito - foreiro ou enfiteuta - a plena posse, uso e gozo da coisa, sem fins específicos, com poderes, inclusive, de aliená-la e transmiti-la hereditariamente, desde que pague anualmente ao senhorio direto (proprietário) chamada de foro ou pensão anual.
Quando falamos de bens públicos, voltamos o olhar para o regime jurídico dos mesmos, pois o regime jurídico ira garantir que o “Estado” continue com os bens públicos, ou a quem eles de fato pertencem. Então, de acordo com, a juíza federal Maria Cristina Saraiva Ferreira e Silva, “os bens públicos, no direito brasileiro, marcam-se pelas seguintes características de regime:
● Analienabilidade ou alienabilidade nos termos da lei. Os de uso comum ou especial não são alienáveis enquanto conservarem tal qualificação, isto é, enquanto estiverem afetados a tais destinos. Só podem sê-lo (sempre nos termos da lei), ao serem desafetados, passando à categoria dos dominiais.
● Impenhorabilidade, é uma conseqüência do anterior. De acordo com o artigo 100, da Constituição, há uma forma específica para satisfação de créditos contra o Poder Público inadimplente, não podendo ser praceados os bens públicos para que o credor neles se sacie.
● Imprescritibilidade, é a característica dos bens públicos que impedem que sejam adquiridos por usucapião. Os imóveis públicos, urbanos ou rurais, não podem seradquiridos por usucapião.”
4 CONCLUSÃO
Conclui-se que a categoria de bens públicos abrange todas as coisas, corpóreas ou incorpóreas, imóveis, móveis e semoventes, créditos, como também direitos e ações que pretençam as entidades estatais, autárquias, fundações e empresas estatais.
Conforme visto em pesquisas, notei que os bens públicos da União, ainda é um dos temas mais complexos do Direito, visto que ultrapassa as fronetiras do Direito Civil e Constitucional, notando portanto que ele esta inserido atualmente no Direito Administrativo e no Direito Ambiental.
Falta uma sistematização do tema para que o aplicar das normas de direito e também no ambito administrativo possa atuar e interpretar as leis normatizadas. Vejo de fundamental importância da preservação do meio ambiente na relevância dos bens públicos ea defesa do interesse público, também a exaltação da soberania nacional.
REFERÊNCIAS
Alexandrino, Marcelo, Direito Administrativo Descomplicado, Rio de Janeiro, Editora Impetus, 2008 
FILHO, José dos Santos Carvalho. Manual de Direito Administrativo. 17. Ed. São Paulo. Lumen Juris. 2007.
DI PIETRO, Maria Sylvia, Direito Administrativo. 23ª ed., São Paulo : Atlas, 2014.
MELLO, Celso Antônio Bandeira, Curso de direito administrativo . 31 ed. São Paulo: Malheiros, 2013.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes