Buscar

Atividade em sala Comunicação e Política

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Comunicação e Política
Profa. Isabel Spagnolo
Atividade em sala
1 - Foucault, em “Vigiar e Punir”, faz uma reflexão importante sobre os mecanismos de disciplina. Considere os itens abaixo.
I- Foucault notou que o controle disciplinar não era exclusivo das prisões e, sim, permeava várias instituições, como as fábricas, exércitos, hospitais e escolas. 
II- A disciplina não pode se identificar com uma instituição nem com um aparelho, mas com uma sociedade disciplinar. 
III- É pela disciplina que as relações de poder se tornam mais facilmente observáveis, pois é por meio da disciplina que se estabelecem as relações. 
IV- A prisão é o final previsível da passagem por instituições pela qual a sociedade acredita impedir a delinquência, como os abrigos e medidas socioeducativas.
A alternativa com a indicação correta dos itens que melhor representam o pensamento de Foucault é:
 A - I e II
 B - I e III
 C - I, II e III
 D - II e IV
 E - I, II, III, IV
2 - Na democracia da pólis, cujo exemplo maior é o da Atenas, muito poucos de fato poderiam ser considerados cidadãos, estando excluídos da participação política:
(A) escravos, crianças, mulheres e homossexuais.
(B) mulheres, crianças, escravos e estrangeiros.
(C) mulheres, escravos e os mais pobres.
(D) homens, mulheres e crianças.
(E) todos que não servissem ao exército.
3 - Em Vigiar e punir (Petrópolis, Vozes, 1977), Foucault discute a disciplina e sua função social. É correto afirmar que, para Foucault:
a) disciplina é uma forma de vigiar os homens que precisam ser punidos.	
b) disciplina é a aplicação de um saber voltado para tornar mais forte o corpo do sujeito.
c) disciplina é um mecanismo de socialização do sujeito.
d) disciplina é um tipo de poder que comporta uma tecnologia tendo em vista tornar os corpos dóceis.
e) disciplina é um mecanismo de socialização do sujeito derivada do Panóptico de Bentham e uma forma de convívio entre sujeitos degradados.
4 - O filósofo Michel Foucault concebe o poder como uma complexa rede de mecanismos e dispositivos cotidianos espalhados pela sociedade, constituindo práticas sociais, que condicionam os indivíduos gerando relações as quais ninguém escapa. Considerando suas observações, ele denomina de corpos dóceis:
A) os movimentos ativistas pelos direitos humanos que procuram assegurar condições concretas de inclusão das minorias sociais.
B) os indivíduos inseridos em uma sociedade livre de toda e qualquer ação repressora, capazes de exercer livremente suas atividades e expressar suas opiniões.
C) as pessoas que sofrem com a discriminação racial e sexual, organizadas em movimentos de resistência.
D) os indivíduos ou grupos que afirmam sua identidade étnica e buscam nas esferas institucionais os meios eficientes de atender suas reivindicações políticas.
E) os indivíduos ou grupos submetidos a regimes disciplinares intensos, que têm os corpos domesticados no intuito de maximizar o potencial produtivo, a utilidade econômica, eliminando a criatividade e a capacidade de luta política.
5 - A partir do livro Vigiar e Punir, de Michel Foucault, considere as seguintes afirmações a respeito da disciplina: 
I. Ela é exercida de diferentes formas e tem como finalidade única a habilidade do corpo. 
II. Ela pode ser entendida como a estratégia empregada para o controle minucioso das operações do corpo, sendo seu efeito maior a constituição de um indivíduo dócil e útil. 
III. Ela se constitui também pelo controle do horário de execução de atividades, em que o tempo medido e pago deve ser sem defeito e, em seu transcurso, o corpo deve ficar aplicado a seu exercício. 
De acordo com as afirmações acima, podemos dizer que: 
A) Todas as afirmações estão corretas. 
B) A afirmação I está incorreta. 
C) Apenas a afirmação III está correta. 
D) As alternativas II e III estão incorretas. 
E) Apenas a afirmação II está correta.
6 - Em relação à questão da sociedade disciplinar e sociedade do controle, assim como definidos e abordados respectivamente por Michel Foucault e Gilles Deleuze é correto afirmar que: 
a) Ambos os filósofos, ligavam os conceitos que criaram à sociedade capitalista contemporânea que se caracterizava por garantir uma plena liberdade de ação aos indivíduos que delas fizessem parte.
b) É possível perceber que os conceitos criados pelos dois filósofos se contradizem, pois, enquanto para Foucault a sociedade disciplinar estava ligada à busca de uma dominação dos indivíduos através de princípios religiosos, para Deleuze a sociedade do controle refletia um tipo de dominação que tinha como origem o Estado e o seu desejo de controlar os indivíduos.
c) Para Deleuze a sociedade do controle aperfeiçoava os mecanismos de coerção social presentes na sociedade disciplinar e criava outros ainda mais eficazes, mas menos visíveis.
d) Enquanto para Foucault os mecanismos de coerção social da sociedade disciplinar não tinham nenhum objetivo senão submeter os indivíduos às regras sociais, Deleuze entende que na sociedade do controle tais mecanismos estavam somente a serviço dos interesses do grande capital.
e) N.D.A.
7 - No ano de 1990, o filósofo francês Gilles Deleuze criou o conceito de “sociedade do controle” para explicar a configuração totalitária das sociedades atuais. Na sociedade de controle as pessoas têm a ilusão de desfrutarem de maior autonomia, pois podem, por exemplo, acessar contas correntes e fazer compras pela Internet. Mas, por outro lado, seus comportamentos e hábitos de consumo podem ser conhecidos pelo governo, pelos bancos e grandes empresas. Sem suspeitarem disso, os indivíduos podem ser controlados à distância, como se cada um fosse dotado de uma “coleira eletrônica”.
Texto 2
Um quarto dos alemães aceitam implantar chip no corpo. Pesquisa feita pela Associação Alemã das Empresas de Informação, Telecomunicação e Novas Mídias (Bitkom) revela que 23% dos moradores do país topam ter um microchip inserido no próprio corpo, contanto que isso traga benefícios concretos a eles. O levantamento, realizado com cerca de mil pessoas de várias cidades, foi divulgado na feira de tecnologia Cebit, que vai até o próximo sábado (7), em Hannover. (Folha Online, 03.03.2010.)
Com base no conceito de sociedade do controle e na notícia reproduzida, assinale a alternativa correta.
A) Não há correspondência entre os resultados da pesquisa relatada na notícia e o conceito de sociedade do controle, uma vez que a implantação do chip contaria com a permissão das próprias pessoas.
B) Os resultados da pesquisa atestam a inadequação do conceito proposto pelo filósofo francês para reflexões sobre as sociedades atuais, pois o conceito está defasado vinte anos em relação à notícia sobre a pesquisa.
C) Os resultados da pesquisa atestam o grau em que os parâmetros da sociedade de controle foram internalizados pelos indivíduos.
D) De acordo com o filósofo francês, os acessos informatizados garantem o aumento da autonomia dos indivíduos.
E) O conceito de sociedade de controle tem sua aplicação restrita a sociedades governadas por ditaduras, não podendo ser aplicado a reflexões sobre sociedades democráticas.

Outros materiais