PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
21 pág.

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM


DisciplinaPsicanálise e Psicologia2.246 materiais12.043 seguidores
Pré-visualização6 páginas
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
CEL0241_A1_201701019256_V1
	
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: JULLY MAZUR PLYTIUK
	Matrícula: 201701019256
	Disciplina: CEL0241 - PSIC.DESENV.APREND. 
	Período Acad.: 2017.3 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Um professor, ao ministrar a aula sobre Doenças sexualmente transmissíveis, elaborou um roteiro com perguntas e respostas e solicitou que os alunos memorizassem e respondessem na prova exatamente conforme ele previamente determinou, alegando que a resposta mais completa, o aluno receberia 1,0 ponto extra. Diante desse contexto, podemos dizer que a aprendizagem se tornou:
		
	
	
	
	
	autônoma
	
	 
	mecânica
	
	
	significativa
	
	
	crítica
	
	
	reflexiva
	
	
	
		2.
		Marque a resposta correta: A Psicologia do Desenvolvimento tem como objetivo:
		
	
	
	
	
	Estudar o desenvolvimento do ser humano apenas quanto ao seu aspecto intelectual e a construção de seu conhecimento desde a infância até a vida adulta.
	
	
	Estudar o desenvolvimento do ser humano apenas quanto ao seu intelecto e aspectos afetivoemocional.
	
	
	Estudar o desenvolvimento do ser humano e sua personalidade na infância.
	
	 
	Estudar o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físicomotor, intelectual, afetivoemocional e social desde o nascimento até a velhice.
	
	
	Estudar o desenvolvimento do ser humano apenas inserido em seu contexto social.
	
	
	
		3.
		A teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo é uma teoria de etapas, uma teoria que pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis. De acordo com a teoria Piagetiana, assinale o que for correto sobre a construção do conhecimento.
		
	
	
	
	
	O elemento ativo da construção do conhecimento é o adulto que transmite o conhecimento, levando a criança a compreender o mundo que a cerca.
	
	 
	O desenvolvimento cognitivo ocorrerá independentemente de estímulos, o sujeito já tem toda uma pré-disposição genética.
	
	
	O conhecimento é transmitido de forma mecânica pelo meio exterior ou pelos adultos.
	
	 
	A criança procura ativamente compreender o mundo exterior e interagir com ele para buscar resolução de suas interrogações.
	
	
	A construção do conhecimento ocorre somente com informações advindas da própria criança.
	
	
	
		4.
		Pensando no estudo do desenvolvimento humano, está INCORRETO afirmar que:
		
	
	
	
	
	trouxe grandes benefícios para os professores, à medida que permite identificar determinadas características de algumas fases da vida.
	
	
	o estudo não abrange somente todos os períodos da vida como também utiliza uma perspectiva por toda vida.
	
	
	abrange o ciclo vital e o seu caráter evolutivo.
	
	 
	é um conhecimento que é utilizado somente na área de educação especial, pois permite conhecer melhor a plasticidade do cérebro.
	
	
	busca compreender como e por que as pessoas se modificam, e como e por que elas permanecem as mesmas nos vários momentos de sua vida, à medida que envelhecem.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		No estudo do desenvolvimento humano, muitos são os estudiosos que se interessam por compreender as transformações pelas quais o sujeito passa ao longo de sua vida, implicando seus modos diferenciados de interagir com o meio. No entanto, durante muito tempo, alguns teóricos dedicaram atenção ao estudo deste processo apenas nos anos iniciais da vida, pelas significativas transformações que sofremos nestas etapas. Dos nomes abaixo, qual deles explica os processos de desenvolvimento por meio de fases?
		
	
	
	
	 
	Piaget
	
	
	Watson
	
	
	Vigotski
	
	
	Ausubel
	
	
	Skinner
	
	
	
		6.
		Leia a reportagem abaixo e, a seguir, faça o que se pede: A DEPRESSÃO A depressão é uma doença. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. Outros processos que ocorrem dentro das células nervosas também estão envolvidos. Ao contrário do que normalmente se pensa, os fatores psicológicos e sociais, muitas vezes, são consequência e não causa da depressão. Vale ressaltar que o estresse pode precipitar a depressão em pessoas com predisposição, que provavelmente é genética. A prevalência (número de casos numa população) da depressão é estimada em 19%, o que significa que aproximadamente uma em cada cinco pessoas no mundo apresenta o problema em algum momento da vida. Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/depressao A causalidade da depressão discutida na reportagem acima, se analisada à luz das concepções do desenvolvimento, pode ser entendida a partir da concepção:
		
	
	
	
	 
	Inatista
	
	
	Funcionalista
	
	
	Interacionista
	
	
	Ambientalista
	
	
	Estruturalista
	
	
	
		7.
		O caso de Victor, o menino selvagem de Aveyron abre debate para uma questão básica será feita uma reflexão em conjunto com os alunos sobre alguns princípios do desenvolvimento humano. No caso de Victor, podemos afirmar que:
		
	
	
	
	
	Não houve nenhuma interferência ambiental na determinação do seu comportamento.
	
	 
	Os impactos do ambiente determinaram seu comportamento.
	
	
	As pessoas são passivas no seu desenvolvimento.
	
	
	A hereditariedade não interfere no seu desenvolvimento contínuo
	
	
	Possibilidade de adquirir um comportamento social sem interferência do ambiente.
	
	
	
		8.
		(CESPE) Assinale a opção que indica os estágios do desenvolvimento cognitivo que, segundo Piaget, integram a compreensão de números, o pensamento egocêntrico e o mundo do aqui e do agora, respectivamente.
		
	
	
	
	 
	estágio das operações concretas; pré-operacional preconceitual; sensório-motor
	
	
	pré-operacional intuitivo; pré-operacional preconceitual; estágio das operações concretas
	
	 
	estágio das operações concretas; estágio das operações formais; sensório-motor
	
	
	estágio das operações formais; pré-operacional intuitivo; estágio das operações concretas
	
	
	pré-operacional intuitivo; estágio das operações concretas; pré-operacional intuitivo
	PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
CEL0241_A2_201701019256_V1
	
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: JULLY MAZUR PLYTIUK
	Matrícula: 201701019256
	Disciplina: CEL0241 - PSIC.DESENV.APREND. 
	Período Acad.: 2017.3 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Um ratinho foi colocado na caixa de Skinner um recipiente fechado no qual encontrava apenas uma barra. Esta barra, ao ser pressionada por ele, acionava um mecanismo que lhe permitia obter uma gotinha de água, que chegava à caixa por meio de