Buscar

SANDRA LUCIA AEIXO DA SILVA [46943 901 1 717518]avaliacao filosofia da grecia (1)corrigido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Filosofia na Grécia antiga
Curso:Filosofia
Professor: Carlos Euclides Marques
Nome do estudante: Sandra Lucia Aleixo
Data: 11/10/2017
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Você estudou que Platão e Aristóteles têm ideias diferentes sobre certos aspectos. Tomando aspectos apresentados em A república, de Platão, e a Política, de Aristóteles, elabore uma dissertação comparando como cada um vê as formas de governo e a caracterização do governante ideal. Nesta medida, eis algumas das questões que você deve apresentar:
Como cada um classifica as formas de governo (tipos de Constituição);
Quais os melhores tipos e os piores;
Que tipo de governante cada um toma como mais adequado para as formas (Constituições) melhores;
Em cada uma das tipologias, como a democracia é vista...
Você deve inserir, evidentemente, outros aspectos comparativos, mas os supracitados não podem faltar em sua dissertação.
OBS.: É importante que seu texto deixe claro qual foi seu percurso, para que um leitor que não tem as fontes que você vai tomar para sua escrita possa refazer, ao menos em parte, seu percurso de leituras. Nesta medida, use marcas de referenciação sempre que remeter, direta ou indiretamente, às fontes consultadas. (10,0 pontos)
Orientações:
• O texto deve ser de cunho dissertativo-argumentativo, apresentar um título próprio e as Referências bibliográficas;
• Ter entre 35 e 90 linhas;
• Ser redigido na modalidade padrão da língua portuguesa;• Respeitar aas s normas da ABNT (ver manual Trabalhos acadêmicos na Unisul, disponível e http://www.unisul.br/wps/portal/home/biblioteca/servicos/orientacao-trabalhos-academicos ) e ser escrito com fonte Times New Roman, 12 e as margens deste arquivo (2 cm).
 
 Falando sobre formas de governo, na visão de Aristóteles e Platão.
 Platão na sua obra a Republica aponta sua preocupação com a política e sua organização e classificou as formas de governos como as seguintes: à monarquia, ( governo de um só); aristrocacia(,onde só governa quem tem saber); á timocracia (que é governo da honra); oligarquia ( governo dos mais ricos); tirania (forma distorcida de monarquia,(o poder é de um homem).Platão
 
 Aristóteles, fala sobre as formas de governo em sua obra á Política classificando assim; monarquia (cujo governo é de um só); aristrocacia (estado governado por um pequeno grupo de pessoas); politeia( governo do povo,onde exerce respeito a lei e é para todos),essas eram as formas que ele considerava como puras e perfeitas,pois visavam ao bem da coletividade ,considerando como formas de governos,porem apresentou mas três, que considerou como desvio ,tirania(forma distorcidas da monarquia;oligarquia (forma impura da aristrocacia),democracia (governo do povo da maioria).
 Segundo BOBBIO, Aristóteles também conceitua o governo ideal, que é apoiada na classe média, e a cidades que possui essa condição será bem governadas, sendo chamada de Governo Misto ou Timocracia.( BOBBIO 2000,P56,57).
 
 Platão e Aristóteles tiveram o mesmo critério de hierarquia das tipologias de formas governo, monarquia; aristrocacia; politeia; democracia; oligarquia, tirania, porém, divergiam quanto aos critérios apontados por Platão, que tinham como conceito, á violência ou consenso, legalidade ou ilegalidade, como boa forma de governo, já Aristóteles, tinha como conceito para distinguir o bom ou mau governo,baseado no interesse de governante, se era o interesse pessoal,o que considerava como mau governante,para ele o bom governante é o que tem interesse no bem comum, o povo.
 Aristóteles e Platão viam a Democracia como um desvio mais próximo da formas boas, Platão não tinha, muita admiração pela democracia, achava que não tinha competência de dar conta de gerir uma cidade, com sabedoria, acreditava que só quem tivesse sabedoria e conhecesse e dominasse a arte da ciência seria um verdadeiro político.
 Cabe ressaltar que o Brasil, vive uma democracia, porem, bem diferente da Grécia, onde só os homens livres votavam mulheres, estrangeiros, escravos, não tinham direito a voto. [No Brasil somos todos, considerados cidadãos.
 Vale ainda ressaltar que a demcracia garante a participação do povo,o direito a cidania e a liberdade e á iguadade conforme preconisa Nay(2007) resgata o entendimento dos gregos, para os quais, uma so expressao isotês- traduzia os ideais de igualdades e equidades,estes,por todos defendidos como pilares morais da sociedade.
 
 Falando em Democracia não posso deixar de mencionar o que conceitua BOBBIO (2003.P63) diz “para que exista democracia direta no sentido proprio da palavra, isto é, no sentido em que direito querdizer que o individuo participa ele mesmo nas deliberaçoes que lhe dizem respeito não exista nenhum intermediario”.
 Mas o grande pensador nos advertiu,BOBBIO (2000ª,P38), prconisa “ A 
 democracia representativa [....] é já por si mesma uma renuncia ao principio da liberdade como autonomia.”
 
 Penso que as distorções apontadas pelos, pensadores para sererem sanadas,sera preciso uma mudança expressiva, na maioria, que permite ser comandada por uma minoria,que só, tem interesse proprio, e cada vez mas corrompida.Diante do momento que vivemos,no Brasil, enteendo, porque os antigos filosofos, não acreditavam na democracia,não exageraram.Porem ,os modernos locke (1978) MIL(2006) e mas recentementete ,BOBBIO,estavam equivocados quando temiam a ditadura da maioria,pois no Brasil o poder continua cada vez mais não mãos de uma minoria esdruxa-la, sem principios, sem etica, sem moral.
 
 Mesmo assim viva a DEMOCRACIA.
Referencias.
 Brasil Escola em httpp//brasil escola.uol com br regimes politicos-governo.
Revista- Pensamento Conteporaneo em Administrção-RPC-Rio de Janeiro v.7 n1 /março 2013. A Falacia da Democracia ou Quando a Maioria e Apenas Minoria.
 Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul –Porto Alegre
 Artigo publicado por - Paulo Cezar Delayti Mota.
 - Luciano Jose Martins Vieira
 -Guilherme Moreira Conte
 -Ivan Antonio Pinheiro
Teoria das Formas de Governo.BOBBIO ,Noberto,10 ED,Brasilia .Editora Universidade de Brasil,1998 (1978) Pag
BOBBIO ,Noberto Estado,governo, sociedade para uma teoria geral da Politica, trad de Marcos Aurelio Nogueira, 4,Ed RJ, PAZ E TERRA ,1987,P.141. 
Aristoteles, Forma de governo Politeia (Contituição).
Bibiografia ,Jalger,Wener.
SCHEIEFFLER,Eduardo Andre Carvalho .A Teoria das Formas de Governo- Capitulo II.
Platão- Portal Juridico, envestidura ,Florianopolis (SC,04.2014)
 
XI Salão de eniciara Cientifica curso de Direito ,Elaine Ticiane Polizel.
 
As formas de governo em ARISTOTELES –por Lorrane da Silva Tinoco 
BOBBIO,MATTEVCCI, Pasquim,1998,p322.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes