Buscar

Caso Concreto 05 jurisdição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Caso Concreto 05
Questão objetiva: 01Viola o artigo 97 da CF pois deveria fazer a cisão funcional.
Letra D)
Súmula Vinculante 10
Viola a cláusula de reserva de plenário (CF, artigo 97) a decisão de órgão fracionário de tribunal que, embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público, afasta sua incidência, no todo ou em parte.
Questão discursiva 02:
INSS alega que o decreto 3048 é norma supraconstitucional. Ele se nega a entregar a certidão por conta de um ato infraconstitucional. Alegação do MPF é que estas pessoas têm direito por força da constituição. Direito de certidão.
Prevalece a norma constitucional. Ele alega legalidade da sua conduta. O que temos é a inconstitucionalidade da conduta do INSS. Ação civil pública tem efeito erga omnes. Estamos em controle difuso. A inconstitucionalidade do decreto é um pano de fundo. A eficácia é erga omnes, o juiz estaria usurpando a competência do STF. Quem tem legitimidade para decidir sobre inconstitucionalidade erga omnes em lei é o STF.
Na ação civil pública o que faz coisa julgada? O pedido ou a causa de pedir? No controle difuso o que faz coisa julgada é a determinação de entrega das certidões e não a inconstitucionalidade. Estaria usurpando se o pedido fosse a declaração de inconstitucionalidade do decreto. No controle difuso a inconstitucionalidade é causa de pedir, por isso não temos usurpação da inconstitucionalidade.
Recurso Extraordinário 472.489 -É da onde o julgado foi retirado.

Outros materiais