Buscar

Simulado fundamentos das ciências sociais 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

imulado: CCJ0001_SM_201707029776 V.1 
	Aluno(a): KARLA CRISTINA DA SILVA LEMOS
	Matrícula: 201707029776
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 19/09/2017 11:57:16 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201707633609)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nas últimas décadas, o estudo do ¿outro¿ (outros povos, suas crenças e costumes) passa a se desenvolver no sentido político de mostrar que diferenças culturais não significam inferioridade nem justificam a dominação. Por essa razão, a antropologia ajudou a desqualificar o etnocentrismo e a admitir o relativismo cultural. A antropologia, portanto: (assinale a alternativa correra)
		
	
	Parte do pressuposto que as culturas se expressam de forma semelhante. Para ela, cada sociedade possui o direito de se desenvolver dependente de outra, existindo uma teoria sobre a humanidade que possua alcance universal, e que seja capaz de impor-se a outras, com base em qualquer tipo de superioridade.
	 
	Parte do pressuposto que cada cultura se expressa de forma diferente. Para ela, cada sociedade possui o direito de se desenvolver de modo autônomo, não existindo uma teoria sobre a humanidade que possua alcance universal, e que seja capaz de impor-se a outras, com base em qualquer tipo de superioridade.
	
	Parte do pressuposto que a cultura, não sendo dinâmica, se expressa de forma estática. Para ela, cada sociedade se desenvolver de modo dependente, não existindo uma teoria sobre a humanidade que possua alcance universal, e que seja capaz de impor-se a outras, com base em qualquer tipo de superioridade.
	
	Parte do pressuposto de que cada cultura se expressa de forma diferente. Para ela, cada sociedade se desenvolver de acordo com leis universais, existindo uma teoria sobre a humanidade que possua alcance universal, e que seja capaz de impor-se a outras, com base em qualquer tipo de superioridade.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201707044319)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na perspectiva durkheiminana, o fato social consiste em:
		
	
	o conjunto de crenças e sentimentos comuns à média dos membros de uma sociedade.
	 
	toda maneira de agir fixa ou não que exerce sobre o indivíduo uma coerção exterior.
	
	uma conduta humana dotada de sentido e de uma motivação elaborada subjetivamente.
	
	a diferenciação dos indivíduos e grupos trazida pela divisão do trabalho.
	
	a ausência ou desintegração das normas sociais.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201707637861)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A respeito do contexto histórico de emergência da Sociologia, marque a alternativa correta.
		
	
	Um dos principais legados do Iluminismo foi a crítica severa às concepções científicas da realidade social, combinada com a reafirmação de princípios e interpretações de cunho religioso.
	
	A sociologia surgiu mediante a necessidade de se explicar a sociedade as questões teológicas inerentes daquele momento.
	
	Herdeira direta das transformações sociais desencadeadas pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa, a Sociologia ignorou os métodos racionais de investigação em favor do conhecimento produzido pelo senso-comum.
	
	A crescente legitimidade científica do saber sociológico, produzido por autores como Auguste Comte e Émile Durkheim, deveu-se à sua forte crítica ao Iluminismo.
	 
	A Sociologia consolidou-se, disciplinarmente, em resposta aos novos problemas e desafios desencadeados por transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, cujos marcos históricos principais foram a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201707631803)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nas palavras de Kant: "O iluminismo é a saída do homem do estado de tutela, pelo qual ele é o próprio responsável [...] Tenha coragem de usar seu próprio entendimento. Essa é a divisa do Iluminismo [...] Para o Iluminismo, a única condição é a liberdade, e a mais inofensiva entre tudo se chama de liberdade, ou seja, a de exercer publicamente a razão sob todos os aspectos." (Livro didático de Fund. das Ciências Sociais) Considerando os pressupostos do Iluminismo, é correto afirmar:
		
	
	A Revolução Francesa (1789) trouxe o poder político à burguesia, sem, no entanto, modificar as estruturas da velha sociedade feudal.
	
	Ao romper com a herança medieval, os pensadores iluministas buscavam na emoção as explicações possíveis para os fenômenos naturais.
	
	Para os pensadores iluministas o absolutismo era um princípio norteador, aplicado à organização do Estado, da economia e das relações sociais.
	 
	Ao romper com a herança medieval, os pensadores iluministas buscavam na razão as explicações possíveis para os fenômenos naturais.
	
	O iluminismo caracteriza-se por uma adesão voluntária ao Antigo Regime, pela defesa da liberdade e da igualdade jurídica.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201707631183)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Ueap 2011) Quanto ao objetivo da sociologia, analise as afirmativas que seguem: I. A sociologia deve se preocupar em somente explicar a sociedade. II. A sociologia tem como função encontrar soluções para a vida social. III. A sociologia tem como função buscar explicações para os problemas sociais. IV. A sociologia tem como única função encontrar soluções para a vida social. V. A sociologia tem também o papel de comparar as sociedades e proceder a classificação das mesmas.
		
	
	Apenas as alternativas I e V são verdadeiras.
	 
	Apenas as alternativas II, III e V são verdadeiras
	
	Apenas as alternativas I e IV são verdadeiras.
	
	Apenas as alternativas I, II e III são verdadeiras.
	
	Todas as alternativas são verdadeiras

Outros materiais