Buscar

Aula 2 A investigação cientifica da sociedade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DAMATTA, Roberto. Primeira parte: Ciências naturais e ciências sociais. Uma diferença crucial. Relativizando: uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro, Rocco, 2000, pp. 17-27. 
LAPLANTINE, François. Marcos para uma história do pensamento antropológico. Aprender antropologia. São Paulo, Brasiliense, 2007, pp. 37-92. 
Aula 2: As correntes fundamentais do pensamento Antropológico- antecedentes. 
DAMATTA, Roberto. Primeira parte: Ciências naturais e ciências sociais. Uma diferença crucial. Relativizando: uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro, Rocco, 2000, pp. 17-27. 
CIÊNCIAS NATURAIS E CIÊNCIAS SOCIAIS
A matéria-prima da ciência natural é um conjunto de fatos que se repetem e têm uma constância verdadeiramente sistêmica, já que podem ser vistos, isolados e, assim, reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório.
A prova ou o teste de uma dada teoria deve poder ser feita por dois observadores diferentes, situados em locais diversos e até mesmo com perspectivas opostas.
Ex.: Pesquisa sobre uma vacina.
A matéria-prima das ciências sociais são eventos com determinações complexas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados tendo, por causa disso, a possibilidade de mudar seu significado de acordo com o ator, as relações existentes num dado momento e, ainda, com sua posição numa cadeia de eventos anteriores e posteriores.
Ex.: comer um bolo.
Os eventos que servem de foco ao cientista social não podem ser reproduzidos em condições controladas.
UMA DIFERENÇA CRUCIAL
Nas ciências sociais há identificação entre pesquisador e objeto.
Possibilidade de apresentar e discutir minha teoria para o meu objeto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais