Buscar

Simulado 4 pesquisa em psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201409156787)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Entre as modalidades de documentos escritos emitidos pelo psicólogo está o parecer psicológico que é um documento:
		
	
	Com apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica
	
	É um parecer como qualquer outro
	
	No qual não deve ser feito o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos
	
	Que visa informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionadas ao atendimento psicológico
	 
	Fundamentado e resumido em uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409002879)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(COMPERV 2013)A utilização de testes psicológicos deve ser respaldada pelo uso de instrumentos normatizados e validados para a população investigada. No Brasil, o psicólogo encontra o conjunto de documentos sobre a avaliação dos testes psicológicos disponíveis no sistema conhecido como:
		
	
	SCIELO.
	 
	SATEPSI
	
	Plataforma Carlos Chagas
	
	SISNEP
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408504288)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A psicologia forense é a psicologia aplicada ao campo da prática judicial que, embora envolva os mesmos métodos de investigação que são utilizados na clínica, apresenta um contexto de trabalho diferenciado para o psicólogo em várias dimensões. Identifique dentre as opções abaixo as particularidades da perspectiva de um cliente de uma avaliação realizada no contexto jurídico.
		
	
	As pessoas que buscam um psicodiagnóstico geralmente o fazem voluntariamente ou por encaminhamento de um profissional de saúde. Pessoas que passam por avaliação forense o fazem por ondem de um juiz ou advogado. Desta forma existe a maior possibilidade de se encontrar clientes não cooperativos.
	
	A interação orientada pela avaliação clínica enfatiza o benefício que pode advir, se for mantido o interesse em colaborar, havendo um pacto tácito de manutenção da confiança, compreensão e de segurança de confidencialidade. No contexto forense, o examinador não só ocupa um espaço mais distante do cliente, como também necessita confrontá-lo com mais frequência, checar as informações dúbias ou insconcientes.
	 
	A precisão da informação é importante, tanto no setting clínico quanto no forense. Porém, na avaliação clínica, a compreensão da visão particular do cliente sobre o problema, que é geralmente o motivo do processo fica em primeiro plano, deixando a avaliação mais objetivo como secundária.
	
	Ainda que a distorção inconsciente da informação seja uma ameaça à validade de ambos os contextos de avaliação, a ameaça da distorção consciente e intencional é substancialmente maior no contexto forense.
	
	No setting clinico, temas como diagnóstico, funcionamento da personalidade e tratamento para a mudança são aspectos primários. A avaliação forense, frequentemente, dirige-se a eventos definidos de forma mais estreita ou a interações de natureza não clinica, sempre relacionadas a um foco determinado pelo sistema legal.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409085410)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Ao confeccionar um Parecer Psicológico, resultante de Avaliação nos processos judiciais, o psicólogo deve estar atento para que o documento possa cumprir a seguinte exigência:
		
	
	Focar no perfil diagnóstico dos jurisdicionados;
	 
	Conter respostas às questões enviadas pelo juiz;
	 
	Ao confeccionar um Parecer Psicológico, resultante de Avaliação nos processos judiciais, o psicólogo deve estar atento para que o documento possa cumprir a seguinte exigência:
	
	Conter todas as informações colhidas durante as entrevistas;
	
	Estar de acordo com a lógica adversarial que compõe o litígio;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408504292)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O papel do psicólogo junto ao pedido de uma avaliação forense pode se dar como perito oficial, quando designado pelo juiz no decorrer do processo; em função de seu desempenho profissional em uma instituição pública ou a pedido de uma das partes litigantes, quando é denominado perito. A metodologia para a realização da perícia pode variar de acordo com cada profissional entretanto, normalmente, alguns passos básicos são observados tais como a iniciação do caso que se refere a:
		
	
	Preparo do psicólogo para a audiência com vistas a responder quesitos sendo importante que esteja de subsídios para responder a possíveis perguntas sobre a validade de seus achados e sobre as formas de controle da simulação e falsificação de dados.
	
	Utilização de todos os recursos metodológicos disponíveis a fim de cobrir os quesitos formulados, mas sem se restringir aos mesmos.
	 
	Envolve o contato inicial com o juiz, com o advogado ou a leitura inicial do processo a fim de tomar ciência de informações básicas e estar em condições de propor um contrato dentro das normas éticas para a sua profissão.
	
	Organização do material considerando as características próprias quanto aos conteúdos que deverão ser valorizados.
	
	Verificação se os dados que obteve no curso de suas primeiras investigações são adequados ou não às necessidades propostas pelas perguntas hipotéticas.

Outros materiais