Buscar

AVP Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aluno: CLEBER MARTINS DA SILVA
	Matrícula: 201501253051
	Disciplina: CCJ0012 - DIREITO AMBIENTAL 
	Período Acad.: 2017.2 (G) / SM
	
	
		1.
		Em 1992 ocorreu uma importante Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, com o objetivo de analisar, discutir e aprovar documentos sobre as questões ambientais. Dentre eles destaca-se a Agenda 21, um programa de ações preservadoras do meio ambiente que resume o que fazer para reverter a destruição da Terra e instalar um modelo de desenvolvimento sustentável ao longo do século XXI. Sendo Assim, assinale abaixo a cidade que sediou tal Conferência:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Estocolmo
	
	
	Bogotá
	
	
	Rio de Janeiro
	
	
	Paris
	
	
	Palermo
	
	
		2.
		Em 1972 a ONU realizou a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, conhecida como Conferência de Estocolmo - em que pela primeira vez, o meio ambiente se constitui em tema principal de governos de 113 países. Sendo Assim, assinale abaixo o país que sediou tal Conferência:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	França
	
	
	Brasil
	
	
	Argentina
	
	
	Suécia
	
	
	Itália
	
	
		3.
		No seu processo produtivo, determinada indústria pretende despejar em um rio próximo dejetos que são poluentes ao meio ambiente. Nesse sentido, assinale a opção que indica o princípio que pode fundamentar diretamente a vedação ao início da produção dessa indústria:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Princípio do usuário-pagador.
	
	
	Princípio do poluidor-pagador.
	
	
	Princípio da prevenção.
	
	
	Princípio da precaução.
	
	
	Princípio da comutatividade.
	
	
		4.
		Qual é o nome do princípio que obriga a administração pública a fixar parâmetros para as emissões de partículas e de presenças estranhas ao meio ambiente?
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Princípio do Poluidor-Pagador
	
	
	Princípio do Limite
	
	
	Princípio da Responsabilidade
	
	
	Princípio da Legalidade
	
	
	Princípio da Ilegalidade.
	
	
		5.
		Marque a alternativa CORRETA em razão dos dispositivos ambientais previstos na Constituição Federal de forma direta ou indireta.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	A Constituição Federal tutela apenas a defesa e a proteção do meio ambiente natural
	
	
	Os direitos e interesses, de algumas tribos indígenas, estão garantidos constitucionalmente
	
	
	As atividades econômicas devem observar o princípio da defesa do meio ambiente.
	
	
	O meio ambiente cultural não é matéria tutelada constitucionalmente
	
	
	A função social da propriedade rural deve atender ao previsto nas unidades de conservação
	
	
		6.
		Marque a alternativa CORRETA conforme o disposto na Constituição Federal de 1988, Art. 225.
		Quest.: 6
	
	
	
	
	A CF expressa o dever de defender e preservar o meio ambiente notadamente para as presentes gerações
	
	
	O dever de defender e preservar para as presentes e futuras gerações é imposto, pela CF, à coletividade e ao Poder Público.
	
	
	A Constituição Federal de 1988 eleva o meio ambiente à categoria de direito ambiental exclusivo
	
	
	O meio ambiente é definido, constitucionalmente, como o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas
	
	
	O meio ambiente, tem que estar ecologicamente equilibrado para ser considerado como um direito fundamental de todos.
	
	
		7.
		O parágrafo único do art. 23 da Magna Carta, regulamenta a Lei Complementar 140/2011, que fixa regras de cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum através do poder de polícia ambiental. Marque a resposta CORRETA sobre o poder de polícia ambiental em razão das afirmativas abaixo:
I- a fiscalização e o licenciamento, ambos decorrentes do poder de polícia ambiental, são atividades autônomas com metas diferentes, pois, enquanto a fiscalização atua no campo da repressão, o licenciamento atua no campo da prevenção.
II- o poder de polícia ambiental é exercido pelas autoridades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA, conforme dispõe a Lei nº 6.938/81, que disciplina a Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA.
III- o poder de polícia ambiental consiste em um conjunto de intervenções do poder público no sentido de disciplinar a ação de empresários, objetivando prevenir ou reprimir perturbações à ordem pública.
		Quest.: 7
	
	
	
	
	as afirmativas I, II e III estão corretas
	
	
	somente as afirmativas I e II estão corretas
	
	
	somente a afirmativa II está correta
	
	
	somente a afirmativa I está correta
	
	
	somente a afirmativa III está correta
	
	
		8.
		(CESPE - Exame de Ordem - 2008.1) São instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente. I - O estabelecimento de padrões de qualidade ambiental e o zoneamento ambiental. II - A avaliação de impacto ambiental e o licenciamento e a revisão de atividades efetivamente ou potencialmente poluidoras. III - Os incentivos à produção e instalação de equipamentos e a criação ou absorção de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental e a criação de espaços territoriais especialmente protegidos pelo poder público federal, estadual e municipal, tais como áreas de proteção ambiental de relevante interesse ecológico e reservas extrativistas.
		Quest.: 8
	
	
	
	
	Todos os itens estão certos.
	
	
	Apenas os itens I e II estão certos.
	
	
	Apenas os itens II e III estão certos.
	
	
	Apenas os itens I e III estão certos.
	
	
	Apenas o item I está certo.
	
	
		9.
		O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente. Indique, na ORDEM CORRETA, os procedimentos para que um empreendimento de significativo impacto ambiental possa adquirir o licenciamento ambiental.
		Quest.: 9
	
	
	
	
	Licença ambiental prévia, licença ambiental de operação, licença ambiental de instalação, seguido do estudo de impacto ambiental e do relatório de impacto ambiental
	
	
	Estudo de impacto ambiental, relatório de impacto ambiental, licença ambiental de operação, licença ambiental de instalação, seguido da licença ambiental de produção
	
	
	Licença ambiental prévia, licença ambiental de instalação estudo de impacto ambiental e relatório de impacto ambiental, seguido da licença ambiental de operação
	
	
	Licença ambiental prévia, licença ambiental de operação, licença ambiental de instalação, seguido do relatório de impacto ambiental
	
	
	Estudo de impacto ambiental, relatório de impacto ambiental, licença ambiental prévia, licença ambiental de instalação, seguido da licença ambiental de operação -
	
	
		10.
		A partir das disposições da Resolução 237/97 do CONAMA, o órgão ambiental estadual é competente para promover o licenciamento ambiental quando:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	apenas das atividades delegadas pela União e pelo município.
	
	
	apenas das atividades delegadas pelo IBAMA.
	
	
	das atividades localizadas ou desenvolvidas em mais de um Município, as atividades delegados pela União por instrumento legal ou convênio, dentre outras.
	
	
	apenas referente às atividades localizadas ou desenvolvidas conjuntamente no Brasil e em país limítrofe; no mar territorial; na plataforma continental; na zona econômica exclusiva; em terras indígenas ou em unidades de conservação do domínio da União.
	
	
	apenas, cujos impactos ambientaisdiretos provenientes da atividade, ultrapassem os limites territoriais de um ou mais Municípios e quando delegada pela União.

Outros materiais