Buscar

Resenha a cultura da convergencia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Eloisa Lima Ferreira
RESENHA
A cultura da convergência: Henry Jenkins
 O livro escrito em 2009, pelo autor Henry Jenkins, pesquisador bastante conhecido no campo de mídia, aborda alguns tópicos importantes para o campo midiático e comunicacional. Sendo eles, a convergência dos meios de comunicação a inteligência coletiva, a cultura participativa, a narrativa transmídia, cultura dos spoilers, cultura pop etc.
 Baseado nesses tópicos, Henry fala sobre a cultura pop, abordando uma série de cases, dando diversos exemplos ao longo do livro, sobre alguns filmes, reality show e programas, como Star Wars, Harry Potter, Matrix Survivor e American Idol, para entendermos a ligação que acontece entre uma mídia e outra, ou seja, o autor defende a ideia de que as novas e antigas tecnologias estão se convergindo, tendendo a seguirem o mesmo caminho, as mídias estão se misturando, isso é uma crítica baseando ao que outros autores diziam, sobre as novas mídias estarem apagando as outras mídias mais antigas.
 Como dito, as novas mídias estão se misturando, e na medida em que isso ocorre, uma mídia contribui com a outra, a cultura da convergência que é essa mudança cultura da qual Henry comenta, é a mudança cultural que ocorre pelo fato das mídias estarem em um processo de mudanças entre si, tanto pela produção e concepção que existe nas plataformas e nas tecnologias, como também nas mudanças dadas pela forma em que nos relacionamos com a mídia.
Definindo um pouco mais sobre a cultura convergência, digo que refere-se a um processo, no qual os receptores de informações e marcas, sendo as empresas de mídia se comunicam com seus consumidores, pela mídia a fim de estabelecer um relacionamento, por meio de vários canais midiáticos para que assim possa atingir o máximo de público, e também, para que os consumidores possam utilizar das várias mídias. 
 Ao autor fala também sobre a narrativa transmidia, no qual esse termo pode ser compreendido pelo meu ponto de vista como, o mesmo conteúdo possa estar inserido em várias mídias diferentes, de forma que uma mídia esteja ligada com a outra, como se houvesse uma expansão, no que de fato há, do conteúdo distribuído para que esteja ligando a outras mídias. Um exemplo de narrativa transmidia é o Matrix, que está presente tanto no cinema (filmes), quanto no vídeo game (jogos), quadrinhos, animações (desenhos) etc. 
 Ainda teria muito o que se falar sobre o livro, pois, ele tem um conteúdo muito pertinente ao aprimoramento de conhecimento do leitor, ele traz uma carga imensa de conhecimento para nós, comunicólogos, para o saber intelectual, cultural, acadêmico e profissional de cada indivíduo, mas é só um curto resumo e conclusão acerca do que foi escrito pelo autor.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes