Buscar

Trabalho Sólidos Liquídos e Gases

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina
Curso: Engenharia Química Disciplina: Química Geral
Professora: DRA. Suzana Cimara Batista Aluna: Jóice da Silva Zanelatto
Seminário: Sólidos, Líquidos e Gases.
Pergunta da minha equipe:
1- Prever as forças relativas das interações do íon-dipolo.
Há uma força íon-dipolo entre um íon e a carga parcial numa extremidade de molécula polar. Estas moléculas são dipolos, com uma extremidade positiva e outra negativa.
Os íons positivos são atraídos para a extremidade negativa de um dipolo enquanto os íons negativos são atraídos para a extremidade positiva. 
2- Explicar como sugerem as forças de London e como elas variam com a polarizabilidade de um átomo e com o tamanho e forma de uma molécula.
As forças de London são ligações intermoleculares muito fracas que surgem entre moléculas apolares. Neste tipo de molécula, há simetria na nuvem eletronica. No entanto, devido ao constante movimento dos elétrons, pode acontecer que, momentaneamente, haja uma distribuição desigual de cargas, originando um dipolo instantaneo. Este, por sua vez, vai interagir com a molécula vizinha levando ao aparecimento de um dipolo induzido.
Essas forças possuem tres variações:
Tamanho - quanto maior o tamanho da molécula ou átomo, mais intenso são as forças de atração.
Forma - moléculas com formato arredondado tem menos pontos de contato com vizinhas e, consequentemente, menos intensidade de atração. Moléculas com formatos mais alongados e extensos tem encaixe melhor entre si e maior intensidade na atração internolecular. 
Polarizabilidade - os elétrons em uma molécula podem estar mais ou menos presos, dependendo dos átomos envolvidos. A habilidade dos elétrons responderem a um campo elétrico é chamada polarizabilidade. Em geral, moléculas grandes tem polarizabilidades também grandes, pois tem número elevado de elétrons, muitos dos quais distantes dos núcleos.

Outros materiais