Buscar

AV2 História Povos Indígenas e Afro

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0578_AV2_» HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO-DESCENDENTES
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 
	Professor:
	FLAVIA MIGUEL DE SOUZA
	Turma: 9002/BE
	Nota da Prova: 2,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 09/06/2015 15:08:05 
	
	 1a Questão (Ref.: 201307151157)
	3a sem.: A escravidão índigena
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Sobre a escravidão dos índios no Brasil pode-se afirmar que sob uma ótica mercantilista, senão capitalista era menos interessante que a escravização de africanos. 
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: O aluno deve desenvolver o problema do mercantilismo, a internacionalização do comércio e a sofisticação das trocas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307193032)
	4a sem.: Cultura africana
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Os africanos possuíam uma forma de religiosidade bastante distinta da imposta pelos colonos europeus. Para preservar alguns elementos dessa religiosidade eles empregaram uma forma de "camuflá-la" denominada: 
		
	
	aderentismo. 
	
	hibridismo 
	
	sincretismo 
	
	conversionismo. 
	
	mutualismo
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307326717)
	sem. N/A: Teorias raciais e interpretações sobre o Brasil
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Compare os discursos monogenistas e poligenistas, analisando sua importância para a formação de um discurso racial no Brasil. 
		
	
Resposta: Monogeista dizia que o progresso só seria possivel se não hovesse miscigenação já o poligenismo aceitava a miscigenação e tornou obsoleto em relação ao monogeismo , pois aceitavam a distinção de raça entre a humanidade.
	
Gabarito: Enquanto monogenistas consideravam que todo homem tinha a mesma origem e que as diferenças entre eles era resultado de uma maior ou menor proximidade do Éden (teoria difundida pela Igreja Cristã), os poligenistas, baseados em recentes estudos de cunho biológico, acreditavam na existência de diversos núcleos de produção correspondentes aos diferentes grupos humanos. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307227608)
	1a sem.: Aula 1
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O primeiro grupo que os portugueses tiveram contato, que ficou conhecido como tupi-guarani graças às semelhanças linguísticas observadas, abarcava uma série de sociedades que vivia na extensa região litorânea desde São Vicente (no sul) até o Maranhão. São grupos deste troco linguístico os grupos apresentados abaixo, EXCETO:
		
	
	Guarani
	
	Nagôs
	
	Tupinambás
	
	Tupinaê
	
	Tupiniquins
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307738765)
	sem. N/A: Economia da colonia
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Nos primórdios do sistema colonial, as concessões de terras efetuadas pela metrópole portuguesa objetivaram tanto a ocupação e o povoamento como a organização da produção do açúcar, com fins comerciais. Identifique a alternativa correta sobre as medidas que a Coroa portuguesa adotou para atingir esses objetivos.
		
	
	Dividiu o território em governações vitalícias, cujos governadores distribuíram a terra entre os colonos portugueses.
	
	Vendeu as terras brasileiras a senhores de engenho já experientes, que garantiram uma produção crescente de açúcar.
	
	Distribuiu a terra do litoral entre os mais valentes conquistadores e criou engenhos centrais que garantissem a moenda das safras de açúcar durante o ano inteiro.
	
	Armou fortemente os colonos para que pudessem defender o território e regulamentou um uso equânime e igualitário da terra entre colonos e índios aliados.
	
	Dividiu o território em capitanias hereditárias, cedidas aos donatários, que, por sua vez, distribuíram as terras em sesmarias a homens de posses que as demandaram.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307142762)
	3a sem.: Mão de Obra
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Diferente da Espanha, Portugal não encontrou prata e ouro asssim que chegou ao Brasil, tornando necessário a escolha de um produto, o açucar, que viabilizasse o projeto colonizador e mercantilista da metrópole. Partindo desta afrimação assinale a resposta que melhor a ampare.
		
	
	A escravidão indígena tornou possível a implantação e o desenvolvimento da lavoura açucareira na colônia, mecanismo essencial para financiar o projeto colonizador e mercantilista da metrópole.
	
	Após a descoberta do ouro na região das Minas Gerais houve recursos econômicos suficientes para aumentar o número de escravos africanos na colônia, somente então a lavoura açucareira atingiu uma produção significativa e constituiu-se no mecanismo essencial para financiar o projeto colonizador e mercantilista da metrópole.
	
	Somente a junção das escravidões indígena e africana tornnaram possível a implantação e o desenvolvimento da lavoura açucareira na colônia, mecanismo essencial para financiar o projeto colonizador e mercantilista da metrópole.
	
	Somente a escravidão africana tornou possível a implantação e o desenvolvimento da lavoura açucareira na colônia, mecanismo essencial para financiar o projeto colonizador e mercantilista da metrópole.
	
	A escravidão indígena não tornou possível a implantação e o desenvolvimento da lavoura açucareira na colônia, mecanismo essencial para financiar o projeto colonizador e mercantilista da metrópole.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307193031)
	5a sem.: Cultura africana
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Os africanos eram trazidos ao Brasil e tentavam manter alguns traços de sua cultura, ainda que misturados aos elementos da cultura hegemônica europeia. Esse processo é denominado: 
		
	
	contaminatio
	
	resistência adaptativa 
	
	hibridismo
	
	assimilacionismo
	
	degeneracionismo
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307329343)
	sem. N/A: AULA 6
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Tal movimento trouxe para o cenário intelectual da época importantes debates sobre a questão indígena na história brasileira, embora a figura vencedora pouco se assemelhasse aos rebeldes Aimberê e Canindé. Foi ainda a fonte inspiradora para autores magistrais da literatura brasileira, como José de Alencar e Gonçalves Dias, além de pintores como Victor Meirelles. Estamos falando do:
		
	
	Indianista;
	
	Parnasianismo.
	
	Impressionismo;
	
	Realismo;
	
	Expressionismo;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307724748)
	sem. N/A: Mestiçagem como saída?
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Arthur Ramos repudiou as explicações meramente biologizantes dos comportamentos sociais assim, publicou O negro do Brasil no qual demonstrou:
		
	
	A grande importância do conceito de raça e como a mestiçagem impedia o Brasil de se civilizar;
	
	A grande desvantagem brasileira, cuja sociedade mestiça reforçava o atraso no qual o país estava mergulhado;
	
	A grande importância da biologia humana, cuja análise prevalecia sobre a cultura;
	
	A grande importância do negro na formação da sociedade brasileira, dando especial relevo à mestiçagem e ao sincretismo religioso;
	
	A grande falta de apoio das autoridades as teorias racistas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307739088)
	sem. N/A: Escravidão e economia
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O Brasil ainda não conseguiu extinguir o trabalho em condições de escravidão, pois ainda existem muitos trabalhadores nessa situação. Com relação a tal modalidade de exploração do ser humano, analise as afirmações abaixo. I. As relações entre os trabalhadores e seus empregadores marcam-se pela informalidade e pelas crescentes dívidas feitas pelos trabalhadores nos armazéns dos empregadores, aumentando a dependência financeira para com eles. II. Geralmente, os trabalhadores são atraídos de regiões distantes do local de trabalho, com a promessa de bons salários, mas as situações de trabalho envolvem condições insalubres e extenuantes. III. A persistência do trabalho escravo ou semi-escravo no Brasil, não obstante a legislação que o proíbe, explica-se pela pouca competitividade do mercado globalizado. Está correto o que se afirma em:
		
	
	II e III, somente.
	
	I, II e III.
	
	II, somente.
	
	I, somente.
	
	I e II, somente.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes