Buscar

caso concreto 2

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Aluno: 
Matrícula: 
Período: 2°
Disciplina: Ciência Política 
Caso concreto – AULA 2 
Questão Objetiva:
 “’E evidente que, durante o tempo em que os homens vivem sem um poder comum que os mantenha subjugados, eles se encontram naquela condição que é chamada de guerra; e essa guerra é uma guerra de cada homem contra cada outro homem”. 
Aponte o autor dessa frase e a situação por ele descrita: 
a)Locke e o estado da natureza. 
b)Hobbes e o estado da natureza. 
c)Hobbes e o estado em sociedade. 
d)Platão e o estado da natureza 
RESPOSTA CORRETA LETRA B
R: É uma condição de guerra, pois cada pessoa acredita ser mais poderoso que o outro. O homem vive de imaginação, sempre imaginando que é melhor que o outro e isso deixa-o cada vez mais angustiado que é seu estado de natureza.
Caso Concreto 
Como vimos, em Hobbes, o contrato social faz com que os indivíduos abdiquem de sua infinita liberdade e a entreguem a um soberano, que deve garantir suas vidas e uma ordem social segura. Com este acordo, segundo Hobbes, está criada a sociedade e também o Estado. Neste sentido, pergunta-se: 
a) Quais as finalidades do Estado na visão de Hobbes?
R: Sua origem está num contrato em que os indivíduos firmam para viverem em harmonia. Isto só se dá a partir do momento em que há uma experiência de vivência em comunidade. Sua função é de controlar a natureza do homem e ser soberano para resolver todos os problemas e ditar soluções à sociedade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes