Buscar

Disciplinas de Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá de Angra dos Reis
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO
Atividade Estruturada 2017.1 - O olhar crítico do Administrador
Aluno: 
Matricula: 
Data: 22/10/2017
Introdução a Administração
Essa matéria é de total importancia no início do nosso curso, dando uma visão ainda não temos, mas muito importante apontando como o mundo da adm é grande. Quando optamos por essa faculdade, muita das vezes, entramos com uma concepção que a administração é algo tão simples, que funciona como muitos tocam seus negócios exercendo essa função de administrador, mas vemos que há muitos fatores por trás de uma boa gestão, fatores que até então desconhecíamos mas nessa matéria começamos a ter uma panorama do que estava por vir.
Teoria geral da administração 
Matéria base de todo o curso, onde logo nos primeiros períodos ainda, aprendemos os pilares da administração que seguem aparecendo durante todo o curso. Toda construção deve ter uma boa fundação, e sem dúvidas essa disciplina constitui esse papel, serve como fundamentos sobre que devemos desenvolver nossa qualificação. Mostra que desde os primórdios da humanidade tudo precisa de administração. Com certeza uma disciplina que gerou ensinamentos que levamos ensinamentos para toda formação e carreira.
Gestão por processos
Disciplina muito importante pois nos ensina a coordenar a nossa principal forma de trabalhar, por processos. Tudo, desde o planejamento, até a entrega do produto final, são processos. E graças a essa matéria, podemos ter uma orientação de como organizar esses processos para obter um melhor resultado para a empresa e um melhor serviço prestado ao cliente.
Análise organizacional
Com esta disciplina aprendemos a organizar as empresas em estruturas, dividir a empresa em departamentos, cargos, funções e integrá-los de forma que cada um seja uma engrenagem e todos façam a empresa funcionar da melhor maneira possível. Mudou meu conceito sobre como são tomadas as decisões sobre cargos, salários e departarmentos, há um comportamento estratégico por detrás dessa organização.
Psicologia nas organizações
O que seria da empresa sem seus colaboradores?! Por isso, me empenhei bastante em aprender as disciplinas voltadas para o tratamento de pessoas. Nesta disciplina aprendi muito sobre resolução de conflitos, motivação, e aspectos psicológicos que interferem no rendimento dos funcionários e consequentemente o resultado da organização. Portanto, área de suma importância para boa administração de qualquer organização.
Macroeconômia 
Essa matéria foi para mim, com um dos assuntos mais interessantes, o professor soube expor ela de uma maneira bem completa, pode ser entendida como a parte mais ampla, no sentido de escopo abordado por ela, da economia. Se a economia é o estudo dos recursos e suas distribuições, pode-se considerar que a macroeconomia através dos grandes agentes que estruturam essa economia global.
Administração e Mercado de trabalho
Uma disciplina na qual tive um bom aproveitamento, pois me empenhei bastante em aprendê-la. Pois nós da administração devemos estar sempre atentos ao mercado de trabalho, tanto para nós mesmos, quando para tomarmos decisões sobre possíveis contratados e remunerações. Sempre devemos lembrar da importância deste conhecimento e sempre nos mantermos informados da situação do mercado de trabalho.
Administração financeira
Reprovei da primeira vez que cursei pois não encarei com a seriedade necessária. Porém estou a cursando novamente e tenho observado a importância do conhecimento nesta área para se fazer bons negócios, bons investimentos, analisar o tempo de retorno de um investimento, ver a viabilidade de um projeto. Muito importante o conteúdo estudado nesta disciplina.
Estatística Aplicada
Nesta disciplina aprendi algo muito importante, que em toda carreira vai me auxiliar na tomada de decisões. A estatística é uma grande ferramenta decisória do administrador, vivemos na era da informação e devemos usar isso a nosso favor. As estatísticas são um grande auxilio para tomada de decisões pois ela mostra tendências, deficiências, potencialidades, identifica padrões, preferências e etc.
Administração dos recursos humanos II
Nesta disciplina aprendi conceitos muito importantes a respeito do capital intelectual das empresas, e o quanto é importante saber contratar, saber identificar pessoas com potencial e mal alocadas dentro da organização, saber dispensar, motivar, valorizar. Também aprendi diversas formas de se buscar um profissional por variadas formas de anúncio.
Legislação trabalhista e previdenciária
Essa matéria foi totalmente importante para meu conhecimento, na minha vida profissional, apesar de não ter tirado uma das maiores notas, eu me empenhei i bastante, em aprender todos os conteúdos, foi um grande aprendizado e tenho certeza que vou usar, muitas das teorías que aprendi com essa matéria.

Outros materiais