Buscar

Resumo das ferramentas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Técnica de sinética
A palavra sinética é derivada do grego e significa juntar elementos. A técnica sinética tem como finalidade dirigir a atividade natural do cérebro e do sistema nervoso para a exploração e transformação de problemas. Estimular o pensamento divergente ou pensamento lateral. O pensamento divergente ou o pensamento lateral consiste na busca de alternativas ou de possibilidades criativas e diferentes para a resolução de um problema.
“Transformar o estranho em familiar” e “transformar familiar em estranho” Esses são os dois mecanismos ao qual a sinética se respalda. 
Transformar o estranho em familiar: O ser humano é, por natureza, conservador e temente ao q lhe é parece estranho. É natural tentar compreender um problema novo transformando o que é estranho em familiar adequando ao seu estado normal.
Transformar o familiar em estranho: Transformar o familiar em estranho fundamenta-se em analisar o problema conhecido sobre outra ótica saindo do que lhe é comum. É uma forma diferente de enxergar as coisas. Para Sinética recorre a quatro tipos de analogias: 
Analogia pessoal: Se colocar como parte do processo que pretende criar. Ex: Imaginando-se como uma xícara de café, quente e convidativo, querendo ser abraçada. 
Analogia Direta: Descreve uma relação clara e direta entre o problema e algum objeto, coisa ou ideia. Ex: Cadeira é uma lagarta.
Analogia simbólica: Para descrever o problemas, utiliza-se de e imagens objetivas e impessoais. Ex: Placa musical - repetição, propagação. 
Analogia Fantasiosa: Basicamente é dar “asas” a imaginação, fugir das leis e normas estabelecidas. Apela para irracionalidade para fugir das regras convencionais. 
As analogias supracitadas ocorrem simultaneamente, porém o líder pode estimular entre o grupo a melhor analogia. A analogia fantasiosa se torna importante para estimular os demais tipos de analogia. Essas ideias devem ser avaliadas e desenvolvidas e assim construir modelos e protótipos para testes.
Técnica de Brainwriting 
 Brainwriting é uma  técnica simples e eficaz de coleta de novas ideias onde um grupo de pessoas registram por escrito possíveis formas de como resolver um problema, desenvolver um projeto ou melhorar uma situação existente. Também conhecida como Método 6-3-5, esta prática, desenvolvida pelo professor alemão Bernd Rohrbach, tem como alvo gerar 108 ideias em apenas meia hora e, assim como o Brainstorming, a qualidade das ideias, pelo menos no início do processo, não é o mais importante. Basicamente as pessoas devem escrever sobre suas ideias em pedaços de papel, post-it ou em papel grande se preferir até que se esgotem todas as ideias. Ideias prontas e geradas no papel, então faz-se uma sessão convencional de brainstorming afim de de encontrar uma ideia inovadora usando o que foi escrito como fonte inspiração.
Análise Paramétrica 
A análise paramétrica facilita no momento das ideias, decisões e melhorias que o seu produto precisa ter para atender e se diferenciar dos produtos existente. É utilizada para comparar os produtos que estão em desenvolvimento com os já existentes ou dos concorrentes. Analisando desde a forma, processos até matéria-prima, reciclagem etc. A análise paramétrica de um produto ou problema abrange os seguintes aspectos:
Quantitativo: devem apresentar indicações quantitativas de como os consumidores preferem o novo produto proposto. A pesquisa quantitativa explora com maior profundidade as principais características das necessidades do consumidor, permitindo realizar a projeção de vendas do produto novo.
Qualitativo: podem se pesquisa exploratória e opinativa para obtenção de opiniões e julgamentos sobre as necessidades do consumidor e como elas são atendidas com os produtos existentes;
Classificação: Os parâmetros de classificação apontam algumas características do produto, dentre outras possíveis. Ex: o cortador de grama é movido a eletricidade ou gasolina? Pode também se relacionar a ausência de algumas características. Ex: o carro tem ar condicionado?
Aplica-se essa análise também ao final do projeto em desenvolvimento de novos produtos , e assim possa resolver alguns pontos onde esse produto ainda esteja falhando para que se torne completamente satisfatório.
https://silviadesign.wordpress.com/2011/08/02/metodologia-de-projetos-desenvolvida-por-baxter-2005/

Outros materiais