Buscar

DIREITO DO TRABALHO I CASO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO DO TRABALHO I - CCJ0024 Título SEMANA 2
Questão discursiva: 
1- Bruna, cozinheira, trabalha pessoalmente em um bar localizado no Posto de combustíveis na cidade de Petrolina, três vezes por semana cozinhando salgados. O dono do Posto de combustíveis pactuou que Bruna receberia o valor de R$ 50,00 (cinquenta) reais por dia de trabalho e que o horário em que ela estaria prestando serviços seria das 8:00h às 12:00h. O tomador de serviços dá as diretrizes do trabalho prestado por Bruna que cumpre as ordens e executa o serviço. Analisando o caso concreto apresentado, responda aos questionamentos abaixo; 
a) Existem entre as partes relação de emprego? Quais os requisitos necessários para a configuração da relação de emprego? Fundamente.
RESPOSTA: Sim, conforme norteia os Art. 2° e 3° da CLT, para gerar a relação de emprega, são necessários alguns requisitos: PESSOALIDADE: Bruna, pessoalmente executa a prestação de serviço. SUBORDINACAO: Bruna era subordinada, ao dono do Posto, ou seja, tinha que obedecer às ordens dele; ONEROSIDADE: Bruna recebia R$ 50,00 por dia de trabalho, não era o valor correto, porque ninguém pode ganhar abaixo do mínimo, salvo algumas exceções, que não é o caso, mas ela tinha um retorno financeiro pelo serviço prestado; NÃO EVENTUALIDADE: A doutrina entende em sua grande maioria, que acima de 2 dias de trabalho, já se configura a não eventualidade, resultando assim na relação de emprego, e Bruna trabalhava 3 dias por semana; ALTERIDADE: No caso, o dono do posto, assume toda responsabilidade pelo serviço prestado por Bruna.
b) Qual o princípio do direito do trabalho estaria presente nesta situação concreta apresentada? 
Principio da Primazia, ou seja, mesmo que Bruna não esteja contratada, devido aos requisitos da relação de emprego, se presume, que existe o contrato de trabalho, diante dos fatos e serviços desempenhados por Bruna.
Questao Objetiva:
1- (CESPE) A relação de trabalho autônomo se diferencia da relação de emprego basicamente pela presença, no tocante à relação de emprego, do requisito da: 
a) prestação de trabalho por pessoa física;
b) prestação de trabalho por pessoa jurídica;
c)autonomia na prestação de serviços; 
d)subordinação na prestação de serviços; (RESPOSTA CORRETA)
e) onerosidade;

Outros materiais