Buscar

Mercado Primário e Secundário

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Mercado primário e secundário
Uma das principais funções do mercado de capitais é possibilitar que as companhias ou outros emissores de veículos mobiliários, com o intuito de viabilizar projetos de investimentos, captem recursos diretamente do público investidor em condições mais vantajosas do que as oferecidas pelo empréstimo e financiamento bancários. Quando as companhias decidem levantar recursos dessa forma, elas realizam uma nova emissão de valores mobiliários no mercado.
Mercado primário é aquele em que os valores de uma nova emissão da companhia, são negociados diretamente entre a companhia e os investidores – subscritos d emissão; e os recursos são destinados para o projeto de investimentos da empresa ou para caixa. Terminologia usada no sistema Financeiro; o mercado primário as empresas ou o governo emite títulos e valores mobiliários para captar novos recursos diretamente de investidores. Nele ocorre a canalização direta dos recursos monetários, disponíveis aos poupadores, para o financiamento das empresas ,por meio da colocação (venda) inicial das ações emitidas. É nesse setor do mercado que as empresas buscam mais efetivamente , os recursos próprios necessários para a consecução de seu crescimento, promovendo a partir do lançamento de ações,a implementação de projetos de investimentos e o consequente incremento da riqueza nacional. 
Mercado secundário cumpre essa função é o local onde os investidores negociam e transferem entre si os valores mobiliários emitidos pelas companhias. Nesse mercado ocorre apenas a transferência de propriedade e de recursos entre investidores . A companhia não tem participação. Portanto , o mercado secundário oferece liquidez aos títulos emitido no mercado primário. 
A Terminologia utilizada no sistema Financeiro o mercado secundário é composto por títulos e valores mobiliários previamente adquiridos no mercado primário, ocorrendo apenas a troca de titularidade , isto é, a compra e venda. Não envolve mais o emissor e nem a entrada de recursos de capital para quem o Emitiu. Seu objetivo é gerar negócios, isto é, dar liquides aos títulos. O mercado secundário, por sua vez é consequência do mercado primário, pois é no secundário que ocorre a renegociação dos títulos emitidos e negociados no mercado primário. 
Para melhor entender o contexto de mercado primário e secundário : um investidor comprou no mercado determinada empresa, como a Petrobras, e após isso achou que seria interessante vender essas ações para ficar com o dinheiro correspondente ao valor delas. Para vender tais ações ele precisa coloca – las novamente no mercado e esse mercado é o secundário, pois o emissor originários não é o secundário, pois o emissor originário não é ele , mas sim a empresa de quem comprou. Assim, quem comprar as ações de investidor , estará comparando de um segundo o que caracteriza a definição do secundário. 
Bibliografia : www.portaldoinvestidor.gov.br
www.portaleducacao.com.br

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais