Buscar

Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A partir da notícia apresentada acima, responda de forma fundamentada o que é o licenciamento ambiental e em que casos ele é necessário, e apresente sua opinião sobre o Projeto de Lei para alterar as regras para o licenciamento.
O Licenciamento Ambiental é uma ferramenta da Política Nacional de Meio Ambiente instituído pela Lei n º 6938, de 31 de agosto de 1981, com o intuito de promover o controle da expansão das empresas que utilizam a recursos ambientais para a reprodução de suas atividades, tais como a construção, instalação, ampliação e funcionamento de tais estabelecimentos, principalmente os considerados efetiva e potencialmente poluidores, bem como os capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental.
O processo de licenciamento ambiental tem como principais normas legais a Lei nº 6938/81; a Resolução CONAMA1 nº 001, de 23 de janeiro de 1986, que estabeleceu diretrizes gerais para elaboração do Estudo de Impacto Ambiental EIA e respectivo Relatório de Impacto Ambiental – RIMA nos processos de licenciamento ambiental; e a Resolução nº 237, de 19 de dezembro de 1997, que estabeleceu procedimentos e critérios, e reafirmou os princípios de descentralização presentes na Política Nacional de Meio Ambiente e na Constituição Federal de 1988.
O licenciamento ambiental deve ser realizado previamente antes da implantação de empreendimentos que tenha potencial ou que sejam efetivamente degradadores, em razão de que na maioria das vezes os impactos ambientais considerados negativos só deverão ser devidamente evitados ou minimizados se as providências saneadoras forem adotadas antes da implantação e da operação do mesmo, porém, aqueles empreendimentos implantados ou em funcionamento, que não possuem licenciamento ambiental, cuja exigência da licença ambiental é posterior à implantação e/ou a operação da atividade, deverão se regularizar mediante o controle e a correção dos danos causados ao ambiente.
Neste caso, para a obtenção da Licença Ambiental, além do atendimento aos padrões estabelecidos, os impactos ambientais negativos decorrentes da implantação do empreendimento devem ser previstos, corrigidos, mitigados e compensados, assim como introduzidas práticas adequadas de gestão na operação, na perspectiva da contribuição específica do empreendimento à qualidade ambiental e à sua sustentabilidade.
Sobre o Projeto de Lei n. 3.729/2004, ele dispõe sobre o licenciamento ambiental e, principalmente, visa regulamentar a exigência constitucional da realização de estudo prévio de impacto ambiental (EIA) para a instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação ao meio ambiente.
O projeto, que já tramita na Câmara há mais de dez anos, poderá permitir com que o licenciamento ambiental, assunto de grande magnitude, seja tratado em nível legal, e não, como acontece hoje, por meio de atos normativos de hierarquia muitíssimo inferior – caso das resoluções.
Caso aprovada, a nova lei poderá trazer inovações que poderão desburocratizar, simplificar e padronizar o licenciamento ambiental nos diversos entes federados, com isso, avançando ainda mais na proteção do meio ambiente.

Outros materiais