Buscar

contabilidade custos gerencial tr

Prévia do material em texto

Os métodos de custeio são ferramentas importantes para a geração de informações relevantes para a tomada de decisões. Este fato evidencia a importância da utilização de métodos de custeio compatíveis com os objetivos e as características das organizações. 
Geralmente o Custo é denominado como a expressão monetária dos recursos utilizados para a produção de certo produto. O sistema de custeio tem como finalidade saber exatamente qual o valor de custo para o produto gerado. Sob diferentes contextos e paradigmas diversos, as empresas se utilizaram ao longo do tempo de procedimentos diferentes para calcular os custos dos seus produtos. Tanto o sistema de custeio por absorção quanto o custeio variável surgiram no século passado e são os mais utilizados nos dias atuais.
O custeio por absorção se resulta na apropriação de todos os custos das funções de fabricação, administração e vendas dos bens de serviços produzidos, sejam eles diretos ou indiretos.Pode-se considerar que o custeio por absorção é o método por de toda fabricação.As vantagens é que o custeio por absorção são aceitos para a preparação e demonstrações contábeis de uso externo e tem soluções de longo prazo.
Custeio Variável é um método de custeio para fins gerenciais, não é admitido seu uso para efeito contábil e fiscal. É utilizado pelas empresas para conhecer a margem de contribuição que cada produto apresenta para cobrir gastos fixos da empresas e gerar lucro.As vantagens são basicamente com relação á produção de informações para a tomada de decisões.Tem com ponto forte a margem de contribuição que é a diferença de preço de venda e o custo do produto.
Na departamentalização, os custos são apurados por departamento e depois alocados/rateados aos produtos.
No custeio ABC, os custos são atribuídos conforme as atividades, da seguinte forma:
1) Custeio direto: Não apresenta grandes diferenças do custeio por absorção. Refere-se aos materiais diretos.
2) Rastreamento, através dos direcionadores de custos.
Esta é a grande diferença. Ao invés de custear o depto, custeamos as atividades, rastreando-as através de diversos departamentos. 
3) Rateio: quando não é possível usar algum dos métodos anteriores.
Custos indiretos: distribuídos entre várias operações de trabalho da empresa – Departamentos, que atuam para produção de produtos/serviço.
Já cada departamento possui seus custos que são distribuídos aos produtos e serviços, conforme passa pelo departamento. Com isso há melhoria os controles internos de custos; Distribuir custos indiretos conforme a complexidade de cada produto/serviço e também apontar distorções ou erros nas realizações de custos indiretos.

Outros materiais

Perguntas Recentes