Buscar

Semana 3 Caso Concreto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Matéria: Ciência Política
Aluno: Vinícius Teixeira Damasceno Rosa
Matrícula: 2017.03.299.33-7
Caso Concreto da Semana 3
a) Para Hobbes, o Estado deveria ser a instituição fundamental para regular as relações humanas, dado o caráter da condição natural dos homens que os impele à busca do atendimento de seus desejos de qualquer maneira, a qualquer preço, de forma violenta, egoísta, isto é, movida por paixões. Em sua obra Leviatã, apontando ser o Estado o resultado do “pacto” feito entre os homens para, simultaneamente, todos abdicarem de sua “liberdade total”, do estado de natureza, consentindo a concentração deste poder nas mãos de um governante soberano.
b) Para o autor a grande força do Estado deve manter a paz, logo, se o Estado não garante a paz, o pacto pode ser rompido, com o surgimento de um novo contrato. 
A incapacidade do soberano de manter a ordem, a segurança e consequentemente, a vida, geraria o direito de cada um (individualmente) utilizar-se de seus meios privados de defesa aos seus direitos naturais, o que transportaria o indivíduo de volta ao seu estado de natureza (fora de qualquer organização política).

Outros materiais

Outros materiais