Buscar

Cadeia de Suprimentos AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO PARA A AV1
CONCEITO E CARACTERÍSTICAS DO GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS (SCM)
Defino a gestão da cadeia de suprimentos (SCM – Supply Chain Management), como a fase que as empresas passaram a tratar a questão logística de forma estratégica. Tornou-se uma oportunidade para diferenciação no mercado, passou a ser vista como uma poderosa arma estratégica na conquista de novos mercados. Há uma quebra de fronteiras, que antes separavam os diversos agentes da cadeia logística, havendo uma interpenetração de operações entre os elementos da cadeia, visando alcançar um objetivo comum que gere benefícios a todos. Outra mudança significativa é a necessidade de coor-denação das atividades ao longo de todos os elos, proporcionando ganhos para a cadeia como um todo.
Uso da postergação (postponement) da conclusão do produto, visando à redução dos prazos e das incertezas ao longo da cadeia de suprimentos.
Preocupação com a satisfação plena do consumidor: as empresas virtuais ou empresas ágeis se localizam junto a grandes aeroportos e atuam de forma ágil, tanto na ponta de marketing como na ponta dos fornecedores. Essa indústria é denominada indústria sem fumaça (smokelessindustry) pois apenas montam os produtos e os envia rapidamente ao comprador.
Preocupação dos impactos logísticos no meio ambiente: 
- Logística Verde: um processo que visa dar a destinação correta a resíduos de bens de consumo. Se preocupa com os impactos ambientais das atividades sobre o entorno da empresa, tanto das pessoas quanto do ambiente em que está inserida. 
 - Logística Reversa: trata do processo de recuperação de materiais (alumínio, papel, plástico) através da
 Reciclagem.
Uso, em larga escala, da tecnologia da informação com o objetivo de melhorar o nível de serviço e ao mesmo tempo reduzir custos. 
Uso crescente de compras eletrônicas para diminuir estoques. 
Abertura das fronteiras organizacionais: terceirização; formação de parcerias entre fornecedores e clientes possibilitando acesso mútuo às informações operacionais e estratégicas. 
Desenvolvimento contínuo da cadeia de suprimentos. 
Aplicação de esforços de forma sistemática e continuada, visando agregar o máximo valor para o consumidor final e eliminar os desperdícios, reduzindo custos e aumentando a eficiência.

Outros materiais