Buscar

AV BIOQUIMICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201709143679)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Nas recentes expedições espaciais que chegaram ao solo de Marte, e através dos sinais fornecidos por diferentes sondas e formas de análise, vem sendo investigada a possibilidade da existência de água naquele planeta. A motivação principal dessas investigações, que ocupam frequentemente o noticiário sobre Marte, deve-se ao fato de que a presença de água indicaria, naquele planeta,
		
	 
	à viabilidade, em futuro próximo, do estabelecimento de colônias humanas em Marte.
	 
	à possibilidade de existir ou ter existido alguma forma de vida semelhante à da Terra.
	
	à existência de ventos, com possibilidade de erosão e formação de canais.
	
	à existência de um solo rico em nutrientes e com potencial para a agricultura.
	
	à possibilidade de extração de água visando ao seu aproveitamento futuro na Terra.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708991029)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As proteínas são os nutrientes responsáveis pela formação de unhas, coagulação, cabelos, ossos, reposição de células mortas e o desenvolvimento corporal como um todo. A quantidade diária recomendada de proteína em adultos é aproximadamente 40 a 60 g. Quando consumidas em excesso as proteínas são transformadas em gordura. Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/48768/nutricao-x-alimentacao-conceituando-proteinas-carboidratos-e-vitaminas##ixzz3Vrlw2Jf7 Sobre proteínas podemos afirmar que:
		
	
	A estrutura primária é estabilizada pelas pontes de hidrogênio.
	
	A estrutura terciária é estabilizada apenas por pontes de hidrogênio
	 
	A estrutura terciária é o dobramento final da estrutura proteica.
	
	A estrutura quaternária é estabilizada pelas pontes de hidrogênio, pontes dissulfeto, interações iônicas e interações hidrofóbicas
	
	A estrutura secundária é estabilizada pelas pontes de sulfeto
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708935317)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação a estrutura das proteínas, assinale a ÚNICA alternativa que apresenta corretamente os dados sobre suas possíveis conformações. Considere que as informações abaixo correspondem respectivamente as estruturas primária, secundária, terciária e quaternária, as quais estão separadas por meio de barras (/).
		
	 
	Sequência linear de aminoácidos conforme disposição dos nucleotídeos/Pode ser mantida apenas por ponte dissulfeto/Somente nessa conformação é que pode sofrer processo de desnaturação/Agrupamento de duas ou mais moléculas proteicas ( )
	 
	Sequência linear de aminoácidos conforme disposição dos nucleotídeos/Pode ser mantida por ligações do tipo ponte dissulfeto/Importante para a definição da sua função/Agrupamento de duas ou mais moléculas proteicas ( )
	
	Sequência linear de aminoácidos conforme disposição dos ácidos graxos/Pode ser mantida por ligações fosfodiéster/Somente nessa conformação é que pode sofrer processo de desnaturação/Agrupamento de duas ou mais moléculas proteicas ( )
	
	Sequência linear de nucleotídeos conforme disposição dos aminoácidos/Pode ser mantidas por ligações do tipo van der Walls/Única organização que pode ser definida como enzima/Agrupamento de duas ou mais moléculas proteicas ( )
	
	Sequência linear de aminoácidos conforme disposição dos nucleotídeos/Pode ser mantidas exclusivamente por ligações de hidrogênio/ Importante para a definição da sua função/Agrupamento de duas ou mais moléculas proteicas ( )
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201709117028)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(PUC - PR-2007) Analise as afirmações abaixo, relativas ao processo do metabolismo energético: I. Fermentação, respiração aeróbica e respiração anaeróbica são processos de degradação das moléculas orgânicas em compostos mais simples, liberando energia. II. Todos os processos de obtenção de energia ocorrem na presença do oxigênio. III. A energia liberada nos processos do metabolismo energético é armazenada nas moléculas de ATP. IV. No processo de fermentação, não existe uma cadeia de aceptores de hidrogênio que está presente na respiração aeróbica e anaeróbica. V. Na respiração aeróbica, o último aceptor de hidrogênio é o oxigênio, enquanto ma respiração anaeróbica é outra substância inorgânica. VI. Na fermentação, a energia liberada nas reações de degradação é armazenada em 38 ATPs, enquanto na respiração aeróbica e anaeróbica é armazenada em 2 ATPs.
		
	
	I , IV , V , VI
	 
	I , III , V , VI
	
	I , II , IV , V
	
	I , II , III, IV
	 
	I , III , IV , V
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201709096215)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Após constatação de uma gastrite, a paciente C. M. C. foi aconselhada por profissionais de saúde a reduzir a ingestão de alimentos como carnes vermelhas, ovos e frutas cítricas. E que sua salada fosse consumida in natura, ou seja sem adição de molhos e vinagre. A partir dessas informações e com base na aula sobre pH, assinale a ÚNICA alternativa que explica corretamente o porquê a paciente supracitada deve evitar o consumo de alimentos e aditivos citados no enunciado da questão.
		
	
	Tais alimentos ou aditivos apresentam pH básico e, seu consumo aumentaria o pH estomacal favorecendo a produção exagerada do suco gástrico o que, portanto, contribui para desenvolvimento da gastrite ( ).
	
	Tais alimentos ou aditivos apresentam pH neutro e, seu consumo desestabilizaria o pH estomacal favorecendo a produção exagerada do suco gástrico o que, portanto, contribui para desenvolvimento da gastrite ( ).
	 
	Tais alimentos ou aditivos apresentam pH ácido e, seu consumo reduziria o pH estomacal favorecendo a produção exagerada do suco gástrico o que, portanto, contribui para desenvolvimento da gastrite ( ).
	
	Tais alimentos ou aditivos apresentam pH básico e, seu consumo reduziria o pH estomacal favorecendo a produção exagerada do suco gástrico o que, portanto, contribui para desenvolvimento da gastrite ( ).
	 
	Tais alimentos ou aditivos apresentam pH ácido e, seu consumo aumentaria o pH estomacal favorecendo a produção exagerada do suco gástrico o que, portanto, contribui para desenvolvimento da gastrite ( ).
		
	 1a Questão (Ref.: 201708580854)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A enzima conversora de angiotensina (ECA) converte a angiotensina 1 em angiotensina 2, potente vasoconstrictor e estimulador de retenção hídrica. O medicamento captopril inibe competitivamente enzimas ECA. Assim, o efeito do captopril é:
		
	
	o aumento da pressão arterial.
	
	a diminuição do LDL.
	
	o aumento da atividade da ECA.
	
	o aumento do LDL.
	 
	a diminuição da pressão arterial.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708350989)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Enzimas com capacidade de catalisar a mesma reação enzimática, porém em órgãos diferentes, apresentando estruturas com pequenas diferenças, com kM diferentes e com afinidade diferente pelo substrato, são chamadas de:
		
	
	Co-enzimas.
	
	Apoenzimas.
	
	Enzimas alostéricas.
	
	Holoenzimas.
	 
	Isoenzimas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708351438)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para inibir a ação de uma enzima, pode-se fornecer à célula uma substância que ocupe o sítio ativo dessa enzima. Para isso, essa substância deve:
		
	 
	Ter a mesma estrutura espacial do substrato da enzima.
	
	Possuir pH ácido
	
	Recobrir toda molécula da enzima.
	
	Estar na mesma concentração da enzima.
	
	Promover a desnaturação dessa enzima.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708351824)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na inibição enzimática na qual o inibidor é análogo ao substrato, inibindo a enzima por ligação e bloqueio do sítio ativo (ou catalítico), na qual se consegue atingir a mesma velocidade máxima da reação quando se adiciona uma alta concentração do substrato, é a inibiçãodo tipo:
		
	 
	competitiva.
	
	catalítica.
	
	não competitiva.
	
	mista.
	
	incompetitiva.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708378164)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Zuleide, 70 anos, fez uma cirurgia para a retirada da vesícula biliar. Preocupada com sua saúde, deseja saber qual o dano que isso acarretará para seu metabolismo. Das alternativas abaixo, qual a que deverá esclarecer as dúvidas desta paciente?
		
	
	Os sais biliares produzidos pelo fígado e armazenados na vesícula biliar não têm função na digestão das gorduras, portanto ela poderá se alimentar de gorduras.
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	Os sais biliares produzidos pelo tecido adiposo e armazenados no pâncreas têm função de fazer toda a digestão das gorduras através da formação de micelas, portanto ela não poderá mais se alimentar de gorduras.
	 
	Os sais biliares produzidos pelo fígado e armazenados na vesícula biliar têm função de auxiliar a digestão das gorduras através da formação de micelas, portanto o seu metabolismo dos lipídeos deverá ficar mais dificultado.
	
	Os sais biliares produzidos pelo fígado e armazenados na vesícula biliar têm função de fazer toda a digestão das gorduras através da formação de micelas, portanto ela não poderá mais se alimentar de gorduras.

Outros materiais