Buscar

Caso Clínico

Prévia do material em texto

Caso Clínico - Diabetes
Maria de Lourdes é jovem senhora, negra, de 49 anos, que procurou atendimento ambulatorial no Hospital Universitário. No acolhimento multiprofissional a paciente queixa-se de fadiga crescente, que ela atribui ao excesso de peso. Na história médica pregressa refere diagnóstico de síndrome do ovário policístico (SOP), durante uma avaliação recente para amenorréia (há 2 meses), Hipertensão arterial (há 4 anos) e "colesterol alto" (sic). Sua última consulta com clínico geral foi a mais de 2 anos (ocasião segundo a qual o médico detectou "problemas com o colesterol"). Há relatos de diabetes e hipertensão na família, sua irmão mais nova apresenta SOP e Hipertensão.
A paciente está casada há 23 anos e tem dois filhos. Trabalha nas tarefas de casa. Não faz uso de álcool nem é fumante. Não pratica exercícios físicos regulares e admite que tem seguido algumas "dietas da moda" para tentar perder peso, porém com pouco sucesso. Ela relata que adere bem ao uso de medicamentos.
Medicamentos em uso: noretindrona+etinilestradiol (ciclovulon), conforme recomendação da ginecologista, e hidroclorotiazida, comprimidos de 50 mg (1-0-0).
Na revisão de sistemas relata cansaço freqüente, polidipsia ocasional, polifagia, fraqueza elightheadedness ao levantar-se. Nega visão turva, dor no peito, dispnéia, taquicardia, tontura, formigamento ou dormência nas extremidades, a paciente não relata cãibras nas pernas, edema periférico, alterações nos movimentos do intestino, sensação de inchaço ou dor no abdomem, náuseas ou vômitos, incontinência urinária, ou presença de lesões de pele.
Sinais Vitais e medidas antropométricas: Pressão arterial: 152/88 mmHg (sentado), 130/70 (em pé); pulso: 82; freqüência respiratória: 18; Temperatura: 37,2 °C; Peso: 95,5 kg; altura: 1, 68m.
Valores de Laboratório: Na: 141 mEq/L; Ca: 9.9 mg/dL; K: 4.0 mEq/L; Fosfato: 3.2 mg/dL; Cl: 96 mEq/L; AST: 21 IU/L; ALT: 15 IU/L; BUN: 16 mg/dL; Fosfatase alcalina: 45 IU/L; CO2: 22 mEq/L; Creatinina sérica: 1.2 mg/dL; Bilirrubina Total: 0.9 mg/dL; Glicemia casual: 280 mg/dL; Colesterol Total: 260 mg/dL
Questões:
1. Quais os problemas da paciente?
Fadiga, excesso de peso, síndrome do ovário policístico (SOP), Hipertensão arterial (há 4 anos) e "colesterol alto", não pratica exercícios físicos.
2. Quais informações adicionais são imprescindíveis avaliar a paciente e iniciar um plano de cuidado?
Relatos de diabetes na família, ver se é o caso dela ou se essa taxa alta de glicose no sangue esta relacionada ao medicamento (hidroclorotiazida) que pode fazer a paciente ter hiperglicemia, glicosúria, fraqueza, podendo estre ultimo ser um também agravante na fadiga relatada por ela fazer e novos exames de colesterol para ver a gravidade do caso. 
3. Baseado nas informações disponíveis neste caso, quais as necessidades da paciente?
Quanto ao uso do noretindrona+etinilestradiol (ciclovulon), é comum o aumento ou redução do peso, por isso deve-se ter um acompanhamento de uma nutricionista e um profissonal de educação físicas para auxiliarem na redução do peso da paciente, reeducar a alimentação, e praticando exercícios em casa se possível, dependendo do caso, fazendo com que ela possa diminuir o peso de forma saudável, pois com a diminuição do peso isso iria ajudar a controlar a hipertensão, já na hipertensão é necessário um monitoramento de uma a duas semanas da hipertensão para ver se o medicamento esta surtindo efeito desejado, e verificar se ela tem realmente diabetes para informar a nutricionista e se for o caso alterar o medicamento.

Outros materiais