Buscar

SANEAMENTO AMBIENTAL AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	
	  SANEAMENTO AMBIENTAL
	
	Simulado: CCE0648_SM_201307109829 V.1 
	 VOLTAR
	Aluno(a): ILMA RIBEIRO DE ALMEIDA BARROS
	Matrícula: 201307109829
	Desempenho: 4,0 de 8,0
	Data: 22/04/2014 11:39:47 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201307191906)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Das alternativas abaixo, apenas uma é Falsa, na conformidade com o texto: Na prática, costumam se formar grandes quantidades de algas que podem chegar a esgotar o oxigênio dissolvido, razão pela qual morram, e ao entrarem em decomposição, alterem o equilíbrio do meio aquático provocando o desaparecimento das superiores formas de vida. As descargas de nutrientes podem ser provocadas pelos seguintes vetores.
		
	
	- lançamentos de efluentes residuários em zonas agrícolas, podendo eles conterem elevadas concentrações de nitratos e de amônia;
	
	- escoamentos superficiais de águas pluviais urbanas;
	
	- lixiviados de resíduos acumulados.
	
	- lixiviados de esterco ou chorumes em zonas de exploração agropecuária;
	 
	- lançamentos de águas residuárias somente industriais;
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307192643)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto: Quanto ao Lençol Freático ou Superficial, seu aproveitamento é feito normalmente nos fundos de vale ou nas proximidades. Esse aproveitamento pode ser feito na horizontal, através de um sistema de drenos coletores ou na vertical mediante perfuração de poços rasos. Normalmente fornecem pouca vazão. As obras de captação podem ser:
		
	
	Poços rasos: Normalmente, a água do poço é bombeada até o ponto de reservação, para se proceder ao seu tratamento (se necessário) e posterior distribuição.
	 
	Poços rasos: Com relação à profundidade recomenda-se que os mesmos não ultrapassem 300 m, sendo comuns profundidades em torno de 70 m, dependendo da formação geológica da camada aqüífera e da posição do lençol.
	
	Sistema de drenos coletores: Compostos por tubos perfurados interligados, reunindo a água coletada em um só ponto. Os drenos são envolvidos externamente, com camadas de areia e pedra britada ou pedregulho, a fim de evitar a colmatação dos furos e a queda do rendimento do sistema coletor;
	
	Sistema de drenos coletores: Os drenos são envolvidos externamente, com camadas de areia e pedra britada ou pedregulho, a fim de evitar a colmatação dos furos e a queda do rendimento do sistema coletor;
	 
	Poços rasos: Poço perfurado na vertical, com diâmetro mínimo de diâmetro 1m, podendo atingir diâmetros maiores em função da capacidade de fornecimento de água do aqüífero do processo de abertura e construção.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307192503)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os riscos para a saúde relacionados com a água podem ser distribuídos em duas categorias: Riscos relacionados com a ingestão de água contaminada por agentes biológicos e Riscos derivados de poluentes químicos e radioativos, geralmente efluentes de esgotos industriais, ou causados por acidentes ambientais. Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto:
		
	 
	Os riscos podem estar relacionados ao contato direto, ou por meio de insetos vetores que necessitam da água em seu ciclo biológico.
	 
	Os riscos podem estar relacionados com a ingestão de água contaminada por agentes químicos (bactérias, vírus, e parasitos)
	
	Os sistemas de abastecimento de água é uma solução coletiva para o abstecimento de água de uma comunidade. Representa um conjunto de obras, equipamentos e serviços destinados ao abastecimento de água potável de uma comunidade para fins de consumo doméstico, industrial, de serviços públicos, etc.
	
	Os riscos podem ser derivados de poluentes químicos e radioativos, geralmente efluentes de esgotos industriais, ou causados por acidentes ambientais.
	
	Os riscos podem estar relacionados com a ingestão de água contaminada por agentes biológicos (bactérias, vírus, e parasitos)
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307192877)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto: A cloração é comumente realizada utilizando-se cloro gasoso ou liquido ou produtos específicos que contenham cloro. Quanto aos componentes básicos de um Sistema de Cloração temos:
		
	 
	Área de armazenamento do produto em poços artezianos;
	 
	Equipamento de evaporação quando se tem retirada de cloro líquido de cilindro ou de carretas;
	
	Injetor e água para obtenção da solução de cloro;
	
	Dispositivos de entrada e de controle da quantidade de cloro desejada;
	
	Equipamento de dosagem de cloro gasoso;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307192576)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto: Para o aproveitamento da água subterrânea, é importante o estudo prospectivo de avaliação das reservas existentes. Os tipos de captação são:
		
	
	Lençol Profundo ou Artesiano.
	 
	Profundezas dos rios.
	
	Lençol Freático.
	
	Fontes ou de água (água aflorante).
	
	Lençol Superficial
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307192514)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto: O sistema de abastecimento de água é composto por várias unidades desde a captação até a chegada ao usuário. A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, e seus Aspectos Sociais e sanitários, possuem como objetivos:
		
	
	Aumento da esperança de vida da população;
	
	Diminuição da mortalidade em geral;
	 
	Melhoria de saúde e das condições de vida de uma comunidade;
	 
	A desobrigação de hábitos de higiene.
	
	Diminuição de doenças relacionadas com a água;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307191826)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	PERMEABILIDADE: É a característica de um meio poroso permitir um líquido fluir entre suas partículas com maior ou menor velocidade. Assinale a alternativa Verdadeira quanto ao entendimento desta definição:
		
	
	A condutividade hidráulica deve ser estudada simultaneamente em todas as camadas, mas uma primeira aproximação que pode ser sugerida é de 10 cm/s
	
	As normas para implantação de aterros de RSU exigem sua deposição em uma única camada, sistema de controle e coleta de chorume in situ.
	
	A compactação e as características do lixo são importantes, independentemente da idade.
	
	Independe do tempo necessário para que um líquido percorra os vazios de uma massa de solo, ou de resíduos.
	 
	As características hidráulicas do lixo são importantes, por causa da migração incontrolada do chorume e do problema de estabilidade, pois a tensão efetiva que comanda a resistência depende da pressão neutra, que depende das tensões provocadas pela percolação de líquidos dentro do meio poroso, correspondente à massa de lixo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307192875)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Desinfecção: É o processo em que se usa um agente químico ou não químico, na qual se tem por objetivo a eliminação de microorganismos patogênicos presentes na água, incluindo bactérias, protozoários e vírus, além de algas (Di Bernardo e Dantas, 2005; Libânio, 2005). Quanto as características dos Agentes Desinfetantes, das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto:
		
	
	Devem produzir residuais persistentes na água, assegurando desse modo a qualidade da mesma contra eventuais contaminações nas diferentes partes do sistema.
	 
	Devem ter sua concentração na água determinada de forma lenta, mesmo que através de métodos complicados;
	
	Não deve ser tóxico ao ser humano e animais domésticos e, nas dosagens usuais, não devem causar cheiro egosto nas águas;
	
	Devem ser disponíveis a custos razoáveis e oferecer condições seguras de transporte, armazenamento, manuseio e aplicação na água;
	
	Devem destruir, em tempo razoável, os microorganismos patogênicos em quantidade em que se apresentam e nas condições das águas;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307191904)
	
	O enriquecimento do meio hídrico receptor, causado pelo lançamento de águas residuárias com materiais orgânicos, engloba, normalmente, o correspondente suprimento de nutrientes, principalmente compostos de fósforo e de nitrogênio, causadores do fenômeno conhecido como eutrofização (ou eutroficação). Descreva o processo de eutrofização.
		
	
Sua Resposta: processo de degradação de matérias organicos
	
Compare com a sua resposta: É definido como aquele processo em que "um aumento no suprimento de nutrientes traz consigo o aumento na atividade fitoplanctônica e microbiana, o que em determinadas situações pode levar a um processo de transformação e de alteração da estrutura e da dinâmica do sistema".
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307191900)
	
	Os fatores que intervêm no balanço do oxigênio em um leito d'água podem ser agrupados como positivos (se incorporarem oxigênio) ou negativos (se o consumirem). Com relação às águas residuárias, como é realizada a medida da matéria orgânica?
		
	
Sua Resposta: + ou -
	
Compare com a sua resposta: Com relação às águas residuárias, a concentração de matéria orgânica em uma amostra é medida, antes e depois da digestão bacteriana, num intervalo de tempo padrão (normalmente 5 dias).
	
	 VOLTAR          
	
	Período de não visualização da prova: desde até .
Parte inferior do formulário

Outros materiais