Buscar

Prova I Sistemas Produtivos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1
V ou F, justificar quando F
(F) A transferência de atividades do setup interno para o setup externo também implica na redução de custo dessas atividades. Essa transferência implicará redução do tempo da máquina parada, e não custo. O custo dessa atividade até aumentará, porque a máquina irá trabalhar por mais tempo, em contrapartida a produção irá aumentar.
(F) Os sistemas puxados dispensam o uso de técnicas de previsão de demanda (técnicas que permitem estimar quanto e quais produtos serão vendidos no futuro). Mesmo o sistema sendo puxado, é necessário que haja uma previsão de demanda, para que se tenha controle do quanto produzir. 
(V) Os poka-yokes que adotam o método de controle são mais eficazes que os poka-yokes que adotam o método da advertência.
(F) O uso de poka-yokes tem mais efeito quando associado à inspeção informativa. Tem mais efeito associado à inspeção na fonte.
(F) A intercambialidade de peças e a intensa integração horizontal são características do sistema Fordista. A integração característica do sistema Fordista é a integração vertical, e não a horizontal.
(F) O termo produção enxuta foi cunhado na década de 40, logo após a segunda guerra mundial, por pesquisadores japoneses interessados em divulgar as práticas da Toyota no Ocidente. É um termo que foi cunhado na década de 80 por pesquisadores da MIT.
(V) O número de cartões Kanban reflete o grau de confiabilidade do sistema produtivo.
(F) A divisão qualitativa do trabalho necessariamente leva o melhor desempenho do sistema de manufatura, quando comparada a uma situação sem divisão do trabalho. O erro dessa frase se encontra na palavra necessariamente. 
(F) No sistema de produção enxuta, máquinas paradas é sempre sinal de ineficiência. No sistema lean, o verdadeiro sinal de ineficiência são operários parados.
(F) Dois requisitos básicos para a produção em pequenos lotes são a existência de layouts funcionais (por processo) e baixos tempos de setup. Dois requisitos básicos são layouts celulares ou linha e baixos setups.
(V) Inspeções de qualidade baseadas em amostragens são normalmente necessárias em sistemas de produção enxuta, mesmo com o uso de poka-yokes.
(F) É inviável usar sistemas puxados para produtos feitos sobe encomenda (personalizados) para cada cliente. É viável, porém a informação tem que chegar ao início da linha. 
Questão 2:
Para os dispositivos à prova de erros apresentados na figura 1 e 2, classifique o tipo de inspeção realizada e a função de regulagem do poka-yoke (controle ou advertência), bem como justifique as classificações adotadas.
Figura 1: Inspeção na fonte e função de regulagem de controle
Figura 2: Inspeção sucessiva e função de regulagem por advertência
Questão 3: TRF
Um princípio básico da TRF é a separação do setup interno do setup externo. Explique o conceito de cada um desses tipos de setup, dando exemplo de uma atividade de cada tipo. Setup externo são as operações que podem ser feitas antes da máquina parar, a fim de preparar o processo da próxima peça. Setup interno são operações executadas enquanto a máquina está parada. Setup interno: troca de matrizes. Setup externo: buscar o contenedor. 
Cite duas medidas que podem ser adotadas para eliminar completamente o setup. Uma possível medida seria usar componentes idênticos em vários produtos, também, formar famílias de produtos para alocar células específicas. Outro exemplo é o sistema de múltiplas peças. (ex: porta direita e esquerda)
Questão 4
Uma célula de fabricação usa o sistema puxado para fornecer peças para uma linha de montagem. Essa linha de montagem demanda 2500 peças por dia da célula. Os contenedores de peças tipicamente esperam 0,4 dia na célula de fabricação (tempo decorrido desde a colocação de um cartão de retirada no painel porta kanban da linha de montagem até o uso desse cartão para retirar um contenedor do supermercado de produtos acabados da célula de fabricação). Cada contenedor possui 35 peças e o tempo de processamento dessa quantidade de peças é 0,9 dia. Os tempos de setup e transporte são desprezíveis. A empresa estabelece um coeficiente de segurança de 15% para dar conta de situações inesperadas. Responder:
Qual deveria ser o número total de contenedores nesse sistema? Para cada Kanban é necessário um contenedor, logo:
N= 2500/35*0,4*1,15 + 2500/35*0,9*1,15 = 106,7 =107 kanbans = 107 contenedores. 
Qual a quantidade máxima de estoque permitido, em número de peças, para a peça em questão? 
O número máximo de estoque é o número de contenedores vezes o tamanho do lote. Ou seja, 35*107=3745 peças.
Usa a fórmula dada, resp.: 107 contenedores e 3745 de estoque máximo
Questão 5
Considerando os sistemas puxados e seus três tipos principais (reposição, seqüenciada e mista), responder: 
Qual a diferença entre estoques do tipo supermercado e estoques do tipo FIFO? Estoques do tipo supermercado são estoques maiores e embora organizados não estão em sequência de produção. Já os estoques do tipo FIFO, são estoques sequenciais, ou seja, seguem uma ordem de “first in – first out”, e são menores.
Cite duas características associadas à puxada de reposição e duas características associadas à puxada seqüenciada. A puxada de reposição possui estoques do tipo mercado, lead time de atendimento baixo, programação da produção enviada ao último processo de manufatura, etc.. A puxada sequenciada apresenta estoques do tipo FIFO, entregas em ordem do pedido, programação enviada ao primeiro nível de manufatura, etc.. 
Cite dois pontos em comum entre todos os tipos de sistemas puxados. Nos sistemas puxados, o material é retirado conforme a necessidade, a produção é em função de um sinal que reflete o status da linha. A linha de montagem sabe quantas peças é necessário produzir e quando deve buscar mais peças, na quantidade e qualidade já sabida. 
Explique porque reduzir a variabilidade dos processos (reduzir defeitos, melhorar confiabilidade das máquinas, padronizar métodos de execução, etc) é um pré-requisito para implantar sistemas puxados. Um processo com alto nível de variabilidade implica em altos estoques por questões de segurança, o que é totalmente oposto a ideia do sistema puxado, o qual busca estoques menores. 
Questão 6
Explique quatro fatores do contexto social, geográfico, econômico e cultural japonês que tiveram impacto nas características do Sistema Toyota de Produção (STP). Estabeleça ligações claras entre cada fator do contexto e cada característica do STP.
Contexto Característica STP
2ª Guerra Combate a perdas
Disciplina Padronização
Poucos recursos Combate a perdas
Pouco espaço Pouco estoque
Proximidade geográfica Entregas freqüente em pequenos lotes
Espírito Coletivo Trabalho em equipe
Mercado com demanda variada Flexibilidade

Outros materiais